quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Philip Kotler, o mestre do marketing recebe Livro dos 50 Anos da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAS - Brasil.

Segundo o Presidente da HSM Brasil, Marcos Braga, em toda história da administração somente dois pensadores conseguiram permanecer como a principal referência em suas áreas de conhecimento por mais de quarenta anos: o já falecido Peter Drucker e Philip Kotler.
Nesta segunda-feira, dia 26/09/2011, o mais famoso Mestre do Marketing do Planeta esteve no Plaza São Rafael Hotel para um encontro com convidados especiais da Tetrapak. Durante a tarde participou do Seminário HSM: Marketing 3.0 – O novo papel do Marketing em uma Economia conectada por redes.
Com autorização da HSM-Inspiring Ideas, responsável pelos eventos que ele está realizando no Brasil, combinado com a Coordenação de Eventos do Plaza, recebeu o Livro dos 50 anos da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas – Brasil, das mãos do Diretor de Marketing, Abdon Barretto Filho.
Convém salientar que o Kotler escreveu nada menos do que 51 livros, dez deles nos últimos cinco anos.É autor das mais importantes obras já editadas na área, traduzidas para mais de 20 idiomas e ultrapassam a marca de 5 milhões de cópias vendidas em 58 países. Seu livro Marketing Management é considerado a bíblia do marketing e é usado por praticamente todas as escolas de negócios do planeta. Suas obras mais recentes são Chaotics e o Marketing 3.0.
Entre centenas de destaques no mundo, o Prof. Kotler foi considerado pelo The Wall Street Journal como a 6ª. pessoa mais influente no mundo dos negócios. Em 2005, foi selecionado como o quarto maior expert de negócios pelo Financial Times (atrás do Jack Welch, Bil Gates e Peter Drucker). É professor da Kellog School of Management, da Northwestern University. Obteve mestrado pela Universidade de Chicago e o Ph.D pelo MIT, ambos em Economia. Pós-Doutorado em Matemática pela Universidade de Harvard e em Ciências Comportamentais pela Universidade de Chicago. Recebeu dez doutorados honoris causa de dez importantes universidades em todo o mundo.
[Plaza on-line - 28/09/2011]

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Antes de matar um produto, libere o código!

Editora Globo

O conhecimento contido em gadgets aposentados poderia ajudar a pesquisa em universidades e países pobres.

Mais um mês se passa. E outra companhia decide acabar com um produto, mesmo após gastar milhões de dólares e anos de pesquisa. Em 2009, a Cisco adquiriu da Pure Digital os direitos das câmeras com visor giratório. Os celulares estavam começando a ficar tão bons para tornar a novidade obsoleta e, agora, a ideia está indo para o brejo de vez.Algumas empresas vão à falência, outras interrompem os produtos que não são lucrativos mas, no fim, para onde vai todo o conhecimento de fabricação? Para lugar nenhum. Em um mundo onde tudo é descartável, será uma boa hora para exigir grupos que produzam coisas necessárias à sociedade, além de apenas se preocuparem com os lucros?
Se as empresas vão simplesmente encerrar a produção, por que não liberam os direitos desses equipamentos? Poucas fazem isso hoje em dia, enquanto outras, como a Nokia, prometem abrir, mas acabam trancafiando tudo de novo.Um exemplo disso está no esforço da Sony para produzir robôs. O AIBO, um dos muitos animais mecânicos produzidos pela companhia, já teve vários modelos desde o lançamento, em maio de 1999. Eles podiam andar, ver o ambiente ao seu redor com uma câmera e até obedecer a comandos em inglês e em espanhol. Hajime Sorayama foi o nome por trás do design que, hoje, faz parte das coleções permanentes do Museu de Arte Moderna de Nova York e do Instituto Smithsonian. Cerca de 120 mil cães AIBOs foram vendidos até a Sony encerrar sua produção em 2006, com a intenção de deixar a companhia mais lucrativa.
Imagine o avanço na robótica que teríamos se esses projetos, que representam décadas de pesquisa, fossem abertos para que essa tecnologia pudesse ser estudada em universidades. Um gesto desse poderia ajudar a melhorar a imagem da companhia, prejudicada após mais de 75 milhões de dados pessoais de usuários terem sido hackeados e postados na internet. Doar essa tecnologia de robótica é só um desses passos possíveis.
E o palm, lembra quando todo mundo tinha um? Pois é, esses dias já eram e a empresa foi comprada pela HP, em 2010, por US$ 1,2 bilhão. Os aparelhos aposentados não são úteis comercialmente, mas a aplicação da tecnologia eletrônica para computadores de baixo custo para nações em desenvolvimento é infinita. O projeto Um Computador por Criança poderia usar os segredos do Palm e fabricar notebooks mais baratos que os atuais, que custam US$ 100.
Agora, imagine ficar online em qualquer lugar a qualquer hora, com velocidade de banda larga — bom, você já pode agora, mas em 1999 só a Ricochet conseguia dar isso. A grife foi comprada no mesmo ano por algumas vezes. Nessas idas e vindas, acabou morrendo, em 2000. Talvez, teríamos uma conexão bem diferente da atual ou até mais barata e rápida, se ela não tivesse desaparecido. A lista continua e não tem hora para acabar.
[Phillip Torrone - editor da Make, revista americana de tecnologia, e diretor de criação da Adafruit Industries, empresa de open source de hardware e eletrônicos - Revista Galileu]

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O marketing na compreensão das pessoas.

Eduardo Fleck Diefenthaeler - Diretor de Gestão e Inovação da ADVB/RS

A história de nosso Estado se confunde com o espírito empreendedor de pessoas que construíram marcas fortes como Gerdau, Renner, Grendene, RBS, Tramontina, Randon, entre outras. Por trás do sucesso dessas companhias, existem pessoas que foram capazes de perceber as melhores soluções para atender as necessidades de seus clientes.
Esses empresários, mais do que interpretar números de pesquisas de mercados, compreenderam o que seus clientes queriam, ao analisar como eles interagem física e emocionalmente com os produtos. Recentemente, o fundador da Apple, Steve Jobs, disse: “As pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas.” Há 100 anos, Henry For já havia constatado: “Se perguntasse aos consumidores o que eles queriam, teriam dito cavalos mais rápidos.”
O marketing, mais do que estimular as empresas a aumentarem suas vendas nos mercados que já atuam, é capaz de ajudar as empresas a criarem novos modelos de negócios. A maioria das inovações soluciona o problema das empresas por meio de modelos de negócios inéditos. Henry Ford não inventou o carro. Steve Jobs não inventou o MP3 player. Ambos não criaram produtos até então inexistentes. Apenas estabeleceram novos modelos de negócios, capazes de solucionar velhas necessidades de seus ainda não consumidores de forma eficaz, simples e prática.
São para iniciativas criativas e inovadoras como essas que a ADVB/RS criou o Top de Marketing, que será entregue em 24 de novembro às empresas que foram além do trivial. Devemos avaliar as mudanças do complexo ambiente externo, não apenas analisando as principais tendências, mas sim todas elas de forma cruzada e sobreposta. É preciso ser mais antropólogo e menos matemático. Muitas vezes empreendedores com pouca educação formal são capazes de perceber necessidades ignoradas por corporações poderosas.
Só tem condições de avançar quem é frequentemente desafiado por novas conquistas. A ADVB acredita que o marketing servirá para resgatar o espírito criativo e persistente dos empreendedores gaúchos, ajudando a construir o futuro do nosso Estad
o.
[Jornal do Comércio - POA]

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Empresas contam como lucraram com a mudança de suas gestões.

Ganhadoras do prêmio MPE Brasil de competitividade para micro e pequenas empresas mostram as modificações na administração de seus empreendimentos e os resultados positivos obtidos.

Categoria: Serviços de Saúde

A empresa Simpharma abriu as portas em 2004, na cidade de Arcoverde (PE), especializada na fabricação de produtos farmacêuticos manipulados. Três anos depois, decidiu ampliar as opções oferecidas aos clientes e passou a trabalhar com outras marcas, além de ampliar para o ramo da odontologia. Em 2007, começou a trabalhar com uma nova gestão de qualidade e em 12 meses todas as ações planejadas já estavam implementadas. A preocupação com a capacitação contínua dos funcionários tornou-se prioridade, assim como manter os conhecimentos técnico-científicos relacionados à manipulação sempre atualizados.
Em termos de infraestrutura, submetem todos os equipamentos à manutenção preventiva e corretiva. Na área de recursos humanos, passaram a valorizar mais os funcionários. “Quebramos a pirâmide hierárquica tradicional e adotamos ações para aproximação dos colaboradores”, afirma o diretor administrativo, Sérgio Franklin Santos Cordeiro. Como resultado, a empresa triplicou faturamento e inaugurou uma nova unidade, na cidade de Belo Jardim, também em Pernambuco.

Categoria: Serviços

A empresa Aprimor Consultoria, aberta em 1995, atua com gestão organizacional, incluindo a preparação para certificações ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001, planejamento estratégico e organização administrativa. A gestão do empreendimento tenta ser focada na confiabilidade e na melhoria técnica constante. Para alcançar isso, a empresa certificou-se com a ISO 9001. Tentando também agregar valor à marca, buscou o reconhecimento da Abrinq como Empresa Amiga da Criança.
Entre as mudanças implementadas, o foco da gestão passou a ser na qualidade dos serviços prestados e em ações de melhorias implementadas com frequência. Como resultado houve um crescimento do faturamento e da confiabilidade, abertura de novos mercados e manutenção dos níveis de satisfação dos clientes. “Nesses anos de atuação percebemos que a gestão, corretamente conduzida, é uma condição para a continuidade e crescimento dos negócios”, afirma o diretor da Aprimor, Jodrian Soares Amorim de Freitas.
Categoria: Destaque de Boas Práticas e Responsabilidade Social

A Quinta da Estância Grande trabalha desde 1992 com turismo rural, ecológico e pedagógico, recebendo mais de 70 mil visitantes por ano. Em 2008 recebeu o Certificado de Neutralização de Carbono, tornando-se a primeira fazenda do segmento carbon-free do Brasil. O empreendimento possui uma série de iniciativas em busca da sustentabilidade socioambiental da área em que se localiza, na cidade de Viamão (RS), entre elas a preservação das matas nativas e ciliares e tratamento biológico de água para evitar contaminação do subsolo e lençóis freáticos, além de um projeto de resgate, valorização e aprendizado da cultura indígena.
A gestão pela qualidade foi implementada de acordo com o crescimento da empresa. Hoje, a Quinta da Estância Grande conta com diversas práticas, como a recepção de animais silvestres apreendidos em uma parceria com o Ibama e a Brigada Militar, o que aumentou em 30% a sua capacidade de recolher os animais. A receita do negócio também começou a crescer 20% ao ano com as constantes melhorias em gestão.
[Rafael Farias Teixeira - PEGN]

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Nelson Perez, executivo da Attos planejamento&gestão é o paraninfo dos formandos 2011-1 do Curso de Graduação em Gestão Comercial da Ftec-Faculdades.

A turma de formandos do Curso de Graduação em Gestão Comercial 2011-1 da Ftec-Faculdades, escolheu como paraninfo, o Prof. Nelson Perez, executivo da Attos planejamento&gestão.
Esta homenagem é o reconhecimento deste grupo de profissionais, do cumprimento da missão que lhe foi confiada.
A cerimônia de formatura aconteceu no dia 03 de setembro de 2011, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.

A Turma de formandos dedicou ao Prof. Nelson a seguinte mensagem:
Mestre
"A distância nos trará saudade, a amizade que nos transmitiu nos fará lembrar de você, que colaborou para a anossa conquista. Deixamos aqui o nosso símbolo de gratidão. Sempre com a certeza que apesar de todas as dificuldades valeu a pena o caminho que percorremos".
Obrigado por tudo!
Formandos Gestão Comercial 2011-1[Attos Planejamento&gestão]

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

MP aciona Fiat por campanha com Dustin Hoffman.

No spot para rádio, Hoffman diz que, com o carro, "você tem apenas uma chance de escapar da polícia".

A campanha criada pela Agência Fiat para anunciar o novo Fiat Cinquecento foi considerada um estímulo a atitudes criminosas, de acordo com o Ministério Público do Paraná.

Por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, o órgão abriu inquérito civil para apurar suposta prática de publicidade abusiva praticada no comercial.
No sport para rádio, o ator hollywoodiano Dustin Hoffman diz que, com o carro, "você tem apenas uma chance de escapar da polícia". Segundo a promotora de Justiça Cristina Corso Ruaro, a frase seria um incentivo ao consumidor para que se comporte de forma contrária à Lei.
O MP-PR também acionou o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), pedindo que analise o caso e tome providências.
Por meio de nota, a Fiat disse não ter sido comunicada oficialmente da instauração de "qualquer processo ou procedimentos em qualquer instância envolvendo a publicidade". Procurada pelo Adnews, a assessoria da Agência Fiat também preferiu não se posicionar.
A publicidade abusiva é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo definida no parágrafo 2º do artigo 37: "É abusiva, dentre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumido; a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança."

[Portal Exame]

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sony lançará seu primeiro tablet em 17 de setembro.

A previsão é que o preço do tablet da série S, com uma tela de 9,4 polegadas e baseada no sistema operacional Android, seja de 406 euros para o modelo de 16 GB.

O objetivo da Sony é tomar a liderança do mercado japonês de tablets com sistema operacional Android no ano fiscal de 2012, que termina em março de 2013 A multinacional japonesa Sony anunciou nesta quinta-feira que seu primeiro tablet chegará ao Japão em 17 de setembro, com o objetivo de concorrer em um mercado liderado pelo popular iPad da Apple.
A previsão é que o preço do tablet da série S, com uma tela de 9,4 polegadas e baseada no sistema operacional Android, seja de 45 mil ienes (406 euros) para o modelo de 16 GB, segundo fontes da Sony citadas pela agência local "Kyodo".
A empresa planeja lançar em outubro ou novembro seu tablete da série P, equipado com duas telas de 5,5 polegadas e pensado para as comunicações móveis.
O objetivo da Sony é tomar a liderança do mercado japonês de tablets com sistema operacional Android no ano fiscal de 2012, que termina em março de 2013, indicou o vice-presidente da Sony Marketing, Akihiro Matsubara.
Calcula-se que o mercado japonês de tablets alcançará dois milhões de unidades no atual ano fiscal, e que aumentará para 3,2 milhões no exercício fiscal de 2012.
A Sony apresentou nesta quarta-feira em Berlim seus tabletes S e P como parte do catálogo de novidades para este outono, quando os dois modelos também devem chegar ao mercado europeu.
[Agência EFE - Época Negócios]

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ftec Faculdades completa 20 anos hoje.


O Grupo Ftec Faculdades completa hoje 20 anos de trabalho educacional no Rio Grande do Sul. A Ftec, que iniciou suas atividades numa pequena escola de informática, em Caxias do Sul, atualmente oferece 23 cursos de graduação (entre bacharelados e tecnológicos).
Além disso, tem cursos de pós-graduação, 16 cursos técnicos e realiza estudos de qualificação e extensão.
A Ftec Faculdades tem unidades em quatro cidades gaúchas: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo e Porto Alegre.
[Correio do Povo]

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Marketing de guerrilha pode beneficiar pequeno negócio.

Imagine a seguinte situação: você está no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, preparando-se para o check in, quando o alto-falante do saguão de passageiros anuncia que é aniversário da cidade. Em seguida, um samba começa a ecoar pelo espaço. Nesse momento, os supostos atendentes de uma companhia aérea começam a dançar, chamando a atenção não só de seus clientes, mas de todos no local.
Os “atendentes” eram dançarinos e tudo aquilo estava programado e coreografado. A ação foi realizada em 2010 por uma companhia aérea internacional no dia do aniversário do Rio de Janeiro. É o chamado marketing de guerrilha, que trabalha em cima do inusitado para divulgar as marcas. A empresa baiana Atak Ideias Criativas, que promove este tipo de marketing, é uma das atrações da Feira do Empreendedor 2011, que acontece de 4 a 8 de outubro, realizada pelo Sebrae na Bahia, no Centro de Convenções, em Salvador. A Feira vai mostrar diversas oportunidades para micro e pequenas empresas (MPE) melhorarem seus empreendimentos.

Segundo o proprietário da Atak Ideias Criativas, Helderlei São José, as MPE podem se beneficiar dessas ações. “Trata-se de iniciativas bastante eficientes. Causam impacto e, geralmente, são de baixo custo”, explica. Ele destaca que o marketing de guerrilha possui aliados importantes, que são as redes sociais. “As campanhas de marketing de guerrilha geram muitos comentários por parte de quem presencia e essa divulgação boca a boca vai se ampliando por meio das redes”, diz.
Registro

Ainda de acordo com o empresário, muitas pessoas que presenciam as ações de marketing de guerrilha registram em máquinas fotográficas e celulares o que veem. “Isso tudo é uma divulgação que, nas entrelinhas, passa uma mensagem e fortalece a marca do empreendimento que realiza a ação”, complementa.

As expectativas para a Feira do Empreendedor são as melhores possíveis para o empresário. Ele esteve presente na última edição, em 2009, e exibiu o Robozão. Trata-se de um robô com 2,4 m de altura, que circulou pelo evento chamando a atenção do público. “Essa é outra vertente do nosso trabalho, que é o marketing promocional, por meio da divulgação direta da marca”, explica. Helderlei conta que fechou bons negócios na última Feira e espera resultado ainda melhor nesta edição.
[Agência Sebrae]

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Uma Bíblia e um profeta.

Um acréscimo editorial resume a influência de Philip Kotler numa área de conhecimento essencial aos negócios. Genaro Galli, diretor da pós-graduação da ESPM e professor do MBA em Marketing, lembra que nos primeiros contatos que teve com a obra básica de Kotler – Administração de Marketing, que escreveu com Kevin Keller , o livro era chamado da “a bíblia do marketing” de maneira informal. Nas edições mais recentes, o uso corrente incorporou o apelido ao título.
O marketing tem vários profetas, mas Kotler teve a habilidade de amarrar e construir uma obra definitiva – compara Galli.
Nas duas últimas décadas, Kotler foi um dos autores mais lidos e estudados nas escolas de negócio no mundo, e ainda é. Seu grande trunfo foi compilar, em linguagem acessível, conceitos específicos de área do marketing.
- Eu li na graduação, na pós, no mestrado e indico para meus alunos. Já vi três palestras dele, duas em São Paulo e outra em Porto Alegre. Ele é tão bom por escrito como ao vivo, porque é muito didático, é um professor. Kotler é sinônimo de marketing, é o autor mais popular. Uma característica é que ele se reinventa, acompanha as mudanças – acrescenta.
Na leitura retrospectiva da própria obra, Kotler classifica de marketing 1.0 o que era focado no produto. É a leitura mais clássica, que inclui a abordagem dos chamados quatro Ps – produto, preço, propaganda e distribuição (no último, o P vem do original em inglês, place). O conceito 2.0 centra atenção no cliente, coroado como rei e alvo de esforços de encantamento. A evolução para o 3.0 é orientada para os valores, que propõe relação das empresas não com um consumidor, mas com um ser humano.
- O marketing 3.0 não é para todas as empresas. Ainda há as que estão descobrindo o 1.0, outras evoluíram para o 2.0 e algumas começas a implementar o 3.0 – avalia Galli.
Para Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola de Negócios, Kotler é o responsável pela união das três áreas de conhecimento que se interligam no marketing – psicologia, economia e matemática/estatística.
- Ele tinha formação econômica com forte ênfase em matemática e acabou fazendo cursos sobre comportamento humano. Uniu três ciências, escreveu livros e se tornou essa referência na área de gerência de marketing.
Na opinião de Viesti, a evolução do raciocínio de Kotler, é um reflexo das transformações do mundo, uma espécie de sinal dos tempos:
- As coisas mudam, e as pessoas precisam se adaptar.
Mesmo assim, avalia, a teoria continua basicamente a mesma, enquanto na aplicação muitas novidades surgiram.
Como exemplo mais acabado, cita a própria comunicação entre empresas e consumidor, que se transformou de unilateral e esporádica para multifacetada e contínua.
- Há uma mudança cultural mundial. O que Kotler está dizendo é que é preciso olhar para o mercado muito mais para suprir necessidades do que só abrir um negócio e ganhar dinheiro – afirma Viesti.


Philip Kotler em Porto Alegre

Seminário HSM Philip Kotler
Data: 26 de setembro de 2011
Local: Teatro do Bourbon Country (Av Túlio de Rose, 80)
Horário: 14h às 18h30min
Inscrições: 0800-771-6606
Preço: até 16/09 R$ 1.750,00 – preço normal R$ 2.000,00
Informações: eventos@hsm.com.br

[Zero Hora - 04/09/2011]