O marketing tem vários profetas, mas Kotler teve a habilidade de amarrar e construir uma obra definitiva – compara Galli.
Nas duas últimas décadas, Kotler foi um dos autores mais lidos e estudados nas escolas de negócio no mundo, e ainda é. Seu grande trunfo foi compilar, em linguagem acessível, conceitos específicos de área do marketing.
- Eu li na graduação, na pós, no mestrado e indico para meus alunos. Já vi três palestras dele, duas em São Paulo e outra em Porto Alegre. Ele é tão bom por escrito como ao vivo, porque é muito didático, é um professor. Kotler é sinônimo de marketing, é o autor mais popular. Uma característica é que ele se reinventa, acompanha as mudanças – acrescenta.
Na leitura retrospectiva da própria obra, Kotler classifica de marketing 1.0 o que era focado no produto. É a leitura mais clássica, que inclui a abordagem dos chamados quatro Ps – produto, preço, propaganda e distribuição (no último, o P vem do original em inglês, place). O conceito 2.0 centra atenção no cliente, coroado como rei e alvo de esforços de encantamento. A evolução para o 3.0 é orientada para os valores, que propõe relação das empresas não com um consumidor, mas com um ser humano.
- O marketing 3.0 não é para todas as empresas. Ainda há as que estão descobrindo o 1.0, outras evoluíram para o 2.0 e algumas começas a implementar o 3.0 – avalia Galli.
Para Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, Kotler é o responsável pela união das três áreas de conhecimento que se interligam no marketing – psicologia, economia e matemática/estatística.
- Ele tinha formação econômica com forte ênfase em matemática e acabou fazendo cursos sobre comportamento humano. Uniu três ciências, escreveu livros e se tornou essa referência na área de gerência de marketing.
Na opinião de Viesti, a evolução do raciocínio de Kotler, é um reflexo das transformações do mundo, uma espécie de sinal dos tempos:
- As coisas mudam, e as pessoas precisam se adaptar.
Mesmo assim, avalia, a teoria continua basicamente a mesma, enquanto na aplicação muitas novidades surgiram.
Como exemplo mais acabado, cita a própria comunicação entre empresas e consumidor, que se transformou de unilateral e esporádica para multifacetada e contínua.
- Há uma mudança cultural mundial. O que Kotler está dizendo é que é preciso olhar para o mercado muito mais para suprir necessidades do que só abrir um negócio e ganhar dinheiro – afirma Viesti.
Philip Kotler em Porto Alegre
Seminário HSM Philip Kotler
Data: 26 de setembro de 2011
Local: Teatro do Bourbon Country (Av Túlio de Rose, 80)
Horário: 14h às 18h30min
Inscrições: 0800-771-6606
Preço: até 16/09 R$ 1.750,00 – preço normal R$ 2.000,00
Informações: eventos@hsm.com.br
[Zero Hora - 04/09/2011]
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