sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ranking de marcas mais valiosas do mundo atesta diversificação da presença brasileira.

A consultoria Brand Finance atestou o salto das empresas brasileiras no levantamento das marcas mais valiosas do mundo, divulgado nesta quinta-feira, com destaque para o bom desempenho dos bancos. O setor, contudo, não foi o único a se sobressair na nova versão da pesquisa.

Gerdau e Vale, por exemplo, que não foram citadas em 2009, apareceram no levantamento deste ano. Com isso, tornaram mais diversificada a presença brasileira na pesquisa, que no ano passado limitou-se aos setores bancário, petrolífero e de telefonia.
A marca Gerdau foi avaliada em pouco menos de US$ 2,2 bilhões, o que a colocou na posição de número 437 do ranking mundial. Avaliada em US$ 1,9 bilhão, a marca Vale ficou em 487º lugar no levantamento.
A empresa de telefonia Oi saltou da posição de número 432 para a de 195 entre um ano e outro ao ter a marca avaliada em US$ 4,3 bilhões, quase o triplo do valor de 2009, que foi de US$ 1,5 bilhão. Foi o maior salto no ranking entre todas as empresas do mundo que figuraram nos levantamentos de 2009 e 2010.
O feito da Oi exclui as empresas não listadas entre as 500 maiores em 2009 – caso, por exemplo, da japonesa Mitsubishi, que não foi citada no ano passado e em 2010 ficou na 25ª colocação, com valor de US$ 17,8 bilhões. A Oi é controladora do iG.

As marcas brasileiras mais valiosas
1. Bradesco - US$ 13,3 bi
2. Banco do Brasil - US$ 6,7 bi
3. Petrobras - US$ 5,6 bi
4. Oi - US$ 4,3 bi
5. Vivo - US$ 2,2 bi

As marcas mais valiosas do mundo
1. Wal Mart - US$ 41,4 bi
2. Google - US$ 36,2 bi
3. Coca-Cola - US$ 34,8 bi
4. IBM - US$ 33,7 bi
5. Microsoft - US$ 33,6 bi


[Investmax.com]

Nenhum comentário: