quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O marketing na compreensão das pessoas.

Eduardo Fleck Diefenthaeler - Diretor de Gestão e Inovação da ADVB/RS

A história de nosso Estado se confunde com o espírito empreendedor de pessoas que construíram marcas fortes como Gerdau, Renner, Grendene, RBS, Tramontina, Randon, entre outras. Por trás do sucesso dessas companhias, existem pessoas que foram capazes de perceber as melhores soluções para atender as necessidades de seus clientes.
Esses empresários, mais do que interpretar números de pesquisas de mercados, compreenderam o que seus clientes queriam, ao analisar como eles interagem física e emocionalmente com os produtos. Recentemente, o fundador da Apple, Steve Jobs, disse: “As pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas.” Há 100 anos, Henry For já havia constatado: “Se perguntasse aos consumidores o que eles queriam, teriam dito cavalos mais rápidos.”
O marketing, mais do que estimular as empresas a aumentarem suas vendas nos mercados que já atuam, é capaz de ajudar as empresas a criarem novos modelos de negócios. A maioria das inovações soluciona o problema das empresas por meio de modelos de negócios inéditos. Henry Ford não inventou o carro. Steve Jobs não inventou o MP3 player. Ambos não criaram produtos até então inexistentes. Apenas estabeleceram novos modelos de negócios, capazes de solucionar velhas necessidades de seus ainda não consumidores de forma eficaz, simples e prática.
São para iniciativas criativas e inovadoras como essas que a ADVB/RS criou o Top de Marketing, que será entregue em 24 de novembro às empresas que foram além do trivial. Devemos avaliar as mudanças do complexo ambiente externo, não apenas analisando as principais tendências, mas sim todas elas de forma cruzada e sobreposta. É preciso ser mais antropólogo e menos matemático. Muitas vezes empreendedores com pouca educação formal são capazes de perceber necessidades ignoradas por corporações poderosas.
Só tem condições de avançar quem é frequentemente desafiado por novas conquistas. A ADVB acredita que o marketing servirá para resgatar o espírito criativo e persistente dos empreendedores gaúchos, ajudando a construir o futuro do nosso Estad
o.
[Jornal do Comércio - POA]

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