Desafios

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quando vale a pena montar uma loja ao lado do concorrente?

Para atrair mais consumidores, às vezes é vantajoso estar em um bairro ou rua temática. Mas só quem oferece um diferencial consegue se destacar.

Implantar um negócio próximo do concorrente traz vantagens quando o público já possui o hábito de ir a uma determinada rua ou bairro para fazer a chamada compra comparada. São Paulo está cheia de exemplos assim: a capital paulista tem cerca de 50 polos especializados em diferentes artigos, como eletroeletrônicos, tecidos, móveis e lustres. De acordo com Tadeu Masano, professor de marketing da Fundação Getulio Vargas e presidente da consultoria Geografia de Mercado, os núcleos exercem uma influência maior sobre o consumidor do que uma loja isolada poderia ter. “Nesses casos, é muito melhor estar perto do concorrente do que em um canto da cidade, onde as pessoas não têm o costume de ir para procurar aquele tipo de produto”, afirma. Segundo ele, a região da 25 de Março, em São Paulo — um dos casos mais emblemáticos de centro comercial — é até hoje o maior vendedor de tecidos da América Latina.

Mas antes de se instalar em uma área repleta de negócios do mesmo ramo, é preciso observar se ainda há demanda não atendida. Caso contrário, a concorrência já bem estabelecida pode sufocar empreendimentos que surjam ao redor. Durante o planejamento, deve-se ter em mente também que algum tipo de diferenciação é ideal para atrair a clientela. “À primeira vista, as lojas nesses locais parecem vender as mesmas coisas. Mas elas não são exatamente iguais. São variáveis sobre um mesmo tema”, diz Masano. Segundo Claudia Bittencourt, da consultoria especializada em franquias, redes e centrais de negócios Grupo Bittencourt, quem se localiza ao lado do concorrente deve oferecer ao consumidor variedade — além de permitir que ele avalie qualidade e preços. Ou seja, a união de vários concorrentes em um mesmo local pode ser comparada a uma orquestra: a soma de instrumentos distintos, mas em harmonia, faz a música.

[Adriana Carvalho e Fernanda Tambelini - revistapegn.globo.com]

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