domingo, 23 de agosto de 2009

Você lançaria um produto pior e mais barato?

Que a crise financeira pegou os Estados Unidos de jeito não é novidade para ninguém. Mas a reação das empresas surpreende cada vez mais. A Procter & Gamble (P&G), por exemplo, lançou naquele país uma versão “piorada” do detergente para lavar roupas Tide, que foi designada como “Basic”.
Segundo a própria empresa, o produto perdeu um pouco a capacidade de limpeza do original, mas custa 20% menos. O Wall Street Journal afirma que esse é um dos sinais mais eloquentes de como o enfraquecimento da economia está pressionando as fabricantes de produtos de consumo.
O Tide é o sabão em pó mais vendido dos EUA, mas vem perdendo espaço. Fechou junho com 44% do mercado, queda de 1 ponto percentual em relação a um ano antes. A versão líquida teve uma queda ainda maior, fechando o mês com 41,4% de participação, 3,25 pontos abaixo do mesmo mês do ano anterior.
A decisão de lançar uma versão “piorada” do Tide não foi assimilada facilmente pela empresa, segundo a reportagem do jornal americano. O produto representa US$ 3 bilhões da receita anual da P&G e os executivos temiam que a versão menos eficiente e mais barata canibalizasse o Tide normal. O departamento de marketing da P&G temia manchar a marca, mas foram convencidos pelos novos hábitos dos americanos. Segundo relatório do Information Resources, 52% dos consumidores dos EUA planejam comprar produtos de marcas próprias, que normalmente são mais baratas, no próximo ano.
O novo Tide está a venda, por enquanto, em 200 supermercados dos EUA. A P&G vai observar o desempenho das vendas e avaliar a estratégia antes de decidir o futuro do Tide Basic.
[papodeemprendedor.com.br]

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