De acordo com os dados, 41% dos entrevistados disseram que as campanhas promocionais têm sido mais criativas que as de propaganda, o que representa uma alta de 9% em relação às respostas da última pesquisa.
Segundo o vice-presidente da associação, Auli De Vitto, a percepção das empresas foi que o marketing promocional oferece recursos diferenciados que contribuem para a criatividade nas ações. O estudo indicou também que a divisão de verba tem beneficiado mais o lado da promoção, apontada por 53% dos entrevistados, do que o da publicidade.
Planejamento
Para realizar as ações promocionais, 82% das empresas fazem um planejamento prévio. Na comparação com a pesquisa anterior, houve um crescimento de 9%. Quanto à verba empregada, as respostas mostraram continuidade na tendência de crescimento para 68% das empresas, com média de 16% de aumento dos recursos destinados a ações promocionais.
De acordo com o presidente da Ampro, Guilherme de Almeida Prado, este dado vai de acordo com as expectativas da Ampro. Prevía-se um crescimento médio de 15% este ano e as respostas mostram o quanto o mercado continua evoluindo.
Sustentabilidade
O levantamento indicou ainda que as empresas pretendem destinar mais recursos para a sustentabilidade nos próximos meses, com a intenção chegando a 83%. Prado afirma que esta informação traz uma excelente oportunidade para as agências. Aquelas que se diferenciarem e souberem mostrar o caminho para ações mais sustentáveis vão se destacar.
Além disso, os resultados indicam que as empresas pretendem investir ainda mais em mídias sociais. De acordo com os dados, 73% das empresas consultadas já investem em divulgação em redes sociais e, desta parcela, 82% pretendem aumentar em média 42% o investimento.
Foi observado ainda que, dos 27% que não investem nesse tipo de divulgação, 57% pretendem investir em canais como o Orkut, Facebook, Twitter, entre outros.
Por fim, o estudo revelou que o aumento no poder de consumo da classe C tem levado as empresas a investirem em ações e produtos voltados para este público. Além disso, na percepção dos executivos entrevistados (68%), este nicho da população já tem condições suficientes de ser atingido com recursos do marketing digital e, por isso, vale a pena investir em ações com esta finalidade.
Para 55% das empresas consultadas, a promoção é o melhor instrumento para atingir as classes C, D e E.
Sobre a pesquisa
Para chegar a estes resultados, foram realizadas 85 entrevistas com empresas do Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.
[InfoMoney]
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