sábado, 28 de março de 2009

O Nano vai virar mania na Índia.

Mais barato carro de série do mundo, o recém-lançado Nano terá pontos de venda adicionais e uma agressiva campanha de marketing para virar uma mania em seu país.
O empresário indiano Ratan Tata cumpriu neste 23 de março a sua promessa de produzir um carro de 100 000 rúpias, exatos 2 mil dólares na cotação de hoje. Em um concorrido coquetel na Parsi Gymkana, uma área de eventos ao ar livre no centro de Mumbai, ele apresentou a uma entusiamada plateia a versão definitiva do Nano. "Há seis anos, quando prometi que faríamos nosso carro por este preço, muita gente desdenhou e duvidou de que nossa equipe seria capaz de chegar lá", disse Tata, debaixo de uma salva de palmas e com um sorriso estampado no rosto. "Mas, nossa equipe trabalhou duro, quebramos paradigmas e o resultado é este: um automóvel com bom preço, muito espaço interno e que atende às normas de segurança da Índia".

É verdade que para cumprir a promessa de seu patrão, os engenheiros envolvidos no projeto tiveram de suar a camisa para cortar custos e excessos que causariam espécie até mesmo em um modelo pé-de-boi. No Nano versão básica, por exemplo, a mesma alavanca que acende os faróis serve de base para acionar o limpador de pára-brisa, os banco são sem revestimento (e um pouco duros), não há proteção para as bagagens e apenas três parafusos seguram cada uma das suas quatro rodas.

Mas, é bom que se diga, o carro mais barato do planeta tem lá suas virtudes: apesar de simples, seu desenho é simpático e há muito espaço para os passageiros do lado de dentro. Com espaço entre-eixos de 2,23 metros e amplos 1,62 metros de altura, ele acomoda - sem dificuldades - quatro adultos e uma pequena bagagem. Segundo os números de fábrica, seu desempenho é para lá de econômico. Ele percorre 23,6 quilômetros com um litro de gasolina. E com 18 centímetros de distância do solo pode enfrentar terrenos mais acidentados e a buraqueira de algumas estradas indianas. Para garantir que o Nano não quebre tão facilmente, ele sai de fábrica com garantia de 24 mil quilômetros (ou 18 meses de uso). "Quando falei que faríamos um carro barato, jamais quis dizer que entregaria aos nossos consumidores um meio carro", disse Tata.

[Fernando Valeika de Barros - Epoca Negócios]

Um comentário:

article345 disse...

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