Branding é a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização. Mais direto ainda: não é o que os profissionais de marketing pensam que a marca é, mas sim o que os consumidores acham que ela é, ou seja, a imagem da marca sob o ponto de vista do consumidor.
Segundo Eduardo Tomiya, professor dos MBAs da Fundação Getúlio – A melhor definição para o Branding foi uma que pensei recentemente com uma amiga num restaurante. Perguntei para ela o porquê gostava desse estabelecimento. Ela me respondeu que era por causa do atendimento, da comida e do ambiente. Isso me fez pensar imediatamente no branding. Estamos falando de um restaurante que não é famoso, não faz propaganda, mas construiu uma marca simplesmente entregando bem o que oferece aos seus clientes. Branding é a percepção do consumidor sobre uma marca e é isso que torna uma empresa boa ou não. Qual a diferença do profissional de branding para o publicitário? Para Eduardo Tomiya, estamos vivendo uma era de comunicação integrada, onde soluções criativas não contam mais sozinhas. Sempre existirá espaço para o criativo, mas o profissional do branding chega para também entender o business da companhia. Ele tem que saber sobre finanças, gerenciamento, recursos humanos e outras etapas. O branding hoje é cara do planejamento de uma organização. O branding não é só uma ação de marketing, mas a construção de uma marca no mercado. Para isso temos que entender do serviço da empresa, da entrega e das necessidades dos clientes. Diferente do ambiente das agências, onde predominam os publicitários por formação, no branding agem engenheiros, advogados, psicólogos, publicitários e outros profissionais.
Segundo Luz Valor, diretora da Valor LuxuryLab e especialista no mercado de luxo, o Branding não é uma atividade ou um projeto, é uma nova postura empresarial que coloca a marca no foco da gestão corporativa, alinhando produtos, serviços e comunicação em torno de uma mensagem clara e relevante para o consumidor em todos os seus pontos de contato com os clientes. O fundamental, segundo ela, é que o Branding e o Marketing são inseparáveis sob o ponto de vista de construção de imagem das marcas.
Pioneiro na difusão do conceito de branding como abordagem de gestão, Ricardo Guimarães é o criador da Thymus Branding, empresa de consultoria estratégica em marcas que atende corporações como Camargo Corrêa, Banco do Brasil, Natura, Monsanto e a SOS Mata Atlântica, entre outras. Para Ricardo Guimarães, branding é a nova filosofia de gestão.
[Adriana Valor Perez - luxurylab.com.br]
Segundo Eduardo Tomiya, professor dos MBAs da Fundação Getúlio – A melhor definição para o Branding foi uma que pensei recentemente com uma amiga num restaurante. Perguntei para ela o porquê gostava desse estabelecimento. Ela me respondeu que era por causa do atendimento, da comida e do ambiente. Isso me fez pensar imediatamente no branding. Estamos falando de um restaurante que não é famoso, não faz propaganda, mas construiu uma marca simplesmente entregando bem o que oferece aos seus clientes. Branding é a percepção do consumidor sobre uma marca e é isso que torna uma empresa boa ou não. Qual a diferença do profissional de branding para o publicitário? Para Eduardo Tomiya, estamos vivendo uma era de comunicação integrada, onde soluções criativas não contam mais sozinhas. Sempre existirá espaço para o criativo, mas o profissional do branding chega para também entender o business da companhia. Ele tem que saber sobre finanças, gerenciamento, recursos humanos e outras etapas. O branding hoje é cara do planejamento de uma organização. O branding não é só uma ação de marketing, mas a construção de uma marca no mercado. Para isso temos que entender do serviço da empresa, da entrega e das necessidades dos clientes. Diferente do ambiente das agências, onde predominam os publicitários por formação, no branding agem engenheiros, advogados, psicólogos, publicitários e outros profissionais.
Segundo Luz Valor, diretora da Valor LuxuryLab e especialista no mercado de luxo, o Branding não é uma atividade ou um projeto, é uma nova postura empresarial que coloca a marca no foco da gestão corporativa, alinhando produtos, serviços e comunicação em torno de uma mensagem clara e relevante para o consumidor em todos os seus pontos de contato com os clientes. O fundamental, segundo ela, é que o Branding e o Marketing são inseparáveis sob o ponto de vista de construção de imagem das marcas.
Pioneiro na difusão do conceito de branding como abordagem de gestão, Ricardo Guimarães é o criador da Thymus Branding, empresa de consultoria estratégica em marcas que atende corporações como Camargo Corrêa, Banco do Brasil, Natura, Monsanto e a SOS Mata Atlântica, entre outras. Para Ricardo Guimarães, branding é a nova filosofia de gestão.
[Adriana Valor Perez - luxurylab.com.br]
Nenhum comentário:
Postar um comentário