terça-feira, 29 de junho de 2010

IBM ajudará Porto Alegre a se transformar em Cidade Digital.


A IBM mandou na última quinta-feira, dois dos seus mais importantes executivos brasileiros a Porto Alegre, para dar seguimento aos contatos que em Xangai manteve com a direção mundial o prefeito José Fortunatti.
Estiveram na prefeitura Antonio Carlos Canova, gerente de Expansão para a Região Sul, e Renato Meneghello, gerente de Relacionamento da filial de Porto Alegre. Eles propuseram a realização de um workshop para que a IBM explique seu conceito de “Cidade Inteligente”. Um projeto semelhante foi aplicado com êxito em Estocolmo, Suécia.

A idéia da IBM é contribuir para que Porto Alegre seja uma espécie de “Cidade Digital”, algo parecido com o que fez com Estocolmo, na Suécia. Um dos resultados da colaboração será dar à cidade uma cobertura wireless, portanto capaz de permitir navegação gratuita e universal pela Internet em banda larga.
Porto Alegre já levou web wirelles em banda larga para inúmeras áreas públicas, sem contar os prédios e repartições municipais. Os cidadãos podem navegar livremente em pontos como Redenção, Mercado Público, Parcão e Praça da Esplanada, na Restinga.
A IBM avisou ao prefeito José Fortunati que colaborará para que tudo isto aconteça até a Copa 2014.
[www.polibiobraga.com.br]

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Governo quer diminuir tempo para abertura de empresa.


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior quer diminuir o tempo médio de abertura de empresas para 4 dias. Hoje, o tempo é de cerca de 25 dias.
Segundo nota do site Infomoney, o objetivo do governo é colocar em prática as novas regras contidas na Lei da Redesim (Rede Nacional para para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) e na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, com as alterações da Lei Complementar 128/2008.
Entre os novos conceitos da lei que entrarão em vigor estão as pesquisas prévias, o alvará de funcionamento provisório, o balcão único de entrada de dados e informações e os licenciamentos.
O Comitê de Gestão Redesim se reunirá hoje, dia 24 de junho, para aprovar a alteração proposta para as regras. Mas para entrar em vigor as mudanças também têm de passar pela aprovação dos estados. Por isso, o MDIC informou que não há uma data estimada para que a redução de prazo comece a valer.
[Débora Carrari - blogdosempreendedores]

terça-feira, 22 de junho de 2010

Como qualificar seu networking aproveitando melhor os contatos em eventos.

Entre reuniões de negócios e outros compromissos, o empresário moderno é confrontado com a necessidade de participar de eventos como congressos, palestras, feiras e outros. Além do conhecimento adquirido, o empreendedor precisa dessas ocasiões para fazer o conhecido networking. E nem sempre é fácil falar e conversar com pessoas que você nem conhece.
Mas antes de tudo, o primeiro passo nessa estratégia é escolher quais desses eventos, entre tantos disponíveis, ganharão espaço na agenda do empresário. “É preciso avaliar quem irá participar”, afirma Matilde Berna, diretora de transição de carreira da Right Management, empresa especialista em gestão de carreira e de talentos. “Você precisa se perguntar se essas pessoas poderão lhe acrescentar algo e se seria interessante conhecer esses indivíduos.” Isso pode ser feito com a própria organização do evento, basta tentar saber quem já confirmou presença. “Também é preciso pensar no nível hierárquico e de influência das pessoas presentes no evento e focar sua atenção nos tomadores de decisão.”
Não se esqueça de buscar o máximo de informações sobre o evento antes de pagar qualquer taxa de inscrição. “As descrições geralmente são vagas”, diz Antônio Fernando De Julio, palestrante, coach e criador do programa integrado de desenvolvimento financeiro MoneyFit. “Nesse momento você acaba evitando aqueles que serão verdadeiras ‘furadas’.”
E antes de começar a lotar seu horários vagos com todo tipo de evento, lembre-se sempre da máxima “qualidade é sempre melhor que qualidade”. “Se houver custos, priorize aqueles que podem lhe dar mais retorno”, explica Matilde. “E veja sempre se esses eventos oferecem possibilidades de socialização e interação, como jantares ou coquetéis."
[Redação - Notícias - PEGN]

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Marketing na visão de Branding segundo especialistas.

De uns tempos para cá, ‘branding’ como ações de marketing tornou-se o novo discurso das agências de comunicação e seus clientes. Confusões a parte, trata-se na verdade de um conceito de comunicação empresarial ainda bastante novo no Brasil. Muitas empresas e profissionais do mercado ainda acham que branding é só para grandes empresas e envolve gastos exorbitantes.
Branding é a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização. Mais direto ainda: não é o que os profissionais de marketing pensam que a marca é, mas sim o que os consumidores acham que ela é, ou seja, a imagem da marca sob o ponto de vista do consumidor.
Segundo Eduardo Tomiya, professor dos MBAs da Fundação Getúlio – A melhor definição para o Branding foi uma que pensei recentemente com uma amiga num restaurante. Perguntei para ela o porquê gostava desse estabelecimento. Ela me respondeu que era por causa do atendimento, da comida e do ambiente. Isso me fez pensar imediatamente no branding. Estamos falando de um restaurante que não é famoso, não faz propaganda, mas construiu uma marca simplesmente entregando bem o que oferece aos seus clientes. Branding é a percepção do consumidor sobre uma marca e é isso que torna uma empresa boa ou não. Qual a diferença do profissional de branding para o publicitário?
Para Eduardo Tomiya, estamos vivendo uma era de comunicação integrada, onde soluções criativas não contam mais sozinhas. Sempre existirá espaço para o criativo, mas o profissional do branding chega para também entender o business da companhia. Ele tem que saber sobre finanças, gerenciamento, recursos humanos e outras etapas. O branding hoje é cara do planejamento de uma organização. O branding não é só uma ação de marketing, mas a construção de uma marca no mercado. Para isso temos que entender do serviço da empresa, da entrega e das necessidades dos clientes. Diferente do ambiente das agências, onde predominam os publicitários por formação, no branding agem engenheiros, advogados, psicólogos, publicitários e outros profissionais.
Segundo Luz Valor, diretora da Valor LuxuryLab e especialista no mercado de luxo, o Branding não é uma atividade ou um projeto, é uma nova postura empresarial que coloca a marca no foco da gestão corporativa, alinhando produtos, serviços e comunicação em torno de uma mensagem clara e relevante para o consumidor em todos os seus pontos de contato com os clientes. O fundamental, segundo ela, é que o Branding e o Marketing são inseparáveis sob o ponto de vista de construção de imagem das marcas.
Pioneiro na difusão do conceito de branding como abordagem de gestão, Ricardo Guimarães é o criador da Thymus Branding, empresa de consultoria estratégica em marcas que atende corporações como Camargo Corrêa, Banco do Brasil, Natura, Monsanto e a SOS Mata Atlântica, entre outras. Para Ricardo Guimarães, branding é a nova filosofia de gestão.
[Adriana Valor Perez - luxurylab.com.br]

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fifa deverá arrecadar US$ 3,2 bilhões com Copa.

Porta-voz explicou que a Copa é praticamente a única fonte de receita da Fifa e serve para financiar suas atividades nos quatro anos seguintes. Do total, 75% do valor é investido em diversos programas para o desenvolvimento do futebol.

A Fifa divulgou em seu site que deverá arrecadar US$ 3,2 bilhões com a Copa do Mundo. O valor é referente à venda de direitos de transmissão e a acordos comerciais. "Esses números provisórios foram colocados na página oficial da Fifa, mas até o fim do Mundial não saberemos o valor definitivo", disse o porta-voz da entidade, Nicolas Maingot.

"A Copa do Mundo é praticamente a única fonte de receita da Fifa, e serve para financiar suas atividades nos quatro anos seguintes, nos quais 75% do valor é investido em diversos programas para o desenvolvimento do futebol", afirmou.

Maingot voltou a destacar as elevadas audiências nas redes de televisão que estão transmitindo a Copa. "A partida entre Espanha e Suíça foi assistida por 10,34 milhões de telespectadores, a audiência mais alta de todo o ano", afirmou.
[Agência EFE]

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lan houses serão capacitadas para serem pontos de atendimento ao empreendedor.

Por meio de um jogo virtual em 12 fases, empresas vão ser habilitadas para levar informações do Sebrae para quem já tem ou pensa em abrir um negócio.
Está dada a largada para o Desafio Lan Sebrae. Começa nesta quarta-feira (16) o jogo que visa transformar lan houses de todo o país em pontos de atendimento ao empresário e ao empreendedor. Cerca de 400 empresas devem participar da atividade, que tem 12 etapas e capacitará as lan houses, que irão orientar pessoas que já tem ou pensam em abrir um negócio, a buscarem os produtos e serviços do Sebrae.
O jogo, que acontece integralmente pela internet, faz parte do projeto Raio Brasil, do Sebrae, voltado para a articulação de certos atores sociais (empresas, instituições, donos e usuários de lan house) em torno de ações de fortalecimento e desenvolvimento do mercado dos centros públicos de acesso pago, como as lan houses.Mais informações sobre o desafio estão disponíveis no site do projeto. A exemplo do que acontece com os jogos das redes sociais, o Desafio Lan Sebrae pode ter modificação nas regras ao longo do jogo.
O projeto teve início em março deste ano com o objetivo de ampliar as bases do Sebrae em todo o país. Atualmente a instituição possui 738 pontos físicos de atendimento. A ampliação por meio de lan houses permitirá que os cursos e serviços oferecidos pelo Sebrae tenham uma abrangência maior. “A ideia é que os proprietários e funcionários das lan houses sejam capazes de ajudar os empreendedores. Muitas pessoas se sentem inseguras quando têm que acessar um serviço. E elas poderão tirar as dúvidas dos empreendedores”, afirma o consultor do programa, Marcelo Pimenta.
Além da função social, a adesão deve elevar a demanda de clientes, segundo espera o empresário Marco Antônio Serra, proprietário há três anos da LanSerraMaq, localizada em Itaim Paulista, bairro de São Paulo. “O meu intuito é ajudar a região; ajudar as pessoas com suas dúvidas. Mas, claro, espero que aumente também o número de clientes”, afirma. Atualmente, ele contabiliza entre 50 e 70 acessos por dia.
[Agência Sebrae de notícias]

terça-feira, 15 de junho de 2010

Holandesas são expulsas de estádio por suposta publicidade em vestidos.

De acordo com jornal sul-africano, seguranças rodearam as holandesas durante o segundo tempo da partida e as forçaram a sair do estádio.
Johanesburgo - Um grupo de 36 jovens holandesas que assistiram a partida entre Holanda e Dinamarca, na segunda-feira, foi expulso do estádio Soccer City pela Fifa, que considerou que seus vestidos eram parte de uma campanha publicitária de uma empresa não patrocinadora oficial do torneio, informou a imprensa local.
Segundo disse ao diário sul-africano "The Star" Barbara Kastein, uma das moças que vestia a sensual peça, durante o segundo tempo do jogo, cerca de 40 agentes de segurança as rodearam e as forçaram a sair do estádio.
"Fomos empurradas, e nos obrigaram a subir as escadas", disse a jovem, que junto de suas companheiras ficou retida durante horas em dependências da Fifa. O vestido laranja, cor da seleção holandesa, fazia parte de um pacote promocional que uma marca de cerveja dava de brinde aos clientes que compram os produtos como parte de sua campanha de publicidade para a Copa.
Após serem expulsas das arquibancadas do Soccer City, elas foram levadas aos escritórios da Fifa, onde foram acusadas de "publicidade encoberta" e as interrogaram durante várias horas."A Polícia nos fazia as mesmas perguntas várias vezes, perguntamos se trabalhávamos para a cervejaria", explicou a jovem.
"Disseram que a publicidade encoberta era um delito na África do Sul, que iam nos deter e que teríamos que passar seis meses na prisão", contou Kastein. Segundo a moça, após terem sido retidas durante mais de três horas, a Polícia levou o grupo ao hotel onde estavam após fazerem cópias de seus passaportes e de assegurar que as denunciariam. "E tudo por usar um vestido laranja", lamentou.
Por sua parte, o porta-voz da cervejaria, Peer Swinkels, disse ao jornal sul-africano "The Star" que "o emblema da marca não está no vestido" e "as pessoas deveriam ter o direito de vestir o que quisessem".
A Fifa, que afirma que as mulheres eram sul-africanas e não holandesas, garantiu que não aconteceu nenhuma detenção, mas "um grupo de mulheres foi usado pela cervejaria holandesa como instrumento para realizar uma campanha de publicidade encoberta".
A empresa foi protagonista de uma campanha durante a Copa da Alemanha em 2006, ao distribuir calças com as quais a Fifa não permitia a entrada aos estádios, por isso vários torcedores tiveram que ver os jogos em roupa interior.
[Portal Exame - Notícias]

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A cidade dos Shopping Centers.

Porto Alegre já uma das cidades brasileiras com maior densidade de shopping centers por habitantes, e a proporção vai continuar aumentando.
L
evantamento realizado pelo jornalista Políbio Braga, sobre o número de shopping centers em construção ou projetados para Porto Alegre mostra este cenário. São investimentos da ordem de US$ 2,5 bilhões.
Eis a lista dos 17 novos shopping centers previstos para Porto Alegre:
- Belvedere, grupos Condor e Zaffari

- Bourbon, no antigo campo do Força e Luz

- Bourbon, Assis Brasil com Lindóia

- Pontal do Estaleiro, grupo SVB

- Protásio, grupos Zaffari e Walmart

- Praia de Belas, Zaffari

- Furiel, Zaffari

- Cais do Porto, licitação internacional

- Arena Tricolor, OAS

- Gigante para Sempre, Mais Valor e família Villasboas

- Wenceslau Escobar, Viação Alto Teresópolis

- Eduardo Prado, grupos Titton e Walmart

- 24 de Outubro, grupo Josapar

- Fiateci, grupo Rossi

- Estação Trensurb Aeroporto, Trensurb

- Shopping Floresta, Isdra

- Novo Shopping Nilo, grupo Isdra.
A febre dos shopping centers não ocorre apenas em Porto Alegre, cidade de 1,3 milhão de habitantes, mas em toda Grande Porto Alegre, 3,8 milhões de habitantes, e RS, 13 milhões de habitantes
[políbiobragaonline - www.polibiobraga.com.br]

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Steve Jobs apresenta iPhone 4.

Steve Jobs, executivo-chefe e co-fundador da Apple, apresentou hoje oficialmente o novo iPhone, batizado de iPhone 4. Com um desenho original e câmera frontal, ele é o celular inteligente mais fino do mercado - tem apenas 9,3 milímetros de espessura.
Ao contrário do esperado telefone com tecnologia 4G (rede celular de altíssima velocidade), o iPhone 4 mantém a rede 3G e traz ainda GPS, Wi-Fi e Bluetooth. A câmera frontal, que permite o uso do aparelho para chamadas de videoconferências, tem agora um novo microfone que permite isolar ruídos externos.
Apesar de badalado, o recurso de videoconferência ainda terá suas limitações. Inicialmente a conversa por meio de vídeo será permitida somente entre os aparelhos da Apple (iPhone 4, iPhone 3G, iPhone 3GS e iPod Touch) e precisará de um aplicativo, o FaceTime. Neste primeiro momento, o aplicativo só funcionará pela rede Wi-Fi. A rede 3G ficará de fora.

O novo smartphone da Apple foi apresentado hoje por Steve Jobs, na abertura da Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês), que está sendo realizada em San Francisco. Em seu discurso, o executivo-chefe da Apple qualificou o lançamento como o "maior avanço desde o lançamento do iPhone".
Na aparência, o novo iPhone também tem mudanças significativas. As bordas arredondadas agora deram lugar a um formado mais quadrado. Ficou mais feioso, mas em compensação, ganhou certa utilidade. Agora o aparelho poderá ser colocado de pé, o que facilita o uso da câmera.
A qualidade da câmera também melhorou. Ela faz fotos com resolução de até 5 MP e captura vídeos com 30 frames por segundo. Quer editar os vídeos? Isso poderá ser feito no próprio aparelho, com o uso do iMovie, ferramenta de edição da Apple.
A bateria do novo iPhone é um pouco maior do que a do aparelho anterior e chega a suportar até sete horas de conversação em 3G, seis horas de navegação em 3G, dez horas de vídeo e 40 horas de música, graças ao processador A4. A capacidade de armazenamento de dados do aparelho também foi turbinada. Na versão 4, o iPhone vem com slot para cartão MicroSIM, o mesmo que já está incorporado ao iPad.
O iPhone 4 começará a ser vendido nos Estados Unidos, Reino Unidos, França, Alemanha e Japão no próximo dia 24 de junho. A pré-venda para os americanos começa no dia 15 no site da operadora AT&T. O modelo de 16 GB custará US$ 199 e o de 32 GB, US$ 299. Não há uma versão 64 GB. Segundo a Apple, a previsão de chegada do aparelho ao Brasil é no final de setembro.
[Época Negócios - online]

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Franchising virtual cresce no 'e-commerce'.

Um segmento novo no setor de e-commerce desponta com grande potencial não só no mercado brasileiro como no exterior: é o franchising virtual. Pioneira no setor no País, a Frankia Virtual (www.frankiavirtual.com.br) atua há oito anos no mercado de e-commerce, tem escritórios em 14 estados e 54 municípios do Brasil, e tem outros 23 escritórios fora do País, que se encontram espalhados pela América do Sul e pela África. Acaba de inaugurar escritório na cidade de Kani, no Japão.
Em 2009 gerou negócios da ordem de R$ 72 milhões, um volume 55% maior do que o de 2008, resultado de venda de produtos e comercialização de novas franquias. Em número de franqueados, nos últimos dois anos a rede cresceu 100%, aumentando sua rede de ativos de pouco mais de 100 para 230. "Nosso objetivo é atingir 300 lojas virtuais até o final deste ano, mais 40 no exterior, além de cinco novos escritórios no Brasil", anuncia o empresário Cláudio Marcellini, fundador e presidente da Frankia Virtual.

Fruto de uma aposta audaciosa do empresário no crescimento do comércio via web, a Frankia Virtual oferece uma gama de mais de 400 produtos divididos em 30 categorias.
[DCI - e-commerce]

terça-feira, 8 de junho de 2010

Brasil fica em 2º lugar em ranking de consumo verde.

País ficou atrás apenas da Índia no ranking de consumo verde organizado pela National Geographic Society. Estados Unidos ficaram entre os povos menos sustentáveis do planeta.

O Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Índia, no ranking de consumo verde organizado pela National Geographic Society, o Greendex 2010, e divulgado hoje. Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o levantamento mediu o comportamento e o estilo de vida de 17 mil pessoas em 17 países.
Os Estados Unidos são o último país do ranking. De acordo com a entidade, os norte-americanos se mantiveram como um dos povos com os hábitos menos sustentáveis do planeta nos últimos três anos. Austrália, França, Canadá e Alemanha também estão entre os piores colocados. "Consumidores em economias emergentes continuam a se posicionar no topo do ranking, enquanto os seis últimos são consumidores de países industrializados", destaca o documento. Além de Índia e Brasil, o levantamento listou nas primeiras colocações a China e o México.
O melhor desempenho brasileiro foi registrado no quesito moradia, que avalia o impacto ambiental de residências por conta da baixa utilização de aparelhos de ar-condicionado ou de aquecimento. O levantamento destaca o alto grau de utilização de energia proveniente de fontes renováveis no País. Mas o consumo de energia verde também está se tornando comum na China, Alemanha, Espanha e Suécia.
Outro ponto destacado pelo Greendex a respeito do Brasil é o fato de que cerca da metade das residências pesquisadas possuem televisores de baixo consumo de energia.
Apesar do segundo lugar no ranking geral, o Brasil ficou em 6º lugar no item transportes por causa do crescente uso do automóvel para tarefas diárias, como a ida ao trabalho, e da precária infraestrutura de transporte público. O País ficou atrás de Índia, China, Rússia, Hungria e Argentina nesse quesito. No item alimentação, o Brasil ficou em penúltimo lugar por causa do elevado consumo de carne vermelha.
[Agência Estado]

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Porto Alegre Móvel da Procempa vence prêmio nacional.

A Procempa conquistou na quinta-feira, 27, mais uma edição do Prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública. O projeto Porto Alegre Móvel venceu os 16 concorrentes da categoria Inovação e é o terceiro reconhecimento da Procempa na premiação, que em 2007 destacou a Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos, na categoria Iniciativa de Sucesso, e em 2008, o serviço de Telemedicina. O mesmo projeto já havia sido vencedor do Prêmio Converge de Inovação Digital, na categoria Governo Digital, em março deste ano.
O projeto é uma solução de governo eletrônico móvel e foi desenvolvido por iniciativa da Procempa, permitindo o acesso das informações da prefeitura por meio de dispositivos móveis. São dados da administração municipal da cidade, como consulta a processos, previsão do tempo - Metroclima, IPTU, autenticidade de certidões, pagamento de fornecedores e conta de água, além de notícias produzidas pela Agência POA, que podem ser acessadas por aparelhos como PDAs, Pocket PCs, celulares smartphones ou mesmo tocadores de MP3 (como Ipod Touch).
Economia - Para garantir a mobilidade, foram privilegiados os textos, apresentando informações essenciais em interfaces limpas e adaptadas ao tamanho reduzido das telas, o que resulta em economia para o usuário no tráfego de dados, e consequente menor custo em casos onde a tarifação é por kbyte. "Este prêmio é mais um a confirmar que podemos fazer gestão pública quebrando paradigmas. Com foco no cidadão, a Procempa está sempre buscando inovações que facilitem a interação prefeitura e população, aproximando a cidade de seus moradores e visitantes. E o Porto Alegre Móvel colocou toda a estrutura da prefeitura a serviço dos usuários que querem acesso fácil e mobilidade garantida em uma nova mídia, ainda inexplorada pelos governos", explica André Imar Kulczynski.
O gerente de Tecnologia e Serviços, Eberli Riella, que recebeu o prêmio em São Paulo, explica que a solução é projetada desde 2005, quando a Procempa foi uma das primeiras empresas a apostar no mercado móvel. “Quando começamos a desenhar o projeto, estávamos desbravando uma estrada nova e desconhecida. Hoje, o país tem mais de 170 milhões de celulares, e a mobilidade passou de tendência para necessidade. E vencemos porque, enquanto o país ainda está debatendo as possibilidades de uso, nós viemos com uma solução pronta, que está em plena operação. E, em uma evolução natural e gradativa, cada vez mais serviços públicos municipais serão disponibilizados pelo celular”, afirma.
A 13ª edição do prêmio Conip de Excelência em Inovação na Gestão Pública tem por objetivo identificar e divulgar as iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como ONGs e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.
[Procempa/divulgação]

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Carlos Henrique Schmidt recebe o Top of Mind 2010 e a marca de invicto da promoção da revista Amanhã.

O diretor superintendente da Rede Plaza de Hotéis, Carlos Henrique Schmidt, recebeu dia 25 de maio em evento no Grêmio Naútico União, em Porto Alegre, o prêmio das marcas mais lembradas e preferidas do Rio Grande do Sul.
Promoção da Revista Amanhã, mais importante publicação sobre economia & negócios do RS, o Plaza São Rafael recebeu o Top of Mind 2010, certificado que consagra o hotel como mais lembrado e preferido em 14 anos consecutivos.
Entre as dezenas de categorias de empresas de bens e serviços, o Plaza São Rafael recebeu, além da certificação, uma homenagem especial por fazer parte das marcas que acumulam vitórias consecutivas. Desde que a categoria hotel foi criada, há 14 anos, o hotel é invicto e mantém a liderança na lembrança e preferência dos gaúchos.
A pesquisa existe desde 1991. A última foi realizada pelo método quantitativo. Foram 1,2 mil entrevistas em sete mesorregiões do RS. A composição é escolhida a partir da técnica de amostragem aleatória, proporcional à população das regiões de Porto Alegre, Grande Porto Alegre e interior. O trabalho de campo (coleta de informações)foi feito entre os dias 4 de janeiro e 11 de fevereiro de 2010.
Na pesquisa deste ano, o São Rafael teve 47,3% de lembrança como marca. O seu próximo seguidor teve apenas 5,3%. A decoração do evento no União foi do Plaza Flowers.

Também participaram do evento, representando o Plaza, o diretor de Marketing Abdon Barretto Filho, o gerente do Plaza São Rafael Dário Zuffo, a gerente do Plaza Porto Alegre Fátima Rodrigues e a gerente de Comunicação do grupo, Cláudia Peixoto Hörbe.
[Plaza Notícias]