A Projeção Brasil de Leitores, com base nos Estudos Marplan e no IVC consolidados de 2008, aponta que a publicação tem um total de 8.812.000 leitores. Dados do IVC de dezembro mostram que a tiragem média por edição da revista é de mais de 1,2 milhão de exemplares e a circulação líquida de mais de 1 milhão.
Entre outros títulos de sucesso da Abril estão a Boa Forma, que tem 1.827.000 leitores segundo a Projeção Brasil; a Claudia, que tem 2.041.000, e a Playboy, com 2.511.000. A Editora Abril tem também a revista líder absoluta do mercado adolescente. A Capricho é a maior marca teen do Brasil.
Foram 1.929.000 leitores em 2008. São mais de 200 mil revistas a cada mês. No ano passado, a circulação da Capricho cresceu 41%, segundo o site da Editora Abril. Mundialmente, 59% dos entrevistados acreditam de certa forma ou completamente na publicidade veiculada nesta mídia.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Nielsen através da internet com 25 mil consumidores. Com forte segmentação, as revistas atendem a todos os gostos e públicos. Basta dar uma olhada em qualquer banca de jornal para dar de cara com centenas de títulos que focam mulheres, homens ou crianças, com os mais diferentes interesses. São revistas femininas voltadas para moda, saúde, boa forma, culinária, e até para noivas ou gestantes. Publicações que focam jardinagem, história, ciências e até hobbies como tricô ou crochê. Além das masculinas como Playboy e Sexy, ou as voltadas para aqueles que gostam de animais, barcos, motos, carros etc. Uma gama que atende a todos os tipos de públicos.
Para se ter uma ideia, apenas a Editora Abril publica anualmente mais de 300 títulos. A Abril trabalha praticamente com todos os segmentos de públicos. Os números do ano passado mostram o tamanho da Abril no mercado de revistas. Em 2008, ela foi líder simplesmente em 22 dos 25 segmentos em que opera. Ela detém mais de 50% do mercado. Suas publicações alcançaram, ao longo do ano passado, 179,2 milhões de exemplares, em um universo de 28 milhões de leitores e 4 milhões de assinaturas.
Das dez revistas mais lidas do País, sete são da Abril. Os números de uma de suas publicações, a Veja, resumem este desempenho. A Veja é a terceira maior revista semanal de informação do mundo e a maior fora dos Estados Unidos.
[Teresa Levin - Jornal Propaganda e Marketing]