sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Top de Marketing ADVB/RS - 2010.

O Top de Marketing ADVB/RS é o reconhecimento das melhores estratégias mercadológicas e o maior evento de marketing no Sul do País.

Reconhecido como um certificado de qualidade às estratégias vencedoras, o Top de Marketing é a maior premiação de marketing do sul do país. Além de contar com a presença das principais instituições e profissionais do estado, a premiação é uma oportunidade de mostrar ao mercado o sucesso das empresas vencedoras e de abrir portas para novos negócios.
A cada ano que passa, os mais bem-sucedidos profissionais celebram o êxito de projetos que se tornaram referência de gestão empresarial. Não é por acaso que há 27 anos o Top de Marketing ADVB/RS é o reflexo mais expressivo do talento do marketing gaúcho.

Confira o hot-site da edição 2010: www.advb.com.br/topdemarketing
[advb.com.br/topdemarketing]


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Porto Alegre participa da maior feira de futebol do mundo.

Porto Alegre participa no Rio de Janeiro da Soccerex, maior feira de futebol do mundo. A convite da organização, o secretário extraordinário da Copa de 2014, Ricardo Gothe, viajou ao Rio, onde acompanha o evento promovido pela empresa britânica Sport Global Management.
Realizado de domingo, 20, até quarta-feira, 24, no Forte de Copacabana, a feira é organizada sempre em países sedes de Copa do Mundo para a troca de experiências e incremento de negócios.
Participam representantes de governos, organizadores de eventos esportivos, conferencistas, expositores, patrocinadores de diversos países. São esperadas mais de 300 empresas expositoras de todos os ramos ligados ao futebol e cerca de 3,5 mil participantes. Na África do Sul, sede da Copa de 2010, a Soccerex estima ter gerado 120 milhões de libras através de negócios, investimento estrangeiro e despesas dos participantes nos três anos em que sediou seu evento no país.
[Comunicação PMPA]

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A verdade no marketing.

Em um congresso mundial de marketing realizado nos Estados Unidos, a programação era de alto padrão técnico, embora o título de uma das palestras parecesse equivocado: “A verdade no marketing”. Isso porque a prática do bom marketing pressupõe o exercício permanente da verdade. Na sua apresentação, o conferencista exibiu anúncios, folhetos e vídeos, todos mostrando os produtos e os serviços, com suas marcas e logomarcas. Ao lado de cada um desses anúncios, mostrou análises de laboratórios e institutos de certificação, que indicavam, de um lado, as características que os produtos e serviços diziam ter e, de outro, aquilo que efetivamente continham. As análises apontaram claras diferenças para menos, seja na composição química, seja no desempenho do produto, seja na qualidade e intensidade dos serviços oferecidos. Ou seja, prometiam alguma coisa, mas entregavam um produto ou serviço de qualidade inferior. Aquelas empresas estavam enganando o consumidor.
No decorrer da palestra, fui pensando: se fosse no Brasil, este palestrante tão corajoso não teria “o amanhã” profissional. Ao final, e para a minha surpresa, o palestrante foi longamente aplaudido e de pé, como um popstar. No espaço reservado para perguntas, vários foram os pedidos de desculpas, apresentados pelos representantes de algumas das empresas mencionadas, ao auditório e aos consumidores. Esses senhores diziam desconhecer tais infrações e prometiam tomar imediatas providências. Outros afirmavam e pediam aos participantes que nunca mais prestigiassem as empresas denunciadas e seus produtos. Enquanto isso, no Brasil, vemos diariamente algumas empresas e políticos enganarem as pessoas e, ainda assim, continuarem sendo prestigiados pelos clientes e eleitores. É só consultar os Procons, os resultados das eleições e as crônicas policiais e de escândalos. Precisamos melhorar, e muito, no marketing e neste Brasil.

[Günther Staub - Diretor da Staub Comunicação e Marketing]

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Entre os Grandes Eventos de Negócios do Turismo Mundial.

Uma das grandes feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festival do Turismo de Gramado reúne, no sul do Brasil, significativa amostra do produto turístico mundial. Razão pela qual figura ao lado dos mais importantes eventos do setor. É a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano.
Em dois dias de intensa atividade, o Festival de Gramado propicia o clima ideal para a concretização de negócios e parcerias que geram sólidos resultados durante todo o ano.
Vitrine privilegiada para 2.600 marcas, é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico, recebendo empresas, representações oficiais e profissionais com poder de decisão de mais de 50 países no moderno Centro de Feiras e Eventos Serra Park. Por seus corredores circulam mais de 13 mil profissionais do trade.
As atividades do Festival do Turismo de Gramado compreendem feira de negócios, congresso, workshops e eventos sociais.
[festivaldeturismodegramado.com.br]

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Coca-Cola tem garrafas desenhadas pela grife Gianfranco Ferrè.


A Coca-Cola lançou no mercado italiano uma série com garrafas criadas pela grife do estilista Gianfranco Ferrè, falecido em 2007. Os responsáveis pelo design luxuoso da coleção limitada foram os diretores criativos da marca, Tommaso Aquilano e Roberto Rimondi. Apesar de não serem projetadas pelo próprio Ferrè, as criações mantêm totalmente os traços do estilista.
São quatro garrafas de alumínio de Coca-Cola Light em texturas diferentes, lançadas no mercado europeu e em seguida, nos EUA. Não há previsão para a distribuição das garrafinhas no Brasil.
A parceria faz parte de um projeto que já teve embalagens criadas também pelo fashion designer Karl Lagerfeld.
[Cris Simon - Exame.com]

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Classe D entra de vez nas faculdades brasileiras.

As classes populares estão ocupando as salas de aula das universidades brasileiras. Uma pesquisa do Data Popular mostra que entre 2002 e 2009, o número de estudantes de graduação passou de 3,6 para 5,8 milhões. O avanço de 57% de alunos nas universidades só não é mais surpreendente pelo fato de que a classe D representa 15% dos futuros profissionais que sairão das universidades.
O movimento das classes populares em direção às faculdades não tem volta. Dos alunos matriculados que formam o quadro nacional, 58% pertencem à classe C e somente 19% representam a classe mais rica do país. Os motivos para a “invasão” são muitos. Desde a oferta de crédito e projetos do governo como o ProUni, até instituições que se adaptam ou nascem com o objetivo de atender e ensinar os alunos menos favorecidos financeiramente.
Porém, o maior incentivo a investir em sua educação é o retorno financeiro. Para os alunos da base da pirâmide, esta é a chance para que se consiga um emprego e um salário melhor no futuro. Neste cenário, a facilidade ao crédito e a melhoria da distribuição de renda não é mais o passaporte para compras no varejo, mas sim para o universo do conhecimento.
Modelo de ensino

Uma das primeiras escolas a integrar este perfil de aluno foi a Estácio de Sá. Há pelo menos 30 anos a universidade recebe estudantes de classes mais baixas por meio de mensalidades com preços acessíveis. Apesar de abrir as portas, a Estácio se preocupa em adaptar o aluno ao ensino já que na maioria dos casos este aluno tem dificuldades por não possuir uma boa formação na escola.
“Por isso criamos o projeto Gabaritando, que trabalha com a defasagem dos estudantes em disciplinas como matemática e português, por exemplo, cujo objetivo é fazer com que eles acompanhem os outros alunos e o modelo de ensino da própria faculdade”, explica Pedro Graça, Diretor Executivo de Marketing da Estácio, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Outra medida que favorece a escolha dos cursos da Estácio como graduação é o material didático, que é totalmente fornecido pela faculdade - já inserido na mensalidade – após uma parceria fechada com as editoras. “Faz uma diferença enorme no estudo e propicia muito esse público que está entrando na universidade”, aponta Graça.
Luta pelo estudo

A maior intensificação de alunos da classe D nas faculdades aconteceu em 2004, principalmente por conta do programa criado pelo governo. De lá para cá, estes alunos têm sido uma grande perspectiva para as universidades que atuam neste novo campo, que passaram a fazer estudos para receber esta demanda. "Não é o pai que o coloca na faculdade. Para a Classe D, o estudo é um investimento", afirma Renato Meirelles, Sócio-diretor do Data Popular, ao Mundo do Marketing.
“Essa classe paga a faculdade com muita luta e não com um dinheiro que sobra. O investimento é de mais de 50% da sua renda total. Arrisco dizer que 70% dos alunos da classe D que chegam a universidade são os primeiros da família a terem graduação”, diz Wilson Dourado, Pró-reitor da Uninove, em entrevista ao site.
A Uninove é uma faculdade voltada para quem mora nas periferias de São Paulo e que necessitam de uma instituição de ensino superior de fácil acesso. A principal diferença com relação à outras universidades não é só na mensalidade. Como são alunos carentes de conhecimento, cultura e técnica, eles chegam com expectativa muito além da classe média, que entra nas salas para aperfeicoar o seu conhecimento.
Realidades opostas

Entre os desafios da Uninove para formar um profissional completo, a escola busca entender as chances de colocação no mercado de trabalho, criar situações de orientação com acompanhamento permanente do aluno e ações que os permitam interagir com profissionais de mercado. “Tivemos um aluno que durante o dia coletava latinhas de alumínio para vender e pagar a faculdade. Demos um incetivo com bolsa de estudos para que ele sirva de exemplo”, conta Dourado.
Por outro lado, a ESPM não se adaptou a esta realidade por uma questão de posicionamento.
Com alunos majoritariamente da classe A, a escola não oferece cursos em horário noturno, por exemplo, o que reduz as chances de alunos que trabalham e que pagam a faculdade. “Não vejo como incluir estes alunos porque as bolsas oferecidas são para os alunos que já estão na ESPM”, conta Tatsuo Iwata, Vice-Diretor da ESPM, ao portal.
Mesmo assim, serão cada vez maiores as ofertas para que os alunos menos favorecidos financeiramente entrem nas universidades. Uma delas é o crescimento da demanda da baixa renda por escolas de graduação. “São poucos alunos se cadidatando a um número cada vez maior de vagas”, avalia Iwata. E a tendência é de que a invasão da classe D nas salas de aula continue aumentando. “A cada ano na faculdade o salário aumenta 21%. Ao final de quatro anos o estudante dobra o salário. A nova classe média chegou para ficar com um sonho de estudo e não de consumo”, completa Marcelo Neri, Chefe do Centro de Pesquisas Sociais da FGV.
[Data Popular]

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Philip Kotler e o Marketing 3.0: o impacto das redes sociais.

O maior especialista do marketing tenta explicar as mudanças que as redes sociais e o crescente poder dos consumidores têm para os negócios.
Philip Kotler, uma das maiores autoridades mundiais quando o assunto é marketing, esteve nesta terça-feira (9/11) na ExpoManagement em São Paulo. Kotler tem 44 livros publicados, alguns dos quais muito familiares para alunos e especialistas da área no Brasil. O último volume, que o autor apresentou em sua palestra para o auditório lotado, chama-se "Marketing 3.0". O livro é uma tentativa de cobrir as mudanças por que a disciplina passou nos últimos anos com a revolução da internet - Web 2.0 e das redes sociais -, propondo um caminho para as empresas administrarem suas práticas no futuro.
O autor começou a palestra falando sobre a perda da efetividade dos investimentos em marketing e explica que ainda existem 2 tendências para a área para os próximos anos: orçamentos menores e exigência por maiores retornos para os investimentos. Isso se complica ainda mais se considerarmos o papel das redes sociais na vida das marcas. O consumidor insatisfeito pode influenciar sua rede de contatos a ter uma atitude negativa em relação a uma empresa. Por outro lado, enfatiza Kotler, "se você cria um caso de amor com seus clientes, eles mesmos se encarregam por fazer a sua publicidade".
Em consequência destas mudanças na estrutura da sociedade, Philip propõe uma nova filosofia empresarial na qual as companhias buscam compreender seus clientes e absorver suas demandas através da construção colaborativa de produtos e processos. Por fim, a "empresa [3.0] se preocupa com a situação do mundo e quer contribuir para um mundo melhor", conclui Kotler.
[Digital News]

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Twitter e Facebook influenciam na decisão de compra de 25% dos internautas.

Dados apontam ainda que 83% dos entrevistados compartilham conteúdo nas redes.
Pesquisa do Ibope realizada com 8.561 internautas de onze regiões metropolitanas do país revelou que as redes sociais, como Twitter e Facebook, influenciam na decisão de compra de 25% dos internautas.
Esses números sobem quando o assunto é o Rio de Janeiro, onde as redes influenciam 33% dos brasileiros que usam a web.
Os dados apontam ainda que 83% dos entrevistados compartilham conteúdo nas redes; 44% avaliam, comentam e participam; 10% editam, moderam e influenciam e 96% leem, ouvem e assistem.

[Portal Exame]

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As variáveis do email marketing.

O sucesso da sua estratégia de email marketing depende de vários fatores, como em uma equação matemática há variáveis a se considerar na hora de fazer planejamentos e revisões. Você deve avaliar a fidelidade e interesse dos contatos, a probabilidade de sua mensagem ser considerada spam, e assim por diante. É extremamente improvável que um único fator seja decisivo para o sucesso ou fracasso de uma campanha, geralmente o que verificamos é a conjunção de vários desses fatores trabalhando ou a seu favor ou contra o bom andamento de uma edição de email marketing.
Fidelidade

Essa variável vai aumentar em muito a probabilidade de um contato abrir uma mensagem enviada por você. Se ele ou ela já tem confiança no tipo de conteúdo enviado as chances de continuar abrindo os emails aumenta proporcionalmente e é justamente por isso que você sempre trabalhar para cultivar esse tipo de fidelidade nos contatos.
Interesse

Na correria do dia-a-dia é impossível, na maior parte das vezes, dar conta de ver todos os emails na caixa de entrada, um a um. A grande maioria das pessoas realiza uma espécie de 'filtro' subjetivo em que seleciona quais emails ler e quais marcar como lidos. Relevância é a palavra-chave aqui, de alguma forma o que você está enviando deve ser relevante para que seu contato tenha o interesse de abrir o email.
Ameaça de Spam

Proibimos o envio de emails não autorizados através da nossa ferramenta de email marketing, mas acontece de, por alguma razão, como conteúdo inadequado ou reclamações de outros usuários, a sua mensagem ser classificada como spam por algum provedor. Para evitar esse tipo de erro é imprescindível ater-se às boas práticas de email marketing, cuidar do conteúdo das edições, evitar palavras comumente associadas a spam e várias outras medidas que você pode consultar na seção de boas práticas de email marketing da nossa wiki.
Este são apenas alguns exemplos de variáveis no email marketing, com certeza há muitas outras, mas o que se deve ter sempre em mente é que não há uma fórmula pronta de como fazer. A melhor coisa é aperfeiçoar constantemente sua estratégia de acordo com as variáveis encontradas.
[emailmanager]

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Copa 2014: Porto Alegre apresenta Comitê e logomarca.

Na próxima terça-feira, 9, Porto Alegre inicia nova etapa em sua preparação à Copa do Mundo. O prefeito José Fortunati, a partir das 8h30, no terraço do Hotel Sheraton, oficializará a criação do Comitê Organizador Sede - Porto Alegre 2014, e apresentará a logomarca da Capital gaúcha para o evento.
A nova formatação de Porto Alegre para o mundial, idealizada pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa), atende às exigências da Fifa e marca a próxima fase do projeto, tendo como novidade a integração de entidades civís ao evento. "O Comitê que estamos implantando permitirá que a cidade amplie sua preparação, tanto em áreas de atuação, quanto em agentes envolvidos. Estamos migrando de uma fase de planejamento para a execução", enfatizou o prefeito. Pela configuração proposta, serão criados sete grandes eixos temáticos em áreas como mobilidade urbana, turismo, marketing e infraestrutura esportiva, entre outras. Em cada um deles, poder público e entidades civis terão participação.
Logo após o evento de lançamento, os trabalhos do Comitê já iniciam com a instalação da Câmara Temática de Turismo e Rede Hoteleira, que reunirá no mesmo local as entidades do setor para discutir os projetos de preparação, tendo como um dos focos principais a promoção turística internacional da cidade.
[Comunicação Social - PMPA]