Desafios

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tendências de marketing para 2011.

A perspectiva é que o Marketing Digital ganhe importância não só numa perspectiva de comunicação, mas também de estratégia e gestão empresarial. Em 2010, muitas empresas foram "investindo" nas redes sociais, em sites, em vídeos virais, em publicidade online, mas sem grande preocupação.
Integração de estratégias de Marketing Digital nas empresas
A perspectiva é que o Marketing Digital ganhe importância não só numa perspectiva de comunicação, mas também de estratégia e gestão empresarial. Em 2010, muitas empresas foram "investindo" nas redes sociais, em sites, em vídeos virais, em publicidade online, mas sem grande preocupação. Em 2011 é expectável que as empresas procurem diferenciar-se no ambiente WEB de diversas maneiras.
Os consumidores vão ser ainda mais exigentes e ativos nas marcas
Não só na Internet, mas também no mundo "offline". O consumidor será cada vez mais exigente e mais informado em seus direitos. As empresas vão ter que se adaptar a esta realidade, criando cenários para aplicar planos de contingência. A voz dos consumidores é espalhada por todo o lado, por isso, cabe aos profissionais de Marketing ter capacidade para detectarem necessidades e desejos do consumidor. E todos os setores da empresa deverão estar familiarizados com estratégias, ações e técnicas de marketing e comunicação.
Interação e relacionamento
É essencial procurar sistemas que nos permitam acompanhar o cliente nas diversas fases de utilização do produto. Os feedbacks ficam registrados e são ouvidos, merecendo atenção e resposta por parte dos responsáveis de topo. O consumidor vai valorizar as marcas mais "humanizadas".
Conectividade, em todo o lado, a toda a hora
Quando as empresas apostam no ambiente online, têm que garantir rápida capacidade de resposta e muita interação. O consumidor terá toda a informação disponível à distância de um clique e, poderá comparar, por exemplo, preços entre concorrentes, melhores serviços, etc.
Credibilização
Com a quantidade de informação disponível nos dias de hoje, a procura pela credibilização e pelo profissionalismo vai ser intensa. Os melhores profissionais, os mais credíveis e os mais influentes serão procurados para "validar" determinado Produto ou conteúdo; Além disso, itens como a monitorização e controle de material veiculado, o foco em nichos e em comunidades e investir nos processos de automatização geram vantagens para empresas, assim como a adaptação constante, customização e personalização, geolocalização e inovação garantem que a empresa continue forte e competitiva no mercado.
[Paulo Morais, MKT Portugal - Artigo editado - CDL News]

Nenhum comentário:

Postar um comentário