sexta-feira, 30 de julho de 2010

Unir-se a outra empresa pode dar certo.

Recentemente, o Cine Belas Artes, na Rua da Consolação, em São Paulo, perdeu o patrocínio do banco HSBC e por conta disso corre o risco de fechar. Com uma programação que inclui filmes produzidos fora do grande eixo comercial, o lugar é badalado e querido entre aqueles que gostam de um cinema mais alternativo. Mesmo com um público fiel, o proprietário não consegue arcar com todas as despesas dependo exclusivamente da bilheteria.
Vendo a situação, um grupo de 15 restaurantes paulistanos se uniu e organizou uma campanha para ajudar o Belas Artes até que outro patrocinador de peso apareça. Funciona assim: o cliente que aceitar pagar R$ 5 reais a mais na conta do almoço ou jantar, ganha um vale ingresso que, carimbado após o fim da sessão de cinema, vale uma sobremesa em uma próxima refeição no mesmo restaurante. O dinheiro arrecado vai todo para o Belas Artes.
Me parece uma boa ideia essa estratégia de integrar diferentes tipos de negócios, uma espécie de “compre alguma coisa nessa loja e ganhe desconto em outra”. Isso prova que mesmo empresas fora do mundo virtual, mais especificamente aquelas inseridas em sites de compras coletivas, podem tirar proveito da união de suas marcas. Se no on-line a ideia do colaborativo já está muito presente e difundida, até pelas características do meio, mais ações semelhantes à campanha dos restaurantes podem trazer esse tipo de negociação para o mundo real.
[Heloisa Camargo - Plublicado originalmente em papodeempreendedor.com]

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Telefónica assume controle da Vivo.

Companhia pagará € 7,5 bilhões à Portugal Telecom, segundo o jornal espanhol El País. Acordo envolve a compra de 50% das ações pertencentes à PT.

A Telefónica fechou na noite desta terça-feira (27) um acordo para comprar da Portugal Telecom os 50% de participação que a companhia portuguesa possui da Brasilcel, grupo que controla a Vivo, segundo o jornal espanhol El País.
De acordo com o jornal, a companhia espanhola pagará € 7,5 bilhões aos portugueses - a Telefónica já é a dona da outra metade da Brasilcel. Ainda segundo o jornal, a Portugal Telecom usará os recursos da venda de sua parte na Vivo para comprar participação acionária em outra companhia de telefonia do Brasil, a Oi.
O valor fixado é € 350 milhões maior do que o previsto pelos acionistas no fim de junho deste ano, divulgou o El País. A Brasilcel controla uma fatia de 60% da Vivo. As negociações entre Telefónica e Portugal Telecom já duravam dois meses, e foi preciso a intervenção do governo português.
O jornal ainda indica que o objetivo da Telefónica é fazer uma fusão entre a Vivo e a Telesp - operadora de telefonia fixa do grupo. A união, no entanto, não será realizada num primeiro momento, e as duas empresas continuariam trabalhando de forma independente.

[G1 - Jornal da Globo]

terça-feira, 27 de julho de 2010

Prefeitura entrega licenças para obras no Beira-Rio.

O projeto arquitetônico e as licenças ambientais para as obras de modernização do estádio Beira-Rio para a Copa de 2014 serão entregues ao Sport Club Internacional nesta quarta-feira, 28, às 16h. O evento, que ocorrerá nas suítes do estádio, contará com as presenças do prefeito José Fortunati, do ministro do Turismo, Luiz Barreto, e dos secretários municipais do Meio Ambiente e de Obras e Viação.
Durante a cerimônia, o presidente do Internacional Vitório Píffero apresentará as principais intervenções para a modernização do espaço e anunciará o cronograma de obras.
Após a solenidade, os convidados visitarão o gramado do estádio para visualizar os pontos que serão reformados.

Gigante para sempre

O Estádio Beira-Rio é a casa do Sport Club Internacional e o estádio oficial da Copa na cidade. Inaugurada em 1969, a arena já passou por diversos processos de modernização. É um dos estádios brasileiros mais preparados para a Copa e que oferece as melhores condições de conforto e segurança aos torcedores e profissionais envolvidos nos jogos.
Para se adequar totalmente às exigências da Fifa e proporcionar instalações ainda melhores aos mais de 100 mil sócios do Inter, o Gigante da Beira-Rio passará por uma série de intervenções. Com as obras, o estádio terá capacidade para 62 mil torcedores.
[Notícias/Comunicação Social/PMPA]

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como ter uma imagem sólida na internet.

Saiba de que forma que um planejamento estratégico voltado para mídias sociais pode ajudar na construção da marca na web. Assista ao vídeo.
Alguém está falando bem ou mal de sua empresa nesse momento. Em segundos, esse comentário estará no Twitter, no Facebook, no Orkut. Se a questão for grave, um simples desabafo pode ganhar proporções gigantes e resultar em uma comunidade contra a sua marca.
As redes sociais deixaram de ser um ambiente exclusivo para a troca de ideias de garotões desocupados e estão sendo cada vez mais usadas pelas empresas como ferramenta de relacionamento. Mas como atender à demanda desse cliente 2.0 que gosta de palpitar e quer respostas rápidas?
Manoel Fernandes, sócio da Bites, consultoria especializada na gestão de estratégias voltadas à web 2.0, fala sobre a importância de fazer um planejamento estratégico voltado para as mídias sociais e de que forma é possível implantar essa cultura nas empresas.

Clique aqui e assista ao vídeo de sua palestra na Endeavor, organização sem fins lucrativos voltada ao empreendedorismo
[Época Negócios online]

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O mundo em 2050.

Na edição de seu aniversário, a revista americana Smithsonian fez um exercício de futurologia e enumerou 40 novidades que conheceremos até 2050, a partir de pesquisas e reflexões que já começam a ser levadas a sério hoje. No site da publicação, vídeos e reportagens detalham cada proposta: há quem pense que carros elétricos serão dados de graça, que prédios sofisticados serão construídos de barro ou que descobriremos vida fora da Terra. No site, você pode conhecer todas as projeções.
As ideias, claro, são exploradas a partir de uma perspectiva norte-americana. Uma pesquisa encomendada pela revista nos EUA mostrou que, de maneira geral, há otimismo no país quanto ao futuro. A principal preocupação é quanto ao meio ambiente: 70% prevêem uma grave crise energética.
O maior otimista é Barack Obama, que assina um dos artigos da publicação. Para o presidente americano, a principal meta do país é ganhar a corrida da energia limpa: “É por isso que estamos fazendo os investimentos mais significativos da nossa história em energia limpa, oferecendo subsídios a empresas que produzem turbinas eólicas e paines solares, que vão nos ajudar a dobrar a produção de energia renovável nos próximos anos”.

Entre no site da revista para explorar mais projeções. e dê sua opinião: como vai estar o mundo em 2050?

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Hotelaria faz lançamento nacional em Porto Alegre, de cursos preparatórios para funcionários visando a Copa do Mundo de 2014.

Na última terça-feira, dia 13, no Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre - SindPoa, ocorreu a aula inaugural presencial da Escola Virtual dos Meios de Hospedagem (EVMH).
A cerimônia marcou o lançamento nacional da iniciativa. A Escola Virtual preparará, gratuitamente, mais de trezentos funcionários de meios de hospedagem no Rio Grande do Sul.
Desde o dia 12, já ocorreram aulas para funcionários dos hotéis da Rede Plaza de Porto Alegre e do Hotel Deville.
Todas as 12 cidades que sediarão jogos em 2014 participarão do programa. Serão oferecidos os cursos de Capitão Porteiro, Gerência Média, Governanta, Recepcionista, com uma carga horária de 200 horas, utilizando a metodologia de Educação à Distância (EaD).
Os cursos terão a duração de cinco meses e serão preparados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). São promotores o Ministério do Turismo, IBH – Instituto Brasileiro de Hospedagem, braço operacional da ABIH Nacional –Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Fórum de Operadores Hoteleiros, Resorts Brasil, entre outras entidades participantes do Programa Bem Receber Copa 2014.
Os participantes dos cursos receberão certificação e os hotéis um selo especial com direito a hospedar turistas do Mundial 2014.
Só ganharão o selo “Bem Receber Copa 2014″ os hotéis que capacitarem 80% de sua equipe. A coordenadora dos cursos no RS será a psicológa Janaína Baggio. No Brasil, é o professor Silvânio Assis, contratado pelo Instituto Brasileiro de Hospedagem.

Informações no Estado:
evmh@janainabaggio.com, www.evmh.com.br e ABIH-RS – (51) 3227-4603.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Decifre os visitantes do seu site.

Serviços de análise de dados, como o Webtrends ou o Google Analytics podem ajudá-lo a conhecer melhor os seus clientes. Mas, com o volume cada vez maior de informações disponíveis na rede, a avaliação nem sempre é tão simples.
Veja abaixo o que realmente importa para entender o movimento do seu endereço virtual:

Visitantes únicos
Esse é o índice mais básico: representa o número exato de pessoas que visitaram o seu site em um determinado período. Serve para calcular a popularidade da sua página. Se o número estiver abaixo do esperado, é sinal de que o plano de mídia está errado. Para quem busca divulgação de marca e relacionamento com clientes na internet, a quantidade de visitantes únicos é extremamente relevante. Já para as empresas que querem vender na rede, a qualificação do público é mais importante. “É melhor ter menos acesso e vender mais, do que atrair muitas pessoas que não têm interesse nos seus produtos”, diz Marcel Matsuda, diretor da agência especializada Fri.To.

Taxa de rejeição
O internauta entra no seu site, não interage com nada e sai. Isso quer dizer que o seu endereço virtual foi rejeitado por aquele usuário. Todos os serviços de análise de dados fornecem o percentual das pessoas que recusaram a sua página. É natural que cerca de 40% dos visitantes únicos rejeitem um site. “Hoje já existem mais sites do que pessoas no mundo. Muita gente chega em um site sem querer. É natural”, afirma Flavio Luizetto, gerente de operações da agência especializada Web Traffic.

Páginas visitadas
Trata-se do número total de páginas navegadas pelos usuários no seu site. Uma boa média, segundo Luizetto, da WebTraffic, são três páginas para cada usuário único. Sites com lojas virtuais devem ter um índice maior de páginas visitadas. “É normal que lojas virtuais tenham até sete cliques”, diz Luizetto.

Aspectos demográficos
Ficar atento às características dos usuários é fundamental para traçar uma boa estratégia de divulgação. Dados como a cidade, estado e país de onde acessam o seu site, assim como o horário de pico das visitas, são vitais para um bom plano de mídia. “É importante identificar o perfil do visitante para não desperdiçar verba na hora de definir o investimento em mídia”, diz Matsuda, da Fri.To.

De onde vem os internautas
Saber como os internautas chegam ao site também é importante. Se a maior parte encontra seu endereço pelo Google, investir em links patrocinados pode ser uma boa estratégia. “É possível identificar de onde vem o público. É ali que sua empresa precisa fazer anúncios”, diz Luizetto
[Revista PEGN]

terça-feira, 20 de julho de 2010

Empresários repercutem ideias transmitidas no 11º Congresso Internacional da Gestão.

Evento teve início ontem na Fiergs, em Porto Alegre, e se estende até esta quarta-feira.
Na plateia do 11º Congresso Internacional da Gestão, empresários e gestores de setores representativos da economia do Estado e do país repercutiam os ensinamentos que ouviam dos palestrantes. Logo após a palestra do escritor e trendwatcher internacional Adjiedj Bakas — que abordou o tema "Além da crise: o futuro do capitalismo"— , o presidente da Fiergs, Paulo Tigre, ressaltou um trecho que lhe chamou a atenção:
— O mundo não parou, não estacionou. A crise é uma questão de oportunidade.
Acrescentando também a necessidade de fazer um planejamento a longo prazo, Tigre lembra que toda a campanha feita pela Fiergs é em cima da inovação — não por caso, o tema do congresso é "Gestão Inovadora: Os caminhos da Liderança Humana".
Já sobre as ideias de co-criação apresentadas pelo presidente da Experience Co-Creation Partnership, Venkat Rasmawany, na segunda palestra do dia, Roberto Zardo, diretor institucional da Fundação Nacional da Qualidade observou:
— Ele trouxe um conceito que não é tão novo, mas a grande dificuldade que vejo é que ainda não foi aplicado na sua totalidade.
O evento é promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e deve reunir 7 mil pessoas na Fiergs até quarta-feira. Entre os especialistas em administração de diferentes partes do mundo que passarão pelo congresso estão Kim Barnes, presidente da Barnes & Conti (EUA); e Roberto Saco, presidente da ASQ.
[Gisele Loeblein - Zero Hora]

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Contagem regressiva para o único prêmio do mercado destinado a empreendedores.

O prêmio Empreendedor de Sucesso de Pequenas Empresas & Grandes Negócios está em seu quarto ano, feito através de uma parceria da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas (FGVcenn), com o patrocínio da Visa.
A idéia deste projeto é incentivar a criação de novos negócios no Brasil, divulgar e reconhecer empreendedores e empresas de sucesso. Para participar, basta ter uma empresa constituída há mais de três anos em 30 de junho de 2010 e preencher a ficha de inscrição. São três as categorias premiadas: Oportunidade (para aquelas empresas que souberam vislumbrar uma oportunidade de mercado), Inovação (para as que se valeram de um produto, serviço ou um processo administrativo inovador) e Crescimento (para as que tiveram um crescimento expressivo e contínuo nos últimos anos). A empresa que se destacar nos três quesitos leva o prêmio máximo, de Empreendedor de Sucesso 2010. Este ano o Prêmio vem ainda com uma novidade: o processo de julgamento conta com uma primeira etapa mais objetiva, na qual o empreendedor deverá fazer um breve relato da história de sua empresa e de sua carreira como empreendedor.
Os vencedores serão retratados na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de Dezembro de 2010 e serão convidados a participar de um Fórum do Empreendedor na Fundação Getulio Vargas. O ganhador do prêmio máximo poderá ainda aprimorar seus conhecimentos em três sessões de mentoring com professores da FGV, nas áreas que desejar entre “Gestão de Empresas Familiares”, “Planos de Negócios”, “Finanças e Controladoria”, “Marketing”, “Logística”, “Gestão da Inovação”, “Estratégia”, “Recursos Humanos”, “Gestão da Produção” e “Sustentabilidade”.
Leia o regulamento e inscreva sua empresa.

[editora.globo.com/especiais]

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Projeto altera tetos do Simples Nacional e do Empreendedor Individual.

Projeto de Lei Complementar que foi protocolado nesta terça-feira (13) na Câmara dos Deputados, em Brasília, amplia o teto da receita bruta anual das empresas para entrada no Simples Nacional, passando dos atuais R$ 2,4 milhões para até R$ 3,6 milhões.
A proposta autoriza ainda a entrada de novas categorias econômicas no sistema e eleva o teto da receita bruta anual para a formalização do Empreendedor Individual de R$ 36 mil para R$ 48 mil.
Essas são algumas das alterações na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC 123/06) propostas no projeto que será assinado por integrantes da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional. O ato está marcado para às 18 horas, na Presidência da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (Anexo II, sala 136 C), com a participação de representantes do Sebrae.
O projeto prevê ainda o parcelamento especial automático de débitos tributários de empresas do Simples Nacional, a solução de problemas relativos à cobrança do ICMS e mais simplificações para o Empreendedor Individual.
“Vamos trabalhar para votar o projeto logo após as eleições para que as mudanças possam valer já a partir do próximo ano”, diz o deputado Cláudio Vignatti (PT/SC), que preside a Comissão de Finanças e Tributação e a Frente Parlamentar da Pequena Empresa.
Ele aposta no entendimento construído desde a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Aprovamos a Lei num período eleitoral”, lembra. A aposta, explica, também está “nos entendimentos construídos desde aquela época, inclusive quanto aos ajustes já feitos à Lei” por meio das leis complementares 127/07 e 128/08
[Agência Sebrae de Notícias]

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Profissão de Marketing recebe aprovação na Câmara de Deputados.

PL que ficou parado por um ano gerou polêmica entre profissionais.
Após quase cinco anos, o Projeto de Lei que regulamenta o exercício da profissão de Marketing recebeu a primeira aprovação na Câmara dos Deputados. O PL 1944/07, de autoria do Deputado Federal Felipe Bornier (PHS-RJ), vinha tentando ser apreciado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público desde 2008.
O texto, no entanto, deve ainda passar pela Comissão de Finanças e Tributação e pela Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania, seguir para discussão no Senado e, finalmente, ser sancionado pelo Presidente da República. A história do Projeto de Lei tem sido motivo divergências nos últimos anos.
Apresentado originalmente em 2005 pelo então Deputado Eduardo Paes, e atual prefeito do Rio de Janeiro, o PL foi publicado no Diário da Câmara dos Deputados no final daquele ano legislativo e ficou parado até o fim de 2006. Desde sua criação, o texto contou com a oposição de alguns parlamentares e gerou polêmica no mercado por igualar o profissional de Marketing ao publicitário.

Projeto foi arquivado por um ano

Ainda em 2006, o Projeto foi arquivado porque Paes não se candidatou à reeleição e não houve pedido para a reabertura do PL. No ano seguinte, o mesmo texto foi encaminhado à Câmara, novamente, pelo Deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO) e recebeu novo processo: 1226/07.
Em agosto daquele ano, o Projeto de Lei 6235/05 foi desarquivado pelo Deputado Wellington Roberto (PR-PB), deixando assim, dois textos iguais a serem aprovados pela Câmara. Somente um ano depois, em setembro de 2007, o Deputado Felipe Bornier (PHS-RJ) apresentou o novo texto 1944/07, que se juntou ao 1226/07. Em outubro do mesmo ano, o antigo 1226/07 foi rejeitado e o novo PL (1944/07) recebeu aprovação para tramitar na Câmara.
O ano de 2008 marcou inúmeras tentativas de votação do PL 1944/07 para ser aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara. Um dos fatores que atrasaram o andamento do processo foi a mudança do verbete Nº 2 da Súmula de Jurisprudência da Comissão, que julga a regulamentação de profissões.

PL gerou polêmica entre profissionais

Todos os textos apresentados até então falavam sobre a impossibilidade de outros profissionais exercerem a carreira sem serem diplomados em Marketing. A iniciativa obrigou que o projeto não propusesse uma reserva de mercado para um segmento em detrimento de outras profissões com formação idêntica ou equivalente. Esta medida visava garantir o exercício profissional, com os deveres e as responsabilidades estabelecidos.
[WP-clicrbs.com]

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Branding ou auto-ajuda organizacional.

As pessoas que trabalham em uma organização não estão lá por comungarem ideais ou visões do mundo.
De uns anos para cá, muitas empresas embarcaram na panacéia de qualificar sua “cultura” como base de gestão organizacional. Simplificando, é o que chamam de branding.
Se por cultura entendemos o conjunto de éticas, valores e visões de um conjunto de pessoas, definir uma “cultura organizacional” é mais um dos muitos truques antropomorfos.
Esse esforço de criar paralelos entre uma empresa e uma pessoa é um divertido passa-tempo metafórico, mas na prática, branding mais parece um exercício de auto-afirmação do que outra coisa.

O processo é sempre o mesmo: começa-se com uma longa pesquisa interna, uma espécie de divã fastidioso com os dirigentes, funcionários graduados e muitos outros pelegos.
É claro que as sessões não são propriamente conduzidas por especialistas dos meandros psicológicos dos animais humanos, portanto, as entrevistas seguem um script. As respostas são tidas, pois, como verdadeiras e sinceras. Não há tempo para observar: o jeito é perguntar.
O objetivo é ouvir os caras, anotar tudo e tentar encontrar um mínimo denominador comum. Mínimos denominadores comuns são caretas mas democráticos. Esse conjunto de ideias, atitudes, visões e ambições dão uma boa noção do barba papa, do frankenstein, da colcha de retalhos cultural de uma empresa.

As pessoas que trabalham em uma organização não estão lá por comungarem ideais ou visões do mundo. Elas estão lá pela grana, ora, e a grana não fede, nem cheira.
O branding pega tudo isso e apresenta para quem toca o barco, quem manda na parada. O que os manda-chuvas fazem com essa inutilidade toda, só Deus sabe, mas finge-se bem: tomando-se como base a opinião de todos, decide-se que a empresa é isso ou aquilo, tem tais valores, missões, visões e toda a pataquada clássica. Me engana que eu gosto.

Quando Deus ditou as leis, Ele foi mais pragmático: chamou o profeta à montanha e não perguntou a opinião de ninguém, tascou-lhe as tábuas.

É muito louco, porque o resultado dessas investigações todas, dessa ciência ou profecia confirma (entre aspas) ou comprova (entre aspas) a opinião do dono, entrevistado em primeira instância.
Pra não dar bandeira, o truque é florear e metaforizar, em lindas apresentações e outras pirotecnias estilísticas.
E de uma organização para outra, é um copy-paste muito lucrativo para quem faz e um enorme alívio de consciência para quem paga.
[Fernand Auphen - Webinsider]

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Prefeitura e PGQP estudam qualificação para a Copa.

O prefeito José Fortunati recebeu ontem, 7, o diretor-presidente do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Ricardo Felizzola, o coordenador executivo do PGQP, Luiz Pierry, e o representante da IBM, Antônio Carlos Canova.
Durante o encontro foi avaliada a realização de uma parceria entre as entidades e o poder público para auxiliar nos projetos da Copa do Mundo 2014.

Segundo Fortunati, a prefeitura tem interesse em formar parcerias e estabelecer esforços comunitários para uma qualificação diferenciada da cidade para receber o evento. “Vamos analisar em conjunto as propostas, dentro do que já vem sendo construído de forma concreta, e levando em consideração as características da cidade. Trabalhamos baseados em planejamento e temos a clara compreensão da complexidade na execução das obras e do seu impacto para a população”.

Conforme Felizzola, a idéia é contribuir através de workshops. “Estamos nos colocando à disposição para ajudar no projeto de gestão”. Ficou acertado a criação de um plano para identificar as principais áreas que poderão ser trabalhadas através de um centro de comando.
Também participaram da reunião o secretário de Governança Local Solidária, o diretor-presidente da Procempa e o diretor da agência InovaPOA
.
[Secom- PMPA- notícias]

quarta-feira, 7 de julho de 2010

RS terá delegacia de crimes virtuais.

Neste mes de julho deve entrar em funcionamento a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil, órgão destinado à investigação de crimes cibernéticos e também daqueles que envolvam alta tecnologia.
De acordo com o diretor do Deic - Departamento Estadual de Investigações Criminais, delegado Ranolfo Vieira Junior, o titular será o delegado Emerson Wendt, que coordena cursos específicos sobre crimes praticados na Internet.
A Repressão a Crimes Informáticos ficará no prédio do Deic, em Porto Alegre. A estrutura, segundo Wendt, contará com quatro salas, computadores, cartório e setor de investigação, entre outros.
Até o momento, ainda não foi decidido o número de agentes que serão lotados na especializada, porém se sabe que não deve ser um grande contingente, visto que grande parte das investigações será realizada no campo virtual.
O alto índice de crimes nessa área fez com que, em 2006, quando foi elaborado o plano de reestruturação do Deic, fosse incluída uma delegacia específica para essa área, segundo informa o Correio do Povo.
[oficinadanet.com.br]

terça-feira, 6 de julho de 2010

Hering se destaca com moda, marketing e foco na classe média.

Empresa é escolhida como a melhor do setor têxtil por MELHORES E MAIORES

Fundada há 130 anos, em Blumenau (SC), a Hering vive uma história de estabilidade assombrosa e mudanças radicais. A primeira parte é representada pelo fato de que a empresa continua no mesmo ramo de atividade, sob o controle da mesma família, e com sua marca viva na mente de pelo menos três gerações de consumidores. Para manter essas características vivas, porém, adotou transformações profundas para encarar a feroz concorrência dos asiáticos.

Sua estratégia envolve uma mistura de moda, marketing agressivo e preços compatíveis com o bolso da classe média. Com isso, a companhia faturou 513 milhões de dólares no ano passado - um crescimento de 31%. Com lucro de 74 milhões, a empresa apresentou uma rentabilidade de 35% - a maior do setor têxtil. Os resultados contribuíram para que fosse o destaque do setor têxtil de MELHORES E MAIORES.
Para crescer, a Hering precisou aprender a ser também varejista. Hoje, possui uma rede de 276 lojas, entre próprias e franqueadas. Até dezembro, espera chegar a 325 unidades. Em 2013, planeja romper a marca de 400 pontos de venda. Ao sair das grandes redes de varejo multimarcas, a Hering esperava que o aumento da renda levasse a classe C a buscar produtos mais elaborados e a valorizar o ambiente de compra. As pesquisas - e os resultados - mostraram que a empresa estava certa.
[Tatiana Vaz - Exame - negócios/notícias]

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Saiba como escolher a estratégia de marketing correta.

Fala-se muito sobre estratégias de marketing e como elas são importantes para garantir a competividade de pequenas empresas. Desta vez, nosso tema é um outro conceito importante do marketing, que são dois tipos de abordagem do cliente. Existem duas maneiras de fazer essa abordagem: o marketing um-a-um e o marketing de massa. São duas estratégias com focos diferentes, mas que não estão em conflito e por isso podem ser usadas simultaneamente.
Focos diferentes

A ideia por trás do marketing um-a-um é tratar clientes diferentes de forma diferente. Para isso, é preciso diferenciar o cliente e identificar os que são os melhores e mais promissores. A partir daí, desenvolve-se um relacionamento personalizado com cada um deles. Com os outros clientes, continua-se usando as estratégias de marketing direto ou de massa.
Já o marketing de massa tem como objetivo aumentar a base de clientes da empresa, a partir do foco em um produto ou serviço para atender uma necessidade específica do mercado. Enquanto ele visa aumentar a participação da empresa no mercado (market share), o marketing um-a-um quer aumentar a participação de um cliente na empresa (share of customer). Nesse caso, recomenda-se proteger os clientes mais importantes, eliminando seus nomes das listas de mala direta, por exemplo, para tratá-los de maneira diferenciada.
As empresas devem investir nas diferentes modalidades de marketing para se manterem competitivas e atingirem seus objetivos de participação no mercado.
[Débora Carrari - Blog Empreendedores]

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Terceirização melhora receita das empresas, aponta estudo.

Adesão ao outsourcing melhorou a receita operacional, o retorno sobre ativos e diminuiu os custos gerais e administrativos de 244 empresas que participaram da análise.
O estudo "O impacto da terceirização nos negócios", realizado pelo IBV – Institute for Business Value – da IBM, revela que empresas que aderem ao outsourcing registram em dois anos um crescimento de receita 4,3% maior que o de seus concorrentes diretos que continuam gerenciando sua infraestrutura de TI.
A pesquisa constatou que essas organizações, além de reduziram os custos gerais, administrativos e de vendas, alcançaram melhor desempenho em três métricas-chave financeiras: receita pré-impostos (EBT), receita operacional e retorno sobre ativos (ROA).
Participaram da análise 244 empresas de diferentes países que iniciaram projetos de terceirização em larga escala entre 2001 e 2006.
Logo no primeiro ano de contrato, as companhias registraram maior redução de despesas administrativas e de vendas, com índice equivalente a 2,9 % do de seus concorrentes que não contrataram o serviço. "O estudo reforça que a terceirização é hoje mais do que uma forma de baixar custos operacionais. O outsourcing já é reconhecido como parte relevante da estratégia corporativa, por permitir maior foco dos líderes no core business e também por contribuir positivamente para o balanço financeiro da empresa", comenta a Diretora de Outsourcing da IBM Brasil, Ana Paula Assis.
Ainda de acordo com a pesquisa, em dois anos, as empresas apresentaram um aumento consistente de 3,2% no crescimento de receita operacional em relação à concorrência. Já o retorno sobre ativos teve desempenho 0,13% melhor. "Embora esse crescimento não pareça substancial, a métrica tem como base o lucro líquido dividido pelo total de ativos.
Sendo assim, mesmo uma pequena ascensão pode se traduzir em ganhos financeiros significativos", destaca.
O estudo avaliou também que as empresas não só se destacaram dentro dos seus setores de atuação, mas também se desenvolveram melhor que no período pré-terceirização. No primeiro ano de contrato, a empresas reduziram custos administrativos e de vendas em 3,5 pontos percentuais. Já no segundo, elas aumentaram em 4,5% o crescimento de receita anual quando comparado ao período em que gerenciavam infraestrutura em TI.
[Redação - administradores.com]