segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prêmio para todos, por Jorge Gerdau Johannpeter.

Empresário, presidente do Conselho de Administração da Gerdau

Para vencer os obstáculos que a vida impõe, é preciso ter humildade e disciplina.

À primeira vista, parecem conceitos simplistas, mas, na realidade, são absolutamente complexos. Ter humildade significa saber ouvir e continuar aprendendo sempre, ou seja, estar continuamente atento ao mundo ao seu redor. Os campeões de uma causa só são vencedores porque têm humildade e disciplina. Ou alguém imagina que uma medalha olímpica ou uma descoberta científica possam ser conquistadas sem isso?

Esta semana, durante a cerimônia de premiação da American Society for Quality (ASQ), realizada nos Estados Unidos, busquei demonstrar que esses dois conceitos se aplicam para qualquer outro desafio, como a melhoria da gestão pública no Brasil, um de nossos principais entraves ao desenvolvimento sustentado.

Ser o primeiro latino-americano a receber a Medalha Juran, conferida pela American Society for Quality, em razão da minha trajetória de 30 anos na defesa da gestão pela qualidade, é uma grande satisfação. Entretanto, esse reconhecimento deve ser compartilhado com as milhares de pessoas que trabalham pela difusão dos conceitos da qualidade nos mais distintos segmentos da sociedade, principalmente no Rio Grande do Sul e no Brasil. São empresários, governantes, entidades da sociedade civil e voluntários que acreditam que o desenvolvimento passa, necessariamente, pela melhoria da qualidade da gestão privada e, especialmente, da gestão pública e do terceiro setor.

Somente no Rio Grande do Sul, o Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) conta com a participação de 1,3 milhão de pessoas, quase 9 mil organizações nos três setores e uma rede de 79 comitês. Além disso, temos 15 mil multiplicadores dos conceitos da qualidade no Rio Grande do Sul, que trabalham de forma voluntária. Esses números são um exemplo evidente da revolução gerencial que já estamos vivendo.

Em nível nacional, o movimento pela qualidade também tem obtido destaque, especialmente por meio do Movimento Brasil Competitivo, que conta com o apoio de mais de cem empresas. Um exemplo disso é o Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP), cujos resultados são impressionantes. Para cada R$ 1 investido, temos contabilizado um retorno de R$ 191. Isso significa que os ganhos dos 10 Estados e sete municípios brasileiros beneficiados por esse programa chegam, considerando os cinco anos de trabalho, a uma eficiência anual de mais de R$ 12 bilhões.

Na esfera pública, buscam-se, portanto, melhorias em custos e receitas, sem aumentar impostos, aprimorando a gestão na área da educação, saúde e segurança pública. Ou seja, procuramos viabilizar que os governos façam mais com menos, com mais qualidade e eficiência.

Não há dúvida de que a caminhada pela melhoria da qualidade ainda é longa, pois a mudança de cultura requer um trabalho minucioso e contínuo, com muitas décadas de dedicação. Porém, para atingir um novo patamar de gestão pela qualidade, é preciso ter lideranças capacitadas e motivadas e acesso ao conhecimento e à metodologia adequada, fundamentais para mobilizar as pessoas.

Somente com a mobilização da sociedade brasileira é que conseguiremos construir um processo sustentável, para aumentar o nível de poupança e investimento no Brasil, melhorar a qualidade da educação e da saúde e gerar empregos. As tecnologias de gestão podem gerar benefícios imensos para a sociedade. Fazer isso acontecer é uma responsabilidade de todos nós.

Diante dessa possibilidade de revolução construtiva, também acredito que podemos sonhar com um mundo melhor não só no Brasil, onde o trabalho de aprimoramento da gestão pública já teve início, mas também nos demais países da América Latina, cujas necessidades e desafios também são gigantescos.

Mas, para isso, além de mobilização, é preciso sempre retornar aos conceitos que devem mover a humanidade: humildade e disciplina. Sem isso, não se chega a lugar algum.
[Publicado originalmenyte em Zero-Hora]

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pequenas empresas de comércio e serviços crescerão mais nos próximos cinco anos.


O avanço segue tendência de desenvolvimento econômico do País.


Estudo sobre as perspectivas para as micro e pequenas empresas nos próximos cinco anos mostra um cenário de crescimento para o Brasil e para o segmento, principalmente nos setores de comércio e serviços. O estudo, feito pela Tendências Consultoria Integrada, foi apresentado nesta quarta-feira (26), no Encontro Nacional dos Conselheiros do Sistema Sebrae 2010, em Brasília. Entre os objetivos do encontro está a definição de uma agenda de prioridades para as micro e pequenas empresas.
O trabalho, apresentado pela consultora Denise Pasqual, estima que nos próximos cinco anos a economia brasileira terá um crescimento médio de 4,5% ao ano, impulsionado principalmente pelo consumo doméstico e pelo investimento. Na área de investimento despontam mineração, siderurgia, petróleo e construção civil, associados a fatores como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Já no consumo doméstico se destacam setores como serviços, comércio e indústria automotiva e eletro-eletrônica.
Isso também se reflete nas micro e pequenas empresas, com possibilidades de crescimento maior para aquelas que atuam no setor de consumo doméstico, especialmente comércio e serviços. Também há possibilidades de crescimento para as que atuam na cadeia de fornecedores das atividades que receberão maiores investimentos.
As que crescerão menos são as que atuam nos setores de calçados, têxtil e petroquímica. Isso por enfrentarem alta concorrência de produtos importados, com preços mais competitivos em virtude da valorização do real.
Ainda conforme a consultora Denise, as regiões que mais crescerão nos próximos cinco anos são a Norte, pela alta incidência de projetos de mineração e de energia; a Sudeste, por fatores como produção de petróleo, bens de capital e indústria automotiva; e a Centro-Oeste, por onde se expande a fronteira agrícola do país.
Temos ótimas oportunidades de negócio para os próximos anos", garante Denise Pasqual. O cenário, explica, possibilita avaliar "como ajudar os negócios com maiores chances de crescimento a aproveitar as oportunidades e, também, como contribuir para que aqueles com menos possibilidades de crescimento se mantenham no jogo".
[Agência Sebrae de Notícias]

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Conheça o Projeto Unique Types: "criatividade, ousadia, competência e resultado".


Projeto Unique Types convida grandes nomes da publicidade brasileira a promoverem a AACD.

O Marketing ainda é encarado com certa resistência por muitas instituições do terceiro setor, especialmente as pequenas e médias. Mas há exceções. As estratégias e ferramentas vêm ganhando espaço em organizações sem fins lucrativos como AACD, SOS Mata Atlântica, Ação Comunitária e Tucca, que percebem que investir em ações de marketing é uma alternativa eficiente para conquistar novos apoiadores às causas defendidas.
Disseminar o conceito, no entanto, é um desafio. Se por um lado termos como "marketeiro" soam até mesmo de forma pejorativa, por outro, há resistência por parte das próprias organizações na hora de aplicar a verba, que poderia ser utilizada diretamente a favor da causa, em ações de marketing. Para grandes associações do terceiro setor, como Greenpeace e WWF, a estratégia já faz parte do trabalho, o que está longe de acontecer para a maioria.
A AACD foge à regra. Além do famoso Teleton, transmitido anualmente pelo SBT, no ano passado, a Associação de Assistência à Criança Deficiente executou mais de 500 ações de publicidade e marketing em parceria com cerca de 20 agências e produtoras. As iniciativas contribuíram para ampliar em 15% o número de atendimentos realizados em relação a 2008. Um dos principais elementos utilizados pela AACD é o marketing direto, para estabelecer relacionamentos duradouros e de afinidade com seus doadores.
Em agosto, a AACD completa 60 anos de existência e pretende desenvolver ações para comemorar a data. A estratégia está voltada para a história da associação e também presta contas dos recursos doados e utilizados nas nove unidades da instituição que atendem cinco mil pessoas diariamente. Uma iniciativa já posta em prática é o projeto Unique Types, feito em parceria com a AgênciaClick, que convida grandes nomes da publicidade brasileira a promoverem a AACD.
CLIQUE AQUI e avalie o "Conceito" a Campanha

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Empresas contam como lucraram com a mudança de suas gestões.

Ganhadoras do prêmio MPE Brasil de competitividade para micro e pequenas empresas mostram as modificações na administração de seus empreendimentos e os resultados positivos obtidos.

Categoria: Serviços de Saúde
A empresa Simpharma abriu as portas em 2004, na cidade de Arcoverde (PE), especializada na fabricação de produtos farmacêuticos manipulados. Três anos depois, decidiu ampliar as opções oferecidas aos clientes e passou a trabalhar com outras marcas, além de ampliar para o ramo da odontologia. Em 2007, começou a trabalhar com uma nova gestão de qualidade e em 12 meses todas as ações planejadas já estavam implementadas. A preocupação com a capacitação contínua dos funcionários tornou-se prioridade, assim como manter os conhecimentos técnico-científicos relacionados à manipulação sempre atualizados.
Em termos de infraestrutura, submetem todos os equipamentos à manutenção preventiva e corretiva. Na área de recursos humanos, passaram a valorizar mais os funcionários. “Quebramos a pirâmide hierárquica tradicional e adotamos ações para aproximação dos colaboradores”, afirma o diretor administrativo, Sérgio Franklin Santos Cordeiro. Como resultado, a empresa triplicou faturamento e inaugurou uma nova unidade, na cidade de Belo Jardim, também em Pernambuco.

Categoria: Serviços
A empresa Aprimor Consultoria, aberta em 1995, atua com gestão organizacional, incluindo a preparação para certificações ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, planejamento estratégico e organização administrativa. A gestão do
empreendimento tenta ser focada na confiabilidade e na melhoria técnica constante. Para alcançar isso, a empresa certificou-se com a ISO 9001. Tentando também agregar valor à marca, buscou o reconhecimento da Abrinq como Empresa Amiga da Criança.
Entre as mudanças implementadas, o foco da gestão passou a ser na qualidade dos serviços prestados e em ações de melhorias implementadas com frequência. Como resultado houve um crescimento do faturamento e da confiabilidade, abertura de novos mercados e manutenção dos níveis de satisfação dos clientes. “Nesses anos de atuação percebemos que a gestão, corretamente conduzida, é uma condição para a continuidade e crescimento dos negócios”, afirma o diretor da Aprimor, Jodrian Soares Amorim de Freitas.

Categoria: Destaque de Boas Práticas e Responsabilidade Social

A Quinta da Estância Grande trabalha desde 1992 com turismo rural, ecológico e pedagógico, recebendo mais de 70 mil visitantes por ano. Em 2008 recebeu o Certificado de Neutralização de Carbono, tornando-se a primeira fazenda do segmento carbon-free do Brasil. O empreendimento possui uma série de iniciativas em busca da sustentabilidade socioambiental da área em que se localiza, na cidade de Viamão (RS), entre elas a preservação das matas nativas e ciliares e tratamento biológico de água para evitar contaminação do subsolo e lençóis freáticos, além de um projeto de resgate, valorização e aprendizado da cultura indígena.
A gestão pela qualidade foi implementada de acordo com o crescimento da empresa. Hoje, a Quinta da Estância Grande conta com diversas práticas, como a recepção de animais silvestres apreendidos em uma parceria com o Ibama e a Brigada Militar, o que aumentou em 30% a sua capacidade de recolher os animais. A receita do negócio também começou a crescer 20% ao ano com as constantes melhorias em gestão.

[Rafael Farias Teixeira
- Estratégia/Gestão - revistapegn]

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Graduação tecnológica: pesquisa aponta boa aceitabilidade pelo mercado de trabalho.


Pesquisa realizada na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) a partir do mês de setembro/09, com 373 alunos formandos dos cursos tecnológicos da área Gestão e Comércio, revela que mais de 90% dos universitários avaliados estão empregados e já conseguiram reconhecimento em suas empresas ou pelo mercado. Tanto que 33,5% foram recolocados profissionalmente, mesmo antes de se formar, e 26,8% já conseguiram a tão sonhada promoção.
O professor responsável pela pesquisa, Fabiano Caxito, atribui o resultado à atratividade que os cursos tecnológicos despertam, por serem voltados num determinado campo de atuação e para a educação profissional. “A inserção de tecnólogos no mercado também é alta, porque eles possuem um conteúdo focado e atendem demandas específicas de mercado”, afirma.
Os Cursos mais procurados atualmente são os do eixo de Gestão e Negócios: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Auditoria e Controle de Qualidade nas Empresas, Marketing, Logística, Comércio Exterior, Segurança Empresarial e Agências Bancárias. Para o coordenador dos cursos, o professor Wanderley Gonçalves, a procura pela área reflete a necessidade por uma formação especializada. “Eles respondem às novas tendências das empresas, que cada vez mais exigem profissionais com perfil diferenciado”, afirma.
É o caso de Francisco Assis Barreto de Albuquerque, 25 anos e aluno 2º semestre do curso tecnológico de Processos Gerenciais. Há oito anos atuando em uma empresa de automação industrial na área de Engenharia, ele buscou o curso para vislumbrar novos horizontes profissionais. “Buscava uma formação mais focada para trabalhar na área de Planejamento da Empresa. E no curso tecnológico encontrei um projeto pedagógico que atendia minhas necessidades, para empreender dentro da organização. O resultado não poderia ter sido outro, fui promovido a analista de planejamento estratégico”, afirma.
Já Alexandre Sandrin, 33 anos, tinha uma ampla experiência de mercado na área comercial quando iniciou o curso de Gestão em Marketing na Universidade. O que almejava era ter um diploma superior para então ingressar numa pós-graduação e iniciar uma nova carreira como professor universitário. “A graduação tecnológica é a ponte mais rápida para a realização de uma pós-graduação”, comenta.
[CDI- Agência de Comunicação]

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Serviços de dados para celular são só para 7% dos usuários.

Afirmação é de gerente de marketing VAS da TIM. Para ele, tarifas altas, baixa relevância do conteúdo e ofertas confusas são a causa.
Os serviços de dados para celular atingem uma fatia de apenas 7% do mercado brasileiro. A afirmação é do gerente de marketing VAS da TIM, Flavio Ferreira, em painel nesta quinta-feira no 9º congresso Tela Viva Móvel. Para Ferreira, os serviços de entretenimento e conteúdo voltados para telefonia móvel (VAS, na sigla em inglês) ainda estão longe de atingir todo o potencial que o país possui no setor: "Estamos deixando de fora o verdadeiro mercado. Estamos brigando por 7% do mercado que já consumiu VAS, mas há 93% sem ser atacado", diz.
Para Ferreira, as causas do baixo aproveitamento de um mercado tão amplo e inexplorado no Brasil são, basicamente, a incompatibilidade entre o que é oferecido aos usuários e o que eles realmente querem. Da oferta atual, o que se vê, segundo ele, são conteúdos de média ou baixa relevância para o cliente, tarifas altas e complexas - ainda mais para o consumidor brasileiro, que possui uma baixa receita média por usuário (ARPU) - ofertas confusas e conteúdo unidirecional.
"Não são só as operadoras que vão investir para mudar esse quadro", diz Ferreira. O trabalho, que envolve a penetração em um mercado inexplorado e a experimentação para ganhá-lo, segundo ele, deve ser de todos, desde operadoras até parceiros e fabricantes. Para Ferreira, tarifas mais baixas, transparência nas opções e maior interação são realmente os itens buscados - e não encontrados - por esses 93% que ainda estão de fora na conta de usuários cobertos por VAS.
Para inverter esse quadro, Ferreira apontou três pontos que devem ser melhor trabalhados pelas operadoras: conteúdo, com fontes reconhecidas e confiáveis para o usuário, boas práticas de billing que flexibilizem a oferta de serviços, com modelos de assinatura diferenciados, por exemplo, e relacionamento. Segundo ele, maior transparência no relacionamento com os usuários permitiria uma faixa de retenção maior nos serviços de VAS.

[Cris Simom - EXAME.com
]

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Feira nacional acontece em Porto Alegre.

De 29 a 31 de maio acontece a 5ª The Beauty - Feira Nacional de Beleza e Cosméticos no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. O evento de beleza e cosméticos reúne dezenas de profissionais e expositores nacionais e internacionais que irão demonstrar as novas tendências e o que há de mais inovador em produtos e serviços. Serão mesas-redondas, workshops, congresso de estética, congresso de manicure e o momento mais esperado: o The Beauty Fashion Show, onde cabeleireirose maquiadores, experts no assunto, executam ao vivo suas técnicas, revelando as tendências para a próxima estação. Um dos destaques do evento será a escolha do novo rosto da feira no Concurso Face TheBeauty.
A programação de workshops traz profissionais experts em técnicas como visagismo, maquiagem, penteado e as tendências em cores e técnicas de corte para a estação. O Congresso de Manicures promoverá encontros para apresentar novas técnicas de unhas esculpidas, unha artística, além de debates sobre saúde, marketing pessoal, entre outros.
[CDL - News]

terça-feira, 18 de maio de 2010

Rodrigo Alves Pereira vence etapa gaúcha do Young Lions 2010.

ARP patrocina evento em 2011 e contempla dupla criativa ao Cannes Lion.

Rodrigo Alves Pereira venceu na noite da última sexta-feira, 14, a etapa gaúcha do Young Lions 2010, na categoria AD/CW (criação) Sul, no Auditório do prédio seis da ESPM. O portfólio criativo do jovem foi avaliado por três ex-Youngs e pelo atual presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Daniel Skowronsky. Dos cinco finalistas: Cristiano Schmitz, Gabriel Jardim, Samir Arrage, Saulo Barbosa Szinkaruk, Rodrigo Alves Pereira obteve destaque diferenciado.
Para Tiago Mattos, que participa do júri pela terceira vez, o vencedor reuniu conceitos e estratégias de relacionamento. O portfólio, rico em estilo e estética, teve uma parte técnica apurada e um ótimo acabamento e direção de arte que contribuíram para o crescimento do trabalho. Tiago revela que Rodrigo apresentou diferentes clientes, do mais conservador ao mais inovador. O avaliador afirma que o portfólio tinha qualidade de mídia, manifestações distintas e uma lógica de operacionalização. “É uma dificuldade gigantesca escolher o nome. O que fez a diferença são as peças que não são necessariamente anúncios para TV. Elas servem também para a internet”.
Rodrigo contou que existiam trabalhos bem interessantes, e acredita ter vencido pela inclusão de peças, tanto para o meio digital quanto virtual. Afirma ainda que a motivação para participar tem relação com a troca de experiências e a exposição de seus trabalhos. Com a passagem garantida para o festival com a maior premiação da publicidade mundial, o Cannes Lions 2010, o mais atual premiado pretende conhecer os melhores trabalhos do mundo e planejar o crescimento profissional. “Toda vez que eu noto que um Young volta de lá, ele sabe ou saca o que vai acontecer depois”.

Para o próximo ano, o evento, que tem o patrocínio da ESPM e organização da Editora Referência, contará com o patrocínio da Associação Riograndense de Publicidade (ARP) e levará uma dupla de criativos ao Cannes Lion.
[publicidade - coletica.net]

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Projetos da Copa 2014 serão controlados por software gaúcho.

A apresentação prática do Sistema de Controle de Projetos e Indicadores (SCOPI) será realizada nesta quarta-feira, 14, para técnicos da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) e representantes da Procempa. A reunião ocorre desde as 9h, na Secopa (rua Siqueira Campos, 1163).
Em março, a secretaria assinou convênio com a empresa gaúcha TCA Informática para usar o SCOPI no gerenciamento dos projetos da Copa de 2014. O software é credenciado junto ao Programa Gaúcho de Qualidade e recebeu o Prêmio MPE Brasil 2008, permitindo elaborar todo o plano de ações com seus respectivos prazos de início e fim e responsáveis.
Outro recurso importante é o que possibilita que as partes interessadas sejam constantemente informadas sobre o andamento dos projetos através da publicação de notícias e agendamento de reuniões que são enviadas por e-mail aos envolvidos nos projetos. As documentações também poderão ser armazenadas, inclusive arquivos com fotos, cópias de notas, editais e até imagens, constituindo-se numa espécie de repositório de documentos relacionados aos projetos da Copa de 2014.
Essas tratativas permitem a padronização do processo de acompanhamento dos projetos através dos diversos órgãos e departamentos. Igualmente poderá ser padronizada a sistemática das empresas envolvidas nas obras relacionadas com a Copa 2014.
[INOVAPOA- Notícias]

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Número de jovens dispostos a trabalhar em outro país deve crescer 50% em 10 anos.

Relatório indica ainda em 15 anos 45% das multinacionais devem migrar para China e Índia.
O número de jovens dispostos a trabalhar fora de seu país deve aumentar em 50% nos próximos dez anos e cidades como Mumbai (Índia), São Paulo e Tóquio se transformarão nos principais núcleos de negócios, segundo um estudo divulgado hoje pela empresa de consultoria Pricewaterhousecoopers. A conclusão se desprende do IV Relatório Gestão de Pessoas no ano 2020, segundo o qual a média de destinos internacionais aumentará dos 22 países registrados em 2009 para 33 nos próximos anos.
O estudo assinala que nove de cada dez jovens nascidos entre 1980 e 2000, denominados 'milennians', estão convencidos que terão mais oportunidades que seus pais para trabalhar em outro país.
A pesquisa, baseada na opinião de 4,2 mil graduados, diz que 80% destes jovens querem trabalhar no estrangeiro e 70% espera usar uma língua não-nativa no trabalho.
Além disso, o relatório, que reflete as opiniões de altos diretores de 900 empresas, ressalta que a globalização do comércio, da tecnologia e do capital fará com que nos próximos 15 anos 45% das multinacionais migrem para China e Índia.
Também assinala as cidades de Mumbai, Délhi, Daca, Tóquio e São Paulo como os principais centros econômicos e os setores da energia e construção como "referente" de negócio empresarial.
No entanto, segundo a pesquisa anual entre os altos diretores da empresa de consultoria, 55% de altos cargos e responsáveis de empresas se queixam das dificuldades de mobilizar geograficamente seus empregados e asseguram que é custoso devido às regulações de cada país e seus sistemas fiscais.
Por este motivo, o relatório da empresa de consultoria recomenda que os Governos e as companhias "colaborem" para solucionar barreiras que criem obstáculos a concorrência e as operações internacionais e achem "passaportes globais" que permitam aos trabalhadores se deslocar com facilidade.
Assim, segundo o estudo, à medida que as empresas se instalem em países em vias de desenvolvimento, as organizações e os Governos poderiam se beneficiar do investimento conjunto nas infraestruturas que os trabalhadores precisam para viver, algo que poderia se estender, por exemplo, à escolarização ou ao acesso à ajuda médica para a população local.

[Caderno ZH Dinheiro]

terça-feira, 11 de maio de 2010

Os negócios do amanhã.

Trecho da reportagem de capa da edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de maio/2010, por Sérgio Tauhata.
Um bar no qual o preço das bebidas alcoólicas sobe e desce de acordo com o número de pedidos; uma rede social onde os usuários se unem para ganhar até 50% de desconto em compras; uma loja que dá todos os produtos de graça; uma franquia de padarias que se instala em locais pouco usuais, como shoppings e hospitais; um site em que clientes dão notas para os seus advogados; uma rede de lojas de surfe que premia os clientes com banhos de água doce.
Surpreendentes empreendimentos como esses vêm surgindo com força. Acompanham as transformações cada vez mais rápidas do comportamento do consumidor e as mudanças alucinantes da tecnologia.

Para ajudá-lo a criar ou tornar um negócio antenado - e lucrativo -, identificamos dez tendências de mercado:

1) o luxo deu espaço ao exclusivo: o cliente quer se sentir especial;
2) fazer o bem é muito valorizado;
3) existem muitos recursos para pesquisar - e economizar;
4) as pessoas querem estar juntas e compartilhar tudo;
5) interatividade é o grande barato do momento;
6) o consumidor está impaciente e imediatista;
7) não dá mais para disfarçar: o produto tem que ser realmente útil;
8) as empresas precisam ser transparentes, abrir o jogo;
9) bem-estar, equilíbrio: todo mundo quer ser feliz;
10) em um mundo conectado, onde ficam as referências?

Natural haver uma volta às raízes. A melhor maneira de traduzir essas dez tendências é compreender como
empreendedores no Brasil e no mundo estão conseguindo ganhar dinheiro com isso.
Inspire-se.
[revistapegn.globo.com]

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sebrae lança edição 2010 dos prêmios MPE Brasil e Mulher de Negócios no Distrito Federal.

Iniciativas têm o objetivo de reconhecer histórias pessoais e profissionais, além de promover o empreendedorismo no país.

Empreendedores de Brasília e Regiões Administrativas já podem se inscrever nos ciclos 2010 dos Prêmios MPE Brasil e Mulher de Negócios, lançados nesta semana no Distrito Federal. Ambos possuem seus processos de avaliação baseados nos critérios de excelência em gestão e estimulam a competitividade, fomentam o empreendedorismo e promovem a gestão pela qualidade.

O MPE Brasil é um prêmio de competitividade que reconhece esforços, iniciativas e ações empreendedores de micro e pequenas empresas que demonstram excelência na prática de gestão. É concedido pela parceria entre Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Gerdau.

O Prêmio Mulher de Negócios é uma iniciativa do Sebrae que, em parceria com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW) e a FNQ, estimula o empreendedorismo feminino, premiando os relatos de mulheres cuja vida é um exemplo para outras que querem trilhar o mesmo caminho de sucesso.

“Ambos os prêmios enfatizam a gestão pela qualidade. Em função deste foco, possuem fins educativos e competitivos, com a disseminação de conceitos fundamentais para excelência, que agregam valor à empresa, tornando-a mais competitiva no mercado”, explica a gestora dos prêmios no Distrito Federal, Adrianne Rocha. Em 2009, o Distrito Federal registrou 473 inscrições no MPE Brasil e 110 no Mulher de Negócios. Segundo a gestora, a meta é superar estes números em 2010.

As inscrições podem ser feitas pelos endereços eletrônicos: www.premiompe.sebrae.com.br e www.mulherdenegocios.sebrae.com.br. Quem precisar de ajuda para se inscrever pode procurar o Sebrae no Distrito Federal, no Setor de Indústrias (SIA), trecho 3, lote 1.580. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto, pela internet.

O lançamento dos prêmios, realizado na terça-feira (27), no Parlamundi, reuniu empresários dos segmentos do comércio, serviço, indústria e agronegócio, além de representantes de associações e cooperativas com fins produtivos. No evento, os participantes receberam informações, por meio de uma dinâmica diferenciada, para serem estimulados a participar dos processos de avaliação.

[Agência Sebrae de Notícias]

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cinco dicas para motivar seus funcionários.

Qualquer gestor sabe da importância de manter seus funcionários motivados . A motivação é essencial para um melhor desempenho no trabalho, aumenta a produtividade do grupo e mantém um ambiente agradável no escritório. E como fazer o funcionário se engajar mais? A revista Inc. compilou algumas dicas para mostrar que motivar um empregado vai muito além de aumentar o salário.

1. Dê o exemplo

Sua atitude é contagiante, lembra a revista. Um dos entrevistados, Kevin Plank, presidente de uma indústria têxtil, afirmou que a chave para motivar os funcionários em sua companhia é a comunicação. “Ouço as opiniões de todos e, invariavelmente, eles falam coisas que eu não pensei. Os empregados se engajam mais quando se sentem necessários, apreciados e valorizados”, disse.
2. Certifique-se que o funcionário compartilhe o sucesso da companhia
Desempenho, motivação e produtividade estão intimamente ligados a como o funcionário se sente na empresa . Essa é a importância de dar aos funcionários participação nos lucros. É como se isso reforçasse a mensagem: “estamos nisso juntos, e todos estão focados em tornar o negócio mais rentável”.
3. Crie uma cultura de autonomia
O autor Daniel H. Pink, em seu livro Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us (“Motivação: a verdade surpreendente sobre o que realmente nos motiva”, em tradução livre), afirmou que a quebra da bolsa de Wall Street é uma prova do perigo de motivar os funcionários estritamente através do dinheiro. Ele aconselha a dar mais autonomia aos funcionários sobre o que fazer e com quem. Fazer o que gosta possibilita ao empregado achar alegria no trabalho por si só, e leva a um desejo de superação – o funcionário vai querer fazer mais e melhor.
4. Encoraje reclamações
A fabricante de computadores Dell criou um clube online de anti-fãs: era ali que os computadores eram criticados. Além de receber as críticas, a empresa melhorava seus produtos com elas. E por que não fazer isso com os funcionários? As principais razões de os empregados não criticarem a gestão ou a cultura de um negócio são o medo de retaliação e a possibilidade de parecer ingrato. Mas cabe ao gestor criar um ambiente em que os funcionários se sintam livres para criticar e, portanto, participar ativamente da empresa.
5. Trabalho voluntário é motivador
No auge da recessão, a agência de publicidade Door Number 3 diminuiu seu ritmo de atividades. Por isso, os funcionários ocasionalmente ficavam ociosos. Então, a presidente da companhia, M. P. Mueller, decidiu se voltar para projetos sociais. Além de ajudar a construir um portfólio para a empresa, o trabalho mantinha os funcionários ativos e afiados. Muitas vezes, ao ajudar uma organização social necessitada, é quando os funcionários fazem seu trabalho mais inspirado. “Você tem muito mais liberdade quando seu cliente é um projeto social”, diz a presidente.
[Ricardo F. Santos - Papodeempreendedor.com.br]

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ministério do Turismo lança programa para qualificar serviços para a Copa.

O ministério do Turismo lançou nesta quinta-feira (29) o Bem Receber Copa, programa que pretende qualificar 306 mil profissionais que atuaram na recepção de turistas na Copa do Mundo de 2014 e que terá investimentos de R$ 440 milhões.
Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barreto, o evento esportivo cria uma situação propícia para melhorar a formação dos profissionais que atuam no setor. “A Copa do Mundo e as Olimpíadas [de 2016] vêm a calhar, porque significa a que a gente tem uma oportunidade de treinar um número enorme de trabalhadores”.
O programa terá formação em línguas, turismo no Brasil, e habilidades específicas, como a segurança dos alimentos para trabalhares do setor de bares e restaurantes.
O projeto será realizado em parceria com entidades representativas dos setores envolvidos, que, de acordo com o ministro, conhecem melhor as especificações de cada ramo. No setor de bares e restaurantes serão capacitados 150 mil profissionais, além de 30 mil camelôs de gêneros alimentícios.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci Júnior, ressaltou que será oferecido treinamento inclusive a vendedores ambulantes.
Na aviação regional, a formação deverá atingir 1,5 mil trabalhadores, cerca de 35% dos profissionais do setor. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Chyssafidis, a melhor preparação dos funcionários vai ajudar a promover destinos turísticos pouco conhecidos.
“Tem outro Brasil que os brasileiros não conhecem e os estrangeiros também não. É um Brasil que se transforma dia a dia, pujante”, disse Chyssafidis.
[Agência Brasil de Notícias]

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Feira na China mostra ideias de vários países para melhorar a vida nas cidades.

Imagine se praticamente todos os países do mundo apresentassem juntos, num mesmo evento, sugestões para melhorar a vida nas cidades grandes. É isso o que acontece a partir de hoje na EXPO XANGAI 2010, a enorme feira mundial, como mostra o enviado especial à China.
Na frente de cada pavilhão, a imagem que deverá marcar esta feira: as multidões gigantescas. Para entrar em alguns deles, a demora era de três horas. Ninguém reclamava. Além da famosa paciência chinesa, eles estão muito orgulhosos de terem conseguido organizar um evento onde tudo é imenso.

O centro cultural que parece uma nave espacial ou uma concha fechada é tão grande que não cabe inteiro na imagem. Setenta milhões de pessoas são esperadas nos seis meses da exposição e a preocupação com a segurança é tão grande que todo mundo tem que passar por uma revista tão rigorosa quanto a dos aeroportos.
No pavilhão do Brasil, claro, também tinha fila. A primeira pessoa a chegar mereceu um prêmio: uma camiseta da seleção.
Lá dentro, os chineses se divertiram na tela onde é possível misturar, ainda mais, o nosso povo. No chão, que reproduz imagens de satélite do território brasileiro, eles deram um jeito de fazer a foto com o Brasil ao fundo.
Algumas chinesas disseram que gostaram de conhecer um pouco mais do nosso país, já que só sabiam que somos bons em futebol e samba.
A exposição apresenta novas tecnologias e projetos para melhorar a vida nas grandes cidades. Duas capitais brasileiras foram escolhidas para mostrar seus exemplos.
Porto Alegre mostrou o programa de governança solidária local, que procura aumentar a participação dos moradores nas decisões sobre a cidade. Na entrada do pavilhão de São Paulo, o visitante passeava no meio da marca registrada da cidade.
O exemplo da capital paulista foi o programa que limpou a poluição visual. Nas fotos, bastava um toque para o visitante ver como era e como ficou.
Não é possível melhorar a vida nas cidades, sem melhorar o trânsito. A feira mostra como isso pode ser feito. Com carros ecológicos e inteligentes, que não precisam de motorista. Sensores indicam a localização e um sistema de satélite guia o carro para onde o passageiro quer ir.
Um dos carros tem três fontes de energia. O teto é um painel solar. As rodas captam a energia do vento e a carroceria é feita de um material especial que absorvo dióxido de carbono e transforma esse gás poluente também em energia. No futuro, o motorista não vai gastar com combustível e ainda vai colaborar com o meio ambiente. Pos onde o carro passar, vai deixar o ar mais limpo.
Pode demorar um pouco, mas a feira está mostrando que, para melhorar a vida nas grandes cidades, não faltam boas ideias.
ASSISTA O VÍDEO

[Roberto Kovalick - Xangai, China - Jornal Hoje/Globo]