
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Zero com louvor vale mais que a enganação.

quarta-feira, 29 de abril de 2009
Censo das empresas de informática permitirá apuração de informações sobre o mercado de T.I. no Rio Grande do Sul.

A meta, segundo o presidente do Seprorgs e vice-presidente da Fecomércio-RS, Renato Turk Faria, é fazer uma análise completa do setor. “Os resultados vão nos ajudar a entender como o mercado tem se comportado, quais são as tendências e perspectivas futuras, para que possamos trabalhar com informações que nos ajudem a contribuir com o crescimento das empresas de TI”.
O presidente do Seprorgs destaca ainda que será possível avaliar a qualidade e a quantidade de empresas do ramo, conhecer a abrangência mercadológica, analisar os dados financeiros, quantidade e qualidade da mão de obra: ""A participação das empresas é fundamental para o sucesso do censo"".
O cadastro pode ser feito pela internet: No endereço eletrônico http://censo.seprorgs.org.br ou no site do sindicato (www.seprorgs.org.br). Clicando no banner do Censo, o usuário tem acesso ao formulário do Ifep. Outras informações através do telefone (51) 3311.5533 e e-mail relacionamento@seprorgs.org.br
terça-feira, 28 de abril de 2009
As mentiras de um currículo.

A conclusão é da empresa de investigações Kroll, que presta serviço de análise de currículos para companhias, depois de analisar os dados de candidatos a emprego de nível gerencial para cima. A maquiagem curricular não é exclusividade brasileira. Nos Estados Unidos, a taxa de invenções destinadas a impressionar contratantes é bem parecida, segundo análises independentes do site Career Building e da consultoria Accu-Screen, especializada em vasculhar referências de candidatos a emprego.
A Manpower, empresa especializada em recrutamento, registrou um aumento de 50% no número de currículos recebidos. Numa situação assim, cresce a pressão para se destacar dos concorrentes e, consequentemente, a tentação de mentir ou exagerar no currículo.
Não vale a pena.
Uma mentira, por mais “inocente” que seja, deixa o candidato numa situação constrangedora e quase sempre acaba eliminando suas chances de obter o emprego. “Para um selecionador, se o candidato mente na porta de entrada, é bem provável que continue mentindo”, diz Lizete Araújo, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).
[Thiago Cid - Negócios e Carreiras - Epoca]
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Como manter talentos e motivar funcionários sem ter salários competitivos.

Se o salário for abaixo do mercado, a pessoa pode até se desmotivar, mas se o salário for acima da média não será garantidor de motivação.
Em muitas empresas o que motiva as pessoas é quando elas se sentem parte de algo que transcende o trabalho, as metas, o resultado. Quando elas sentem que participam de uma causa, quando têm uma bandeira, quando percebem que existe um porquê. Isso pode atenuar os efeitos de sacrifícios que às vezes elas têm de fazer.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
PLAZA SÃO RAFAEL ganha pela 13ª vez consecutiva o Top of Mind da Revista Amanhã.

O projeto Top of Mind da Amanhã mede lembrança espontânea de marcas. Segundo os organizadores, não há indução de qualquer espécie: se o entrevistado não conseguir citar uma grife, será assinalado que não lembrou. A resposta do entrevistado será sempre respeitada, mesmo quando houver menção de marca já extinta ou citar um nome que não se encaixa na categoria pesquisada.
A pesquisa foi feita pelo método quantitativo. A empresa pesquisadora, Segmento, realizou 1,2 mil entrevistas nas sete mesorregiões do RS, conforme delimitação clássica do IBGE. O universo da pesquisa incluiu pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais. A coleta de informações foi realizada entre os dias 8 e 25 de janeiro deste ano.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Bradesco e Itaú lideram ranking brasileiro de marcas; Vale, TAM e Gol caem.

A Volkswagen é a primeira companhia que aparece atuante fora do setor bancário, em quarto lugar. Logo atrás, está AmBev, Vivo e Petrobras. A General Motors/Chevrolet vem em oitavo, ainda que muito prejudicada pelas dificuldades que vem enfrentando no exterior, com o cenário de restrição de crédito e queda de consumo.
O líder Bradesco, apontado como a marca mais valiosa do Brasil pelo segundo ano consecutivo, chegou ao valor de R$ 16,27 bilhões. Entre as primeiras posições, o destaque fica com o avanço da Vivo, que subiu da 9ª para a 6ª posição.
Gilson Nunes, CEO e Sócio da Brand Finance América do Sul, explicou que a lista de 2009 traz os primeiros impactos do movimento do valor de marcas após a crise financeira global. “Enquanto o valor de mercado das empresas listadas em bolsa caiu R$ 351,6 bilhões em comparação ao ano anterior, ou seja, uma redução de 25,3%, a soma do valor das marcas aumentou 5,7%, ou R$ 12,3 bilhões”.
Segundo Nunes, as marcas são ativos estratégicos que, se bem gerenciadas, são menos suscetíveis aos momentos de crises. Ainda assim, alguns setores não foram capazes de se desvincular e foram fortemente afetados, em especial os segmentos ligados a commodities.
A marca da Vale, por exemplo, perdeu 17% do seu valor, conforme apontou o estudo, a mesma queda sofrida pela Esso. A concorrente Petrobras viu sua marca se desvalorizar 5%. O valor das marcas das siderúrgicas Gerdau e Usiminas se retraiu, respectivamente, 16% e 31%. O setor de aviação foi outro duramente penalizado: a marca da Gol perdeu 47% do valor, enquanto a da TAM perdeu 51%.
Entre as alterações no ranking do último ano para este, houve a entrada das marcas da Motorola, Nokia, BNDES, IBM e Claro. Por outro lado, WEG, Vulcabras, Terra e Furnas perderam lugar entre as 100 maiores no Brasil.
Visões, percepções e expectativas de Ciência, Tecnologia e Inovação para Porto Alegre.

O evento, que contará com a participação do Prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, terá como debatedores: João Edgar Schimidt, Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS; Jorge Luis Nicolas Audy, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da PUCRS; José Antonio Antonioni, Presidente da SOFTSUL e Coordenador do Comitê Cebit; como relator, Newton Braga Rosa, Diretor Presidente da Inova-POA; e coordenação de Rita Carnevale, Conselheira Presidente do COMCET.
A realização é do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre - COMCET, com apoio da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre - PROCEMPA.
Mais informações pelos telefones: (51) 3289-6025 e (51) 3289-6026, ou pelo e-mail: cerimonial@procempa.com.br
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Sugestão para completar um concerto.

Recentemente, recebi um texto de autor desconhecido que bem representa observações sobre assuntos que não se tem conhecimento. É uma alerta para alguma pessoa que, por ignorância sobre um tema, acredita estar contribuindo para resolver um problema e emite opinião indevida, como o personagem da narrativa a seguir:
Um empreendedor ganhou um convite para assistir o “Concerto da Sinfonia Inacabada de Schubert” (O Franz Peter Schubert, foi um dos grandes compositores clássicos – 31/01/ 1797 a 19/11/1828). Como estaria impossibilitado de comparecer, o empreendedor passou o convite para o Gerente da sua organização por acreditar que ele estaria preparado para ouvir e valorizar apresentações artísticas e culturais. Na manhã seguinte, o empreendedor perguntou se ele tinha gostado do espetáculo e, ao invés de comentários, recebeu posteriormente a seguinte mensagem eletrônica: 1ª) Por um bom período considerável de tempo, alguns músicos não tinham nada a fazer. A orquestra deveria ser reduzida e o trabalho redistribuído pelos músicos, evitando-se picos de inatividade; 2ª)Todos doze violinos tocavam notas idênticas. Isso parece ser uma duplicidade desnecessária de esforços e o contingente dessa seção deveria ser drasticamente cortado. Se um alto volume de som é requerido, isso poderia ser obtido através do uso de um amplificador; 3ª) Muito esforço foi envolvido em tocar semitons. Isso parece ser um preciosismo desnecessário e seria recomendável que todas notas fossem arredondadas para o tom mais próximo, preferencialmente abaixo. Se isso fosse realizado, poder-se-ia utilizar estagiários em vez de profissionais; 4ª) Não havia utilidade prática em repetir com os metais a mesma passagem já tocada pelos instrumentos de cordas. Se toda essa redundância fosse eliminada, o Concerto poderia ser reduzido de duas horas para apenas 20 minutos; 5ª) Sumarizando as observações anteriores, pode-se concluir que se o famoso compositor Schubert tivesse dado mais atenção a esses pontos tivesse tempo de acabar sua sinfonia.
Em primeira instância, salvo melhor juízo, as experiências com novas informações diferentes daquelas comuns ao seu ambiente social e profissional podem gerar equívocos nas análises. Para alguns, são óbvias. Para outros, são incompreensíveis. É óbvio que a informação, a educação, a cultura, o convívio social, permitem novas percepções sobre as diferenças nas artes, nas ciências, nas políticas, nas economias e o papel de cada um numa “aldeia global” repleta de concertos e consertos não terminados. Será ? Respeitam-se todas opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.
[Postado por Nelson Perez]
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Internacional de Porto Alegre é referência nacional em gestão e marketing.

A IstoÉ Dinheiro revela ainda que o Inter criou o maior programa de captação de sócios da história do futebol brasileiro. "Em 2002, lançou uma campanha publicitária para atrair fãs interessados em pagar uma mensalidade para se tornar sócios-torcedores. O mote era irresistível para os fanáticos: ´100 anos, 100 mil sócios´... Hoje o número está em torno de 90 mil e projeções indicam que deve chegar a 100 mil muito antes do fim do ano. Na América Latina, só o argentino River Plate tem um quadro social maior", frisa.
[S.C. Internacional]
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Porto Alegre quer melhorar sua competitividade turística.

O estudo foi encomendado pelo Ministério do Turismo e realizado nos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional do país, que no Rio Grande do Sul são Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves.
O diagnóstico avaliou a Capital em 13 dimensões e 61 variáveis. No diagnóstico final dos 65 destinos, Porto Alegre apresentou níveis de competitividade superiores aos índices gerais do país e das capitais brasileiras em áreas como infra-estrutura, acessos, serviços, equipamentos e atrativos turísticos, políticas públicas, capacidade empresarial e capacidade empresarial e de sustentabilidade nas áreas social e ambiental. As fragilidades foram localizadas no marketing turístico, na cooperação regional e na cultura em relação à produção associada ao turismo, como o artesanato.
O grupo gestor é integrado por dirigentes e representantes da SMTUR, Setur, Sindicato de Hotelaria e Gastronomia (SindPoa), Associação Brasileiros dos Agentes de Viagem (Abav-RS), Associação das Agências de Turismo Operadoras de Eventos (Eventpool), Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Senac, Fiergs, Sesc, Senar, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira dos Bacharéis de Turismo (ABBTUR), Fargs e Sindicato Estadual de Guias de Turismo.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Profissionais inseguros X novos talentos.

A situação é mais crítica se o novo membro é contratado para um cargo de liderança, o que gera uma certa insegurança nos demais, que passam a imaginar o pior (demissões, favoritismo, novas regras, cortes de gastos, etc.).
Em um ambiente de mercado tão competitivo como o atual, alguns profissionais se percebem ultrapassados e começam a duvidar das próprias capacidades, dando lugar a uma paranóia coletiva que desencadeia atitudes negativas, como inveja e o sentimento de perseguição, tornando difícil a convivência com os colegas e o desenvolvimento positivo da empresa.
Se o profissional é qualificado, não há motivo para não trabalhar em harmonia com os colaboradores novos e antigos, na verdade o bom trabalho em equipe é que, naturalmente, mostrará aos gestores de uma Organização que cada um é peça fundamental e tem importância para o alcance dos resultados desejados.
domingo, 5 de abril de 2009
A indústria de Shopping Centers no Brasil continua em grande desenvolvimento.

O reflexo do bom desempenho que passa o mercado ao longo dos últimos anos, além da maturidade dos empresários do setor, por investimentos estrangeiros e aumento no número de malls em todo o Brasil são alguns dos fatores que contribuíram com o resultado obtido em 2008.
O desenvolvimento do mercado de Shopping Centers é responsável por 18,3% do varejo nacional e por 2% do PIB. Esses números comprovam a importância do setor, que entre 2006 e 2008 cresceu 28%. Esses resultados são reflexos também de ações como os investimentos de grupos internacionais no mercado nacional, abertura de capital na bolsa de valores e excelente gestão de seus administradores.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Desemprego provoca corrida de executivos por franquias.

A empresa representa cerca de 50 marcas de franquias e disse ter superado a meta para o período. Segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF), ano passado o setor foi responsável por um faturamento de R$ 55 bilhões. A ABF prevê que o faturamento cresça 13% este ano, sendo um dos destaques as franquias de alimentação, que no ano passado cresceram 20%.
Um exemplo é o da rede Bob's, em que no primeiro trimestre deste ano, ante 2007, a procura de franqueadores cresceu 10%. A gigante de fast-food tem planos para ultrapassar 700 unidades no Brasil, ou seja, abrir mais 90 unidades este ano. Outro exemplo de crescimento é a rede Fran's Café, que em 2009 prevê inaugurar 20 novas lojas, de acordo com Henrique Ribeiro, sócio diretor da rede. Segundo ele, "o Fran's Café obteve faturamento de R$ 40 milhões em 2008, crescimento de 19% ante 2007. Hoje a rede possui 117 lojas.
Na visão de Enzo Donna, da ECZ Consultoria, além do desemprego, há outros motivos para o aquecimento do mercado de franquias este ano, principalmente na área de alimentação. "Restaurantes mais sofisticados perdem fregueses para redes de fast-food, que cresceram no primeiro trimestre deste ano de 5% a 8%. É um bom motivo para buscar uma franquia", disse. Para ele, comer fora de casa é visto como lazer, principalmente pela classe C. "Eles disponibilizam o dinheiro para o lazer mais barato. Geralmente, ir ao cinema e comer em um shopping." Na visão do especialista, no ramo de alimentação o maior crescimento deve acontecer nas empresas cujo tíquete varia de R$ 6,5 a R$ 24. O que for acima disso não deverá crescer.
Para a ABF, o mercado deverá começar a deslanchar a partir deste mês, e a expectativa é a abertura de até cinco mil novos pontos de franquia em 2009. "Com a crise mundial, os pontos para a instalação de novos empreendimentos fica mais baratos. A procura por novos negócios gira na casa de 25%", afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. Segundo a ABF, 200 novas empresas adotaram o modelo de franquias ao longo do ano passado, o que ajudou a somar 72 mil unidades franqueadas em todo o Brasil.
[Fernando Teixeira - DCI Notícia]
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Investir no desenvolvimento de talentos dos funcionários pode ser um grande diferencial competitivo de uma empresa.

Geralmente, a vida das pessoas é dirigida por suas convicções. Se, por exemplo, você acredita que só pode ser bem-sucedido quem já nasce com o dom para realizar determinada tarefa, certamente você nunca tentará algo inusitado e nem irá superar seus limites. O que é extremamente desanimador. Por isso, é fundamental que o indivíduo saiba que, com foco e muita prática, é possível desenvolver potencialidades jamais imaginadas. Talentos são, na maioria dos casos, formados por aquilo que os pesquisadores denominam como prática deliberativa. Uma prática exaustiva em busca do aperfeiçoamento.
Alguns pesquisadores acreditam que não exista o que se chama de "dom", mas prefiro não ser tão radical. Para mim, se talento nato existe, ele é muito menos importante para o sucesso do que a maioria de nós imagina. Tiger Woods começou a praticar golfe com apenas dois anos de idade. Seu pai era apaixonado pelo esporte e fez o possível e o impossível para tornar o filho um vencedor. Com Mozart aconteceu algo semelhante. Ele também teve forte influência paterna. Leopold Mozart era músico e criou um programa de treinamento intensivo para o filho quando ele tinha apenas três anos de idade. Vale ressaltar que não conheço nenhum caso de alguém que se tornou muito bom em determinada atividade antes de, no mínimo, dez anos de prática deliberada. Mozart e Tiger Woods começaram cedo e atingiram o ápice cedo, o que aos olhos de muitos os torna mais geniais ainda.
[Ana Cristina Dib - Pequenas Empresas Grandes Negócios]