quarta-feira, 30 de março de 2011

Projeto prevê qualificação de 230 mil gaúchos para Copa .

Foi lançado nesta terça-feira, 29, o Programa Nacional de Educação Profissional Senac na Copa, para qualificação de um milhão de brasileiros em todo o país até 2014. O secretário extraordinário da Copa 2014, de Porto Alegre, participou do lançamento do projeto, que prevê a capacitação de 230 mil pessoas no Estado.
Com investimento de cerca de R$ 230 milhões, serão promovidos 100 cursos direcionados à Copa do Mundo. A metade dos cursos será gratuita à população, que poderá se inscrever para qualificação em áreas como turismo e hotelaria, gastronomia, idiomas, recepção, saúde, informática, organização de eventos, moda, beleza, meio ambiente, comércio, comunicação e gestão.
As inscrições começam no dia 15 de abril, nas unidades do Senac em todo o país.

À tarde, ocorreu uma teleconferência “Copa 2014: Oportunidades e Desafios”, que debateu as oportunidades de trabalho geradas pela Copa, demandas existentes e estratégias dos diversos atores envolvidos no evento, visando à melhor qualificação profissional.
[PMPA|comunicação|notícias]

segunda-feira, 28 de março de 2011

Rede Plaza dá um salto como marca de Hotel mais lembrada e preferida pelos empresários gaúchos.

Cobertura do Hotel Plaza São Rafael - Porto Alegre
A pesquisa anual das marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos, em sua 13ª edição, realizada em parceria entre o JC e a Qualidata Pesquisas e Conhecimento Estratégico, trouxe, mais uma vez, para o Plaza São Rafael Hotel o reconhecimento dos gaúchos, destacando o hotel como o nº 1 na preferência e na lembrança.
Os resultados completos dos 103 setores pesquisados estão no caderno especial que circula hoje encartado no JC.

Confira os resultados
CLIQUE NA FIGURA
[Plaza on-line | Jornal do Comércio]

quinta-feira, 24 de março de 2011

Eletroencefalograma via wireless identifica reação do consumidor.

Equipamento pode ser utilizado comercialmente para captar reações mentais dos consumidores ao visualizar um produto.

A empresa NeuroFocus revelou nesta semana o lançamento da primeira máquina capaz de capturar as ondas da atividade cerebral e enviar os dados via wireless para um computador central.
Chamada Mynd, a máquina está em exibição em um evento da Advertising Research Foundation, nos Estados Unidos. O produto combina a tecnologia médica de eletroencefalograma com mobilidade e apresenta como resultado avaliações neurológicas do cérebro do usuário durante seu contato com produtos e imagens específicas.
Segundo os desenvolvedores, o equipamento pode ser utilizado para identificar o comportamento do consumidor.
“Enquanto desenvolvíamos o Mynd, nossa proposta era a de levar a precisão das avaliações médicas para empresas de estudo mercado, gerando a elas a possibilidade de entendimento de como os clientes percebem as suas marcas”, explica A. K. Pradeep, CEO da NeuroFocus.
Para que o Mynd pudesse apresentar mobilidade sem sacrificar os aspectos técnicos da avaliação médica, toda a tecnologia precisou ser concentrada em uma espécie de capacete, responsável por captar as ondas cerebrais e enviá-las, via wireless, para um computador central.
Ainda não há previsão de lançamento comercial do produto e, ao menos por enquanto, apenas demonstrações de suas potencialidades estão sendo feitas junto a possíveis compradores.
[Wikerson Landim - TecMundo]

Conceito transforma passos de pedestres em energia.


Ideia é utilizar energia dos passos para gerar eletricidade e iluminar as vias públicas.

Uma proposta conceitual desenvolvida por três estudantes de design visa transformar a energia gerada pelos passos dos pedestres numa via pública em eletricidade.
A proposta é que as ruas sejam iluminadas utilizando esse tipo de energia.
Segundo Ian Jaye, Jovan Popovic e Patrick Houin, o método utilizaria uma tecnologia chamada piezoeletricidade, que transforma vibrações em eletricidade.
Colocada sob a calçada, a camada intermediária seria a responsável por captar as vibrações, interpretando-as e convertendo-as em energia.
O projeto, ao menos por enquanto, existe apenas no papel, mas a equipe que o desenvolveu garante que há viabilidade técnica para implantação. Contudo, nenhuma grande empresa demonstrou interesse de colocar um protótipo em prática ainda.
[Wikerson Landim - TecMundo]

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tendências de marketing para 2011.

A perspectiva é que o Marketing Digital ganhe importância não só numa perspectiva de comunicação, mas também de estratégia e gestão empresarial. Em 2010, muitas empresas foram "investindo" nas redes sociais, em sites, em vídeos virais, em publicidade online, mas sem grande preocupação.
Integração de estratégias de Marketing Digital nas empresas
A perspectiva é que o Marketing Digital ganhe importância não só numa perspectiva de comunicação, mas também de estratégia e gestão empresarial. Em 2010, muitas empresas foram "investindo" nas redes sociais, em sites, em vídeos virais, em publicidade online, mas sem grande preocupação. Em 2011 é expectável que as empresas procurem diferenciar-se no ambiente WEB de diversas maneiras.
Os consumidores vão ser ainda mais exigentes e ativos nas marcas
Não só na Internet, mas também no mundo "offline". O consumidor será cada vez mais exigente e mais informado em seus direitos. As empresas vão ter que se adaptar a esta realidade, criando cenários para aplicar planos de contingência. A voz dos consumidores é espalhada por todo o lado, por isso, cabe aos profissionais de Marketing ter capacidade para detectarem necessidades e desejos do consumidor. E todos os setores da empresa deverão estar familiarizados com estratégias, ações e técnicas de marketing e comunicação.
Interação e relacionamento
É essencial procurar sistemas que nos permitam acompanhar o cliente nas diversas fases de utilização do produto. Os feedbacks ficam registrados e são ouvidos, merecendo atenção e resposta por parte dos responsáveis de topo. O consumidor vai valorizar as marcas mais "humanizadas".
Conectividade, em todo o lado, a toda a hora
Quando as empresas apostam no ambiente online, têm que garantir rápida capacidade de resposta e muita interação. O consumidor terá toda a informação disponível à distância de um clique e, poderá comparar, por exemplo, preços entre concorrentes, melhores serviços, etc.
Credibilização
Com a quantidade de informação disponível nos dias de hoje, a procura pela credibilização e pelo profissionalismo vai ser intensa. Os melhores profissionais, os mais credíveis e os mais influentes serão procurados para "validar" determinado Produto ou conteúdo; Além disso, itens como a monitorização e controle de material veiculado, o foco em nichos e em comunidades e investir nos processos de automatização geram vantagens para empresas, assim como a adaptação constante, customização e personalização, geolocalização e inovação garantem que a empresa continue forte e competitiva no mercado.
[Paulo Morais, MKT Portugal - Artigo editado - CDL News]

quarta-feira, 16 de março de 2011

As empresas brasileiras são competitivas. E o Brasil?

Vice-presidente da Thomas Brasil fala sobre a competitividade individual como impacto nas organizações.

Certa manhã ouvi, pelo rádio, a jornalista Miriam Leitão tecer suas considerações sobre exportações e câmbio e mencionar a questão de competitividade.
Há um movimento no empresariado brasileiro visando “mexer” no câmbio, desvalorizar o real e com isso facilitar as exportações. Ela mencionou que as empresas brasileiras não devem ter medo de competir, porque têm feito sua parte.
O governo é que precisa fazer a dele, pois há a questão dos impostos, como todo mundo sabe, notadamente os que incidem sobre a contratação de mão de obra. Concordo, sem dúvida. É o famoso custo Brasil. Portanto, a resposta é: as empresas são competitivas sim, mas o País nem tanto.
As palavras da repórter me fizeram pensar: “se não tivéssemos esse sufoco de pagar em média 37% do PIB em impostos, se não incidisse 104% de impostos sobre folhas de pagamento, fazendo com que cada funcionário custe mais que o dobro do que recebe líquido... teríamos uma condição de competir absurdamente melhor...”
É o que todos gostaríamos, mas vamos encarar a realidade. Isso não vai acontecer. Nosso “sócio” vai continuar conosco, voraz como sempre. Então, se quisermos manter e mesmo aumentar nossa competitividade, temos que fazer valer os recursos de que dispomos, e o maior deles é exatamente o que custa mais caro em impostos: as pessoas.
Até algum tempo atrás o grande foco era encontrar os talentos, ou seja, os indivíduos que já tem o perfil exato para as funções. Pois, todos já sabem o quanto custa contratar errado.
Muito embora essa preocupação ainda perdure sobre os talentos que procuramos, percebemos que as outras empresas também os querem. Do mesmo modo, percebemos que aqueles que gostaríamos de “devolver ao mercado de trabalho” são os que usualmente mais permanecem, só saem se forem demitidos.
Então, a par com a preocupação em contratar indivíduos com o perfil adequado, que já são, ou serão no futuro os talentos que queremos, precisamos cada vez mais exercer nossa capacidade de gerir mudanças nas pessoas que já temos, de modo a prepará-las para ambientes cada vez mais competitivos e mutantes.
Esse é o quadro e com ele vem a questão: como fazer isso? Como transformar um grupo de funcionários com seus hábitos, suas idiossincrasias e sua natural resistência à mudanças, em uma equipe realmente competitiva, ágil e pronta a assumir e resolver desafios? A resposta: treinamento. Mas, qual? E mais: como fazer para que esse treinamento não caia na mesma vala comum de tantos outros, ou seja, um balão de motivação inicial com todos os envolvidos entusiasmados, mas que em alguns dias simplesmente “murcha”?
Todos os processos de treinamento visam mudança comportamental, mas a imensa maioria não contempla o item Sustentação da Mudança. Qualquer processo de mudança comportamental precisa ter um tipo de procedimento que garanta a sua sustentabilidade, ou seja, que os comportamentos mudem visivelmente e se mantenham no novo formato até se consolidarem de forma a trazerem os resultados esperados.
Essa sustentação deve ser provida por instrumentos que assegurem:
1 – Que o indivíduo está realmente praticando as mudanças – via lembretes e autoavaliação;
2 – Que essas mudanças estão sendo realmente percebidas – via feedbacks periódicos e dicas para correções de rumo;
3 – Que o indivíduo se sente feliz e confortável com as mudanças porque elas geram resultados – ainda via feedbacks e uma avaliação formal ao final de um período.
Há tecnologias no mercado que permitem esse tipo de intervenção. O importante é que nos conscientizemos de que precisamos mais do que nunca investir não somente em formas cada vez mais eficazes de encontrar as pessoas mais próximas possível do perfil de talento, mas também na capacidade de nossas empresas em desenvolver os talentos e “fabricá-los” entre nosso próprio pessoal.
Afinal, as pessoas costumam ser nosso maior custo, pelo menos em termos de participação de impostos. Além disso, são elas que fazem os resultados e tornam nossa empresa competitiva. Ou não.
[Edson Rodriguez - especialista em gestão comportamental e profissional e vice-presidente da Thomas Brasil - POrtal HSM mar/2011]

segunda-feira, 14 de março de 2011

Adidas anuncia hoje maior campanha de marketing da sua história.

O Grupo Adidas, fabricante de artigos esportivos, anuncia hoje a maior campanha institucional de sua história. O comercial entrará em cartaz globalmente na próxima quarta-feira.
Os custos com a iniciativa não foram revelados. A companhia vai mobilizar suas agências em vários países para pôr em movimento o conceito resumido no slogan All Adidas.
Os astros patrocinados pela marca serão convocados. Pelo Brasil, entram em campo o atacante Kaká, pelo futebol, o jogador de basquete Nenê e o tenista Thomaz Bellucci.
A mensagem que a Adidas quer imprimir é que, com tradição de mais de seis décadas de mercado, é capaz de unir diferentes esportes, culturas, estilos de vida e ainda acrescentar música e moda aos seus produtos.
No ano passado, faturou 11,99 bilhões e cresceu 15% ante 2009.
[O Estado de São Paulo]

sexta-feira, 11 de março de 2011

Feira do Procon esclarece dúvidas dos consumidores.

Crédito consignado, portabilidade numérica dos telefones e pacotes de TV por assinatura são alguns dos serviços que serão esclarecidos ao público por financeiras e operadoras de telefonia e TV a Cabo durante a 3ª Feira do Consumidor, promovida pelo Procon Porto Alegre. O evento será realizado sábado e domingo, 12 e 13, próximo do Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha (Redenção). A abertura da feira ocorre às 10h30 e contará com a presença do prefeito José Fortunati, do titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Valter Nagelstein, e do diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior.
A 3ª Feira do Consumidor destina-se a aproximar os porto-alegrenses dos principais fornecedores de produtos e serviços, visando a harmonizar o relacionamento de clientes e empresas da Capital. A feira, que funcionará das 10h às 17h, comemora o terceiro aniversário do Procon Porto Alegre, inaugurado em 3 de março de 2008, o do Dia Internacional do Consumidor, celebrado em 15 de março, e os 21 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. "O evento não tem como objetivo receber reclamações sobre os serviços contratados pelo público. Os expositores estarão presentes para o esclarecimento de dúvidas dos consumidores sobre os canais de relacionamento existentes com os clientes e serviços oferecidos à população", destaca Omar Ferri Júnior.
Expositores

Participam da Feira, entre outros expositores, bancos e financeiras, que irão prestar informações sobre a contratação do crédito consignado, um dos principais problemas enfrentados pelos porto-alegrenses em 2010 registrados no Procon. Também estarão presentes as operadoras de telefonia Vivo, Claro e Oi, além da empresa de telecomunicações NET Sul. A presença das gigantes na feira justifica-se pelo fato de que, do total de reclamações que chegaram ao Procon em 2010, cerca de 18% referiam-se a serviços de telefonia, TV por assinatura e Internet banda larga. Também integram o rol dos participantes a empresa de plano de saúde Unimed, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a Liquigás e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A Liquigás entregará folhetos informativos sobre a campanha promovida nacionalmente visando ao combate à venda clandestina do combustível de cozinha, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Já a CDL proporcionará aos consumidores a possibilidade de consulta ao SPC, cadastro restritivo ao crédito.
Durante o evento, o Procon Porto Alegre vai distribuir o Código de Defesa do Consumidor, cartilhas e folderes sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores nas relações de consumo.
[PMPA - notícias]

quinta-feira, 10 de março de 2011

Comemorando o Carnaval.

Abdon Barretto Filho | Economista - Diretor de Marketing da Rede Plaza de Hotéis
O Carnaval pode ser considerado a maior manifestação coletiva popular no Brasil. Em nosso país, as comemorações envolvem todos os habitantes. Alguns fazem a festa, outros trabalham na festa e ainda existem aqueles que aproveitam a festa para o descanso.
Anualmente, milhões de pessoas aguardam o Carnaval para definirem suas comemorações. As viagens são programadas e realizadas para atenderem necessidades pessoais, familiares e profissionais. Observa-se a existência de fluxos de visitantes que buscam atrativos nas comemorações dos mais diversos tipos de Carnavais, destacando-se os seguintes: o Carnaval do Rio de Janeiro; o Carnaval da Bahia; o Carnaval de Pernambuco; o Carnaval de São Paulo; o Carnaval de Porto Alegre, entre outros carnavais dos mais de cinco mil municípios brasileiros.
Na realidade, os diferentes posicionamentos, com apoio indispensável da mídia e da comunidade e os conseqüentes investimentos no evento podem e transformam o Carnaval em uma grande comemoração e, naturalmente, em uma atividade social e econômica que alavanca negócios. A cadeia produtiva do Carnaval envolve produtores e consumidores de equipamentos e serviços. Os espetáculos apresentados durante as comemorações são identificados nos noticiários e nas experiências dos foliões.
Convém salientar que, segundo os historiadores, o Carnaval chegou ao Brasil em 1723, com os portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. Em 1840, foi registrado o primeiro baile de Carnaval. Entretanto, somente em 1855 apareceram os grandes clubes carnavalescos originando as escolas de samba do Rio de Janeiro. No Bahia, as sociedades recreativas e carnavalescas também realizaram grandes bailes. De uma maneira geral, as capitais brasileiras imitaram as iniciativas e desenvolveram suas comemorações, sempre em perfeita combinação das lideranças públicas e privadas.
Para alguns pesquisadores, a grande comemoração carnavalesca no Brasil ocorreu em 1917 e a primeira escola de samba, foi fundada em 1928. Destaca-se uma grande inovação no Carnaval brasileiro ocorrida pela influência do Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Recife, que viajava no navio D. Pedro II, com destino ao Rio de Janeiro quando seus músicos resolveram se apresentar em Salvador, atendendo a solicitação da Prefeitura, numa quarta-feira anterior ao Carnaval. A aceitação do povo acompanhando e pulando, motivou os fundadores do Trio Elétrico – Osmar Macedo, Adolfo de Nascimento (Dodô) que utilizando cavaquinho e violão, devidamente amplificado, apresentaram-se como “Dupla Elétrica”, em 1950, abrindo as possibilidades de um novo tipo de Carnaval de rua. Atualmente, em nosso país, milhões de pessoas fazem suas opções sobre participar ou não do Carnaval, assim como ouvir, dançar, pular, extravasar na manifestação de repercussão mundial, colocando o Brasil como país do Carnaval. Será?
Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões. Podem ser úteis.
Pensem nisso.
[Publicado originalmente no jornal A Razão]

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como tomar decisões melhores e com rapidez.

Quem está a frente de um negócio precisa tomar decisões importantes o tempo todo. Seja sobre um desconto para um cliente mais insistente, seja sobre a devolução de um produto a determinado fornecedor, fazer escolhas com rapidez e convicção é fundamental para adiministrar bem uma empresa. Para muitos empreendedores, porém, decidir não é tão fácil assim. Por isso, selecionamos 5 dicas do portal Entrepreneur para quem quer tomar decisões melhores com mais facilidade.
Decida-se
A capacidade de decidir também é uma das características principais dos líderes. Para tomar decisões com mais segurança, faça o seguinte:
Pare de buscar a perfeição

Para tomar decisões com agilidade, é preciso saber “deixar pra lá”. Isso não significa ser relapso na gestão do negócio, mas sim priorizar a resolução dos problemas e parar de esperar pela perfeição. Pessoas que sabem decidir confiam que os possíveis ajustes necessários podem ser resolvidos no decorrer do tempo.
Seja independente

Quem precisa tomar decisões deve manter uma certa independência de pensamento. É importante consultar a opinião dos outros, mas nunca depender dela para tomar uma decisão.
Desligue o seu cérebro

As melhores ideias vêm quando a gente menos espera. Se está difícil tomar uma determinada decisão, pare de pensar no assunto por algum tempo. Se você tirar sua mente do problema por alguns momentos, a melhor saída pode surgir inesperadamente.
Não resolva um problema, decida

Uma decisão pode resolver um problema, mas nem todo problema pode ser resolvido com uma decisão. Decisões são baseadas mais em intuição do que em análise.
Reconheça seus erros

Tão importante quanto tomar a decisão certa é saber voltar atrás quando fez a escolha errada. Reconhecer os erros é tão importante para construir a sua credibilidade quanto tomar a decisão certa.
[Débora Carrari - blogdosempreendedores]