Desafios

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Unir-se a outra empresa pode dar certo.

Recentemente, o Cine Belas Artes, na Rua da Consolação, em São Paulo, perdeu o patrocínio do banco HSBC e por conta disso corre o risco de fechar. Com uma programação que inclui filmes produzidos fora do grande eixo comercial, o lugar é badalado e querido entre aqueles que gostam de um cinema mais alternativo. Mesmo com um público fiel, o proprietário não consegue arcar com todas as despesas dependo exclusivamente da bilheteria.
Vendo a situação, um grupo de 15 restaurantes paulistanos se uniu e organizou uma campanha para ajudar o Belas Artes até que outro patrocinador de peso apareça. Funciona assim: o cliente que aceitar pagar R$ 5 reais a mais na conta do almoço ou jantar, ganha um vale ingresso que, carimbado após o fim da sessão de cinema, vale uma sobremesa em uma próxima refeição no mesmo restaurante. O dinheiro arrecado vai todo para o Belas Artes.
Me parece uma boa ideia essa estratégia de integrar diferentes tipos de negócios, uma espécie de “compre alguma coisa nessa loja e ganhe desconto em outra”. Isso prova que mesmo empresas fora do mundo virtual, mais especificamente aquelas inseridas em sites de compras coletivas, podem tirar proveito da união de suas marcas. Se no on-line a ideia do colaborativo já está muito presente e difundida, até pelas características do meio, mais ações semelhantes à campanha dos restaurantes podem trazer esse tipo de negociação para o mundo real.
[Heloisa Camargo - Plublicado originalmente em papodeempreendedor.com]

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