quarta-feira, 11 de março de 2009

Um S.I.M.- Sistema de Informações de Marketing é bem mais do que softwares e computadores.

Nelson Perez - Gestor de Marketing e Professor Universitário.

O S.I.M. - Sistema de Informações de Marketing ou Sistema de Informações Mercadológicas é uma estrutura de interação contínua de pessoas, equipamentos e processos, destinada a coletar, selecionar, processar, analisar, avaliar e distribuir, em tempo hábil, bons dados e boas informações para serem usados nos processos de tomada de decisão em marketing, com vistas a melhorar o planejamento, implementação e controle na gestão de uma Organização
.
Um adequado e eficiente Sistema de Informações de Marketing deve produzir maior celeridade na obtenção de informações permitindo melhor desempenho administrativo, coordenação e integração de dados dispersos, capacidade de utilização seletiva de dados, antecipação das tendências de mercado, melhores condições para elaborações de planos e instrumentos de controle e, redução ou eliminação da perda de informações.
A compreensão do significado de um S.I.M. e o relacionamento com ele é base fundamental para muito mais do que o planejamento, mas para o “pensamento” estratégico de uma Organização e de seus gestores.
A construção de um S.I.M. deve incluir levantamentos de dados primários e de dados secundários.
Dados primários são aqueles colhidos diretamente do cliente, do consumidor do mercado, ou seja, diretamente da fonte que emite a opinião ou as informações desejadas.
Dados secundários são aqueles já sistematizados e que tiveram seu processo de obtenção conduzido por outro operador. Alguns destes dados são de fácil acesso e publicizados sem restrições e outros, ao contrário, são produzidos para fins de comercialização.
Atualmente, a quantidade de fontes de informações ou de levantamento de dados é imensurável e o gerenciamento de um processo eficaz de produção e utilização de um S.I.M. exige boas concepções, competência técnica e tempo.
Neste contexto, as tecnologias de informação, como softwares, processadores e outras, representam ferramentas magníficas de um Sistema de Informações de Marketing, acelerando processos de busca, relacionando dados com precisão, produzindo cálculos, etc. Mas tudo depende de como este sistema foi concebido e do quanto está apto a oferecer o que dele se espera.
A qualidade de uma decisão é reflexo da qualidade das informações com base nas quais ela foi tomada.
Desta forma, softwares e computadores podem simbolizar um Sistema de Informações de Marketing, mas estes elementos não podem estar sozinhos. Esta imagem deve incluir papel, caneta, microfones e principalmente “cérebro”.

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