quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lugar de mestre e doutor é nas empresas.

Ronaldo Mota - Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia

Estamos tão acostumados com associar pesquisadores com universidades, que pode soar estranho o título acima. No entanto, parte da solução em direção a um crescimento sustentável passa por nos habituarmos a que empresa também é lugar para os mestres e doutores.

O Brasil ocupa a 13ª posição mundial em produção de conhecimento, sendo responsável por mais de 2% dos artigos publicados, o que é um resultado surpreendente. Parte desse sucesso está ancorada em nossa bem estruturada pós-graduação, que forma em torno de 11 mil doutores e 35 mil mestres por ano.

A perversa realidade brasileira evidencia, no entanto, que somos predominantemente um país que aprendeu a fazer ciência de ponta e formar recursos humanos do mais alto nível sem ainda resultar na desejável transferência, no mesmo ritmo, via promoção de inovação, requisito essencial para uma economia competitiva, próspera e sustentável.

Mudar essa realidade demanda políticas públicas acertadas e continuadas, além de mudanças culturais que envolvem os empresários e a comunidade acadêmica. Entre as ações que podem contribuir com essas desejáveis transformações, está o Programa RHAE (Recursos Humanos de Apoio às Empresas) que financia projetos de inovação dentro das empresas.
Este mês, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou um edital no valor de R$ 30 milhões cujo principal objetivo é apoiar a colocação de pesquisadores mestres e doutores dentro das empresas, prioritariamente naquelas de pequeno e médio portes.
As propostas, a serem apresentadas nesta primeira etapa até dia 22 de janeiro próximo, com valor máximo por proposta de R$ 300 mil, devem estar associadas ao desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos visando ao aumento da competitividade das empresas por meio de inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas, em coerência com a realidade regional e através da cooperação com as instituições científicas e tecnológicas do Estado.

Neste momento, a recuperação da indústria gaúcha evidenciada pelo estudo recente da Fiergs, apontando terceiro mês consecutivo de crescimento, certamente poderá ser ampliada e consolidada através de participações em programas como este, permitindo a desejável sustentabilidade do processo em curso.

[Zero Hora - 21/01/2010]

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Federasul reedita encontro sobre o varejo mundial.

A Federasul traz mais uma vez a Porto Alegre informações, tendências, inovações e dados apresentados durante a convenção anual da Federação Americana do Varejo – Retail’s Big Show 2010. O encontro, que aconteceu neste mês, em Nova Iorque, é o maior do setor e será reprisado no 2º Seminário do Varejo Pós-NRF NY 2010 produzido pelos consultores especializados Marcos Gouvêa de Souza e Alberto Serrentino, da Gouvêa de Souza & MD, parceiros da Federasul.
O evento acontece em 10/02 na Federasul (Largo Visconde de Cairu, 17, Centro) das 8h às 11h.

Na pauta do evento, uma mesa redonda sobre os cenários americano e brasileiro no setor e seu contexto no Rio Grande do Sul, levando em conta fatores como a desaceleração da crise, e quais as próximas apostas das cadeias varejistas mundiais para se adaptar aos mercados da nova década, incluindo o aperfeiçoamento de tecnologias, soluções sustentáveis para diminuir o impacto operacional das lojas e poupar energia e recursos e um foco cada vez maior nas necessidades dos clientes, entre outras.
O encontro, realizado pela Federasul e Gouvêa de Souza & MD, também terá um espaço para networking com a delegação que foi ao NRF e outros líderes do setor de varejo. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3214-0200 ou pelo e-mail eventos@federasul.com.br.

[FEDERASUL/notícias]

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vivo divide renda com os desenvolvedores de aplicativos para celular.

A possibilidade de mergulhar num mercado que tem faturamento mundial de R$ 23,5 bilhões até 2014, levou a operadora de telefonia móvel Vivo a uma iniciativa única no mercado brasileiros de aplicativos para celulares. A operadora lança hoje uma parceria para o desenvolvimento de aplicativos que envolvem os mais de 10 mil inscritos da Campus Party, o maior fórum de usuários de internet do mundo, que começou ontem em São Paulo.
A iniciativa de estabelecer parcerias com desenvolvedores de aplicativos para serem vendidos na loja da operadora deve ser apresentada pelo presidente da operadora, Roberto Lima, e coloca a companhia como a primeira operadora do País a partilhar a receita dos aplicativos com os desenvolvedores. Em outubro do ano passado, a concorrente TIM anunciou, durante a Futurecom, uma parceria com a fabricante Qualcomm para lançar sua loja de aplicativos. O projeto, que ainda não foi ao ar, deve estrear em março deste ano, segundo o anúncio da operadora.
Daniel Cardoso, diretor de planejamento estratégico da Vivo, considera que esta é a hora de crescer, uma vez que "a Vivo tem uma loja de aplicativos bastante relevante". Segundo o executivo, a iniciativa da parceria com os desenvolvedores já era ideia em maturação dentro da empresa. "Tivemos uma convergência feliz em adequar as agendas de lançamento com a do evento" - a Campus Party reúne os principais usuários e profissionais da web do País e é uma oportunidade para se verificar tendências para o mercado de tecnologia. O evento aguarda mais de 110 mil visitantes até o próximo dia 31 de janeiro.
[DCI - Notícias]

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Revistas Veja e Época com a mesma capa.

Quanto das vendas de uma revista acontecem por causa da capa? Felizmente ou infelizmente, pouco. Já há algum tempo, a maior parte das vendas das publicações semanais é determinada pelas assinaturas, e não pela venda nas bancas.

Mas não dá pra negar que a matéria de capa é o grande impulsionador de leitura de qualquer revista do mundo. E é por isso que a equipe editorial sempre gasta muito tempo discutindo o assunto e a ilustração que vai estampar a "cara" do seu "produto". Afinal, o que diferencia uma revista de outra é justamente a capacidade da sua equipe de trazer uma informação diferenciada.... seja por uma antecipação (um "furo" de notícia), uma cobertura mais completa ou, ao menos, um ponto de vista diferente sobre um assunto. Isto posto, vamos ao fato:

Alguns dias atrás tivemos um trágico acontecimento histórico no Haiti. Tivemos acesso a centenas de fotos do terremoto e suas consequências. Mas, por coincidência, as revistas Veja e Época usaram exatamente a mesma foto pra estampar as suas capas. Seria mais um erro da série "azares de marketing"?

[mundodomarketing.com.br]

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Copa, Olimpíada e economia dinâmica apontam cenário favorável ao turismo do país.

Depois de um primeiro semestre de crise internacional, gripe suína e alta do dólar, os profissionais de turismo viveram um final de ano animador. O setor voltou a crescer e a estimativa é um faturamento de R$ 6 bilhões em 2009, desempenho equivalente ao do ano anterior. “Os voos para os Estados Unidos, por exemplo, já estão lotados”, diz Leonel Rossi Junior, diretor da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav). O reaquecimento do setor abre oportunidades de negócios. Conheça quatro segmentos em alta:

Agências

As agências deverão crescer em média 10% em 2010, prevê Leonel Rossi Junior, diretor da Abav. “A economia entrou nos eixos e a distribuição de renda incentiva o turismo e o lazer”, diz. O dirigente avisa a quem pretende ingressar na área: é necessário ter experiência. Uma agência de médio porte, com cerca de 15 funcionários, exige investimento inicial de R$ 500 mil e capital de giro de R$ 300 mil. Pequenas e médias empresas predominam no setor, representando 92% do total.


Nichos

“Existem mercados para todos os públicos”, afirma Rossi Junior. O
turismo para a terceira idade, os que buscam aventura e o público homossexual estão em alta. “O mais importante é oferecer qualidade”, diz. Natalia Frigo, sócia-diretora da agência DeLudy, voltada para o público gay, está satisfeita com os resultados iniciais do seu negócio. A agência foi inaugurada em agosto com um investimento de R$ 15 mil e no primeiro mês faturou R$ 80 mil. O mais importante para se dar bem nesse mercado é ter comprometimento e identificação com o público, além de muito profissionalismo, afirma a empresária.


Aventura

A combinação de natureza com atividades radicais gera negócios de R$ 490 milhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta). Há 1.600 operadoras do gênero no país. Para Sergio Franco, diretor da Adventure Sports Fair, balonismo, paragliding, paraquedismo e asa-delta são as categorias mais promissoras, com crescimento de 20% ao ano. A procura por paraquedismo aumenta 10% ao ano desde 2000, de acordo com o presidente da Federação Brasileira de Paraquedismo, Francisco Leite de Carvalho. Em Boituva, principal centro do esporte em São Paulo, há 300 saltos duplos por fim de semana.


Hospedagem

O setor vive uma euforia desde a confirmação de que a Copa do Mundo de Futebol e a Olimpíada serão realizadas no Brasil. O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em São Paulo, Bruno Omori, afirma que a vinda de estrangeiros em grande número abre espaço para hotéis-butiques, com design e serviços exclusivos. O grupo Accor investiu US$ 34 milhões na primeira unidade latino-americana desse segmento, a Pullman, na Argentina. O Brasil deve ser um dos próximos destinos da rede. A ascensão das classes C e D, que representa 58,5% dos clientes potenciais do turismo doméstico, aumenta o movimento das pousadas. Para o consultor Roberto Miranda, da R. Miranda Formação Profissional, a quantidade de pequenos estabelecimentos com atendimento caseiro, internet sem fio e TVs de alta definição deve aumentar. Uma pousada padrão de 20 apartamentos exige investimento inicial de R$ 1,5 milhão, calcula Miranda.
[Revista PEGN /mercado]

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Shopping TOTAL oferece passeio virtual para seus clientes.


Os clientes do Shopping TOTAL têm um novo recurso tecnológico visual para visitar o empreendimento.
A partir de agora, através da web, é possível ter uma nova perspectiva, por meio de um passeio virtual em 360º para conhecer os diferentes espaços do TOTAL.
Com a tecnologia, é possível visualizar os prédios históricos e os diferenciais da sua arquitetura que é reconhecida como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.
Para acessar, basta entrar no site www.shoppingtotal.com.br e clicar nas imagens que estão em destaque no topo da página.
[CDL News - Porto Alegre]

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Empresa cria aparelho celular lavável.

O aparelho pode ser lavado em uma pia ou em lava-louças; a intenção é reduzir a proliferação de bactérias.

A empresa norte-americana Seal Shield anunciou nesta segunda-feira o lançamento do SEAL CELL, um telefone celular 100% à prova d'água e coberto com um revestimento antimicrobiano.
O aparelho pode ser lavado em uma pia ou até mesmo numa máquina lava-louças. A ideia de fazer esse celular surgiu após a fabricante ter conhecimento sobre um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que mostrou que os celulares podem abrigar até 4 mil tipos de bactérias por centímetro quadrado, o que significa 500 vezes mais do que o encontrado em um banheiro.
Segundo a empresa, essa tecnologia pode ajudar a evitar a proliferação de microorganismos como o da gripe A (H1N1), por exemplo.
O celular tem tecnologia GSM Dual-SIM quadribanda, com câmera de 2 Megapixels, lanterna LED, conexão de dados via GPRS, Bluetooth 2.0, GPS e tecnologia para eliminação do ruído de fundo em ligações.
O Seal Cell deve chegar ao mercado ainda no início deste ano, no entanto, o preço ainda não foi definido.
[Época Negócios Online]

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Juarez Pereira, Diretor da Attos planejamento&gestão, em atuação no Uruguay.

O administrador de empresas, Juarez Pereira, Diretor da Attos planejamento&gestão, está desde novembro/2009 atuando na renovação da gestão estratégica e organizacional da Asociación Latinoamericana Gente que Avanza e da Fundación Omar Ibargoyen, sediadas em Montevideo, Uruguay.
O trabalho, que deve se estender até os primeiros meses de 2010, consiste no gerenciamento de um processo minucioso de levantamento de dados primários das diversas operações da Fundação, análise técnica para a produção de informações e elaboração de uma nova proposta de gestão que garanta a eficácia administrativa e a sustentabilidade, sem abrir mão da qualidade dos processos e do alinhamento preciso com os valores e a missão da Organização.


A Organização
El Movimiento Latinoamericano Gente que Avanza es una organización civil sin fines de lucro que trabaja para construir una sociedad más justa y fraterna a partir del cambio en las personas y por una América Latina integrada, olvidando las fronteras sin olvidar los valores de cada nación.
Objetivos

Fomentar el cambio en las personas y una mayor decisión de volcar las cualidades y talentos de cada una en la construcción de una sociedad mejor. Formar y capacitar a los jóvenes para ser los líderes que necesitan sus países, en los diferentes campos de acción, a través de una educación basada en una concepción integral de la persona. Contribuir a la integración latinoamericana para una proyección positiva hacia el resto del mundo. Afirmar los valores y la misión de la familia, como comunidad de amor y vida, formadora de hombres y mujeres fraternos y solidarios. Promover los valores y la dignidad de las personas a través del arte y los medios de comunicación.

[Attos planejamento&gestão - Boletim Movimento Latinoamericano Gente Que Avanza]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Instituições financiadoras consideram o valor das ideias para concessão de financiamentos.


Há dois anos, depois de criar osso injetável e um composto que acelera em seis vezes o crescimento de partes do esqueleto, o cientista Walter Israel Cabrera, da Universidade de São Paulo (USP), resolveu montar sua própria empresa, a Bioactive. Sem acesso a crédito, no entanto, até pouco tempo atrás o pesquisador tirava do próprio bolso R$ 4 mil por mês para manutenção do negócio, que conta com o apoio da incubadora Cietec, de São Paulo.
Histórias como essa começam a mudar. A Bioactive é uma das 1.800 selecionadas na rodada inicial do Prime — Primeira Empresa Inovadora, da Finep, que vai repassar R$ 120 mil não reembolsáveis, para cada aprovado, a partir deste mês.
Com o dinheiro, Cabrera poderá obter registros e adequar o laboratório às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Devemos faturar R$ 350 mil por mês quando começarmos a vender os produtos”, diz.

Cabrera se beneficiou de uma tendência que está ganhando força no Brasil: a incorporação de ativos intangíveis, ou seja, de potencial inovador, e de negócios como parte dos valores de que a empresa dispõe para obtenção de recursos. “Essa já é uma realidade no exterior”, explica a superintendente de Subvenção e Cooperação da Finep, Gina Paladino.
O próprio Prime é um exemplo de que a inovação não passa apenas pelas empresas, mas também pelos financiamentos. O programa conta com R$ 1,3 bilhão e deve favorecer cinco mil negócios.

Com o mesmo objetivo, o BNDES se prepara para mudar a metodologia de análise e incluir ideias como garantia de crédito. O sistema já está em teste na instituição, mas sem data para a estreia oficial. “O peso dos ativos intangíveis pode chegar a 50% das exigências para crédito”, explica o gerente do Departamento de Risco e Crédito do banco, Adriano Dias Mendes.
[Redação - Revista PEGN]

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Piscina na cobertura do Plaza São Rafael entra em regime de soft opening.

O Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos de Porto Alegre estreiou no último dia 30, e durante todo o feriado de final de ano, em regime de soft opening (abertura para experiências de funcionamento definitivo no futuro) a piscina na cobertura do prédio da Alberto Bins, 514, onde está localizado.
No local também haverá um fitness center com sauna e ofurô, além da piscina com duas raias de 25 metros.
Todas estas novidades são resultado do aproveitamento da fonte de água mineral descoberta, por acaso, durante perfuração no subsolo do hotel há alguns anos. “É um caso único entre todos os hotéis de capitais brasileiras”, garante o superintendente da Rede Plaza, Carlos Henrique Schmidt. “Nossos clientes poderão assim dispor de água mineral aquecida com qualidade excepcional”, garante.
Esta água mineral já é utilizada em algumas suítes do Hotel. A fonte passou por todos os processos liberatórios dos órgãos públicos e recebeu certificados de qualidade oficiais, atestando seu potencial e as suas virtudes terapêuticas.

As novas opções já fazem parte também do pacote de novidades que o hotel prepara para seus hóspedes da Copa de 2014, afirma Schmidt.

Fotos da piscina e da hidromassagem na cobertura do Plaza São Rafael:

[www.plazahoteis.com.br]

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Vonpar compra a Neugebauer, dona da fábrica de chocolate mais antiga do País.


O Grupo Vonpar anunciou nesta terça-feira a compra, por valor não divulgado, da fabricante de chocolates Neugebauer.
Com a transação, o grupo – controlador da Vonpar Refrescos, empresa que atua como franqueada da Coca-Cola e distribuidora da Femsa em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul – cria uma divisão para atuar na área de alimentos, que já nasce com faturamento anual de R$ 250 milhões e mil funcionários.
O grupo todo fatura cerca de R$ 2 bilhões.
Fundada em 1891, a planta da Neugebauer, localizada no bairro Navegantes, em Porto Alegre, é a mais antiga fábrica de chocolates do País. A empresa chegou a pertencer à Parmalat, mas era controlada pelo Grupo Florestal até ser comprada pela Vonpar.
A divisão de alimentos da Vonpar terá ainda a Mu-Mu, a quase septuagenária fabricante do tradicional doce de leite de mesmo nome, e a fabricante de doces e confeitos Wallerius – as duas empresas foram adquiridas em novembro e dezembro, respectivamente.
Com as transações na área de alimentos, o grupo pretende agora ganhar mais envergadura em mercados fora do Sul, diz Daniel Weiler, que dirigirá a divisão de alimentos da Vonpar. “Queremos ganhar mais mercado no centro do País, especialmente em São Paulo”, afirma.
[Ultimosegundo/Economia]

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Nelson Perez, executivo da Attos planejamento&gestão é o professor homenageado dos formandos do Curso de Graduação em Marketing da Ftec-Faculdades.

A turma de formandos de graduação do Curso de Marketing, 2009-2 da Ftec-Faculdades, escolheu como professor homenageado, Nelson Perez, executivo da Attos planejamento&gestão.
Esta homenagem é o reconhecimento deste grupo de profissionais, do cumprimento da missão que lhe foi confiada.
A cerimônia de formatura se realizará no dia 22 de janeiro de 2010, às 19 horas, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

Ao comunicar a escolha, a turma de alunos entregou ao professor um cartão com a seguinte mensagem:

"Ser mestre não é apenas lecionar. Ensinar não é só transmitir matéria; é crer e acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter. É compartilhar suas próprias experiências.
Ser mestre é ser exemplo de dedicação, dignidade e amizade.
Ao nosso mestre amigo, pela lição do saber, pela orientação constante e por ter-nos auxiliado em nossas lutas, nosso sincero agradecimento.
Com você aprendemos que é preciso "entender para atender" e isso fará toda diferença no exercício da nossa profissão".
Turma de formandos do Curso de Graduação em Marketing 2009-2 da Ftec-Faculdades:
[Attos planejamento&gestão de projetos]