
Durante o primeiro mês de 2009, as marcas próprias, que totalizaram 16% dos lançamentos no consolidado de 2008, tiveram um aumento de 21% nos lançamentos, o que pode refletir ajustes feitos nos hábitos dos consumidores em função das restrições impostas pela crise econômica atual.
De acordo com a pesquisa, o total de lançamentos mundiais em 2008, que havia ultrapassado a casa dos 20 mil produtos por mês, no primeiro semestre, recuou para pouco mais de 19 mil, no último trimestre do ano. Apesar da queda, para o coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Fábio Mestriner, o número continua sendo expressivo e indica a forte dinâmica do setor, pois novas embalagens revigoram marcas, produtos e vendas.
Dentre as categorias com mais lançamentos no ano passado, destacam-se os produtos de cosmética e cuidados pessoais.
Em relação à participação das marcas próprias, o estudo revela que cada vez mais os supermercados e as redes de auto-serviço oferecem aos consumidores produtos com suas marcas. Os países com índices mais altos de participação deste tipo de produto são: Reino Unido, Suíça, Alemanha e Holanda.
Em relação aos tipos de embalagens mais lançadas, as flexíveis alcançaram os frascos e garrafas. Quanto ao material, os plásticos ganham destaque e participação relevante. Um exemplo é o crescimento do uso das garrafas PET para refrigerantes. Outros materiais que aparecem na pesquisa como os mais adotados são resinas, como o polietileno e o polipropileno, e também o alumínio, os filmes metalizados e multi-laminados.
O levantamento também revela que nos últimos cinco anos os tamanhos das embalagens mais lançadas diminuíram pela metade. Hoje elas estão menores, com 100 gramas e 200ml, e adaptadas para atender a vida moderna. Segundo Mestriner, elas estão cada vez mais voltadas às características de consumo. Levam em conta praticidade e conveniência, evitando assim, desperdícios e a necessidade de estocar o produto depois de aberto.
[empresas.globo.com]
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