terça-feira, 30 de junho de 2009

Sistema tributário brasileiro é mais "pesado" para os mais pobres, segundo o Ipea.

Famílias com renda de até dois salários mínimos destinaram em 2008 até 54% da renda ao pagamento de impostos.
O sistema de impostos do Brasil tributa mais os contribuintes que têm níveis mais baixos de renda, afirma relatório divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta terça-feira.
A análise, que tem como base o Sistema de Contas Nacionais do IBGE, estima que famílias com renda de até dois salários mínimos tenham destinado em 2008 até 54% da renda ao pagamento de impostos; famílias com renda acima de 30 salários mínimos, cerca de 29%.
Para o ano de 2008, a estimativa do Ipea para a Carga Tributária Bruta (que considera todos os impostos compulsórios pagos no Brasil) foi de 36,2% do PIB.
De acordo com o relatório, enquanto 132 dias do cidadão brasileiro foram destinados a pagar tributos, há desigualdade na proporção da carga para os diferentes níveis de renda. Dos cidadãos mais pobres, segundo o Ipea, foi exigido um esforço equivalente a 197 dias, enquanto que os cidadãos mais ricos dedicariam 106 dias – três meses a menos.
[Notícias G1.com]

Centros de Serviços Compartilhados - CSC.

Em uma época em que a eficiência operacional pode fazer a diferença entre crescer de forma sustentada ou amargar perdas irrecuperáveis, a adoção de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para organizações com uma diversidade de negócios e amplitude geográfica, pode representar a solução que todo o empresário vislumbra para sua empresa.
O CSC é um importante instrumento de gestão que permite racionalizar processos, trazendo velocidade às operações e ganhos de competitividade.
Consiste na centralização das funções de apoio das unidades de negócios, como finanças, controladoria, recursos humanos, suprimentos, administração e sistemas, em um escritório de serviços, que passará a processar todas as atividades de apoio, liberando as unidades de negócios para focalizar o seu core business, e trazendo como benefícios adicionais o intercambio de experiências entre unidades de negócios, com a disseminação de melhores práticas de gestão.
Isso também representará a melhoria na qualidade dos serviços e uma melhor gestão de custos, inerentes a áreas de suporte, porque haverá um nível de exigência maior por parte dos “compradores” destes serviços.

O processo de implantação de um CSC passa por etapas distintas, que se iniciam com um diagnóstico das funções de apoio nas diversas unidades de negócios, com a finalidade de levantar fluxo de processos, volumes transacionais, estrutura organizacional, alçadas de decisão, recursos humanos e tecnologia da informação.
Dessa forma, modelar os pilares básicos para sua implantação e a infra-estrutura necessária.
A integração dos sistemas operacionais e a automação dos processos é um elemento fundamental para interligar as operações e transações entre as áreas operacionais e as de apoio, criando-se um modelo cliente-fornecedor externo à unidade de negócios.

[Édison Cunha - Globo.com]

sexta-feira, 26 de junho de 2009

A natureza pública ou privada de uma Organização não é determinante da qualidade do seu produto e do alcance de resultados.

Nelson Perez - Gestor de Marketing e Prof. Universitário

A gestão do setor público brasileiro é pauta comum em diversas dimensões de análise e de discussão da sociedade, seja no contexto político, administrativo, econômico, legal ou da opinião pública.

Apesar de diversas experiências já estarem demonstrando resultados positivos e sustentáveis, muito ainda falta para que o Brasil seja reconhecido pela aplicação de um modelo gerencial eficaz que altere significativamente sua produtividade.
Os resultados do Estado brasileiro nas áreas de saúde, educação e segurança estão entre os mais insatisfatórios do mundo e não combinam com a arrecadação pública, de mais de 40% de toda a riqueza nacional.
Concorre também para este quadro, por generalização, uma combinação crítica de desestímulo aos funcionários públicos por parte de diversas instâncias governamentais, com o desinteresse destes funcionários de empreenderem uma carreira pública de sucesso referenciada em resultados técnicos e de atendimento a missão de sua função.
Iniciativas como as do MDC – Movimento Brasil Competitivo, do INDG – Instituto de Desenvolvimento Gerencial, do PGQP – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e outras, têm contribuído muito para o tratamento científico do tema e potencializado os resultados de diversos processos em andamento.
A natureza pública ou privada de uma Organização não é determinante da qualidade do seu produto e do alcance de resultados.
A cada dia, aumenta a imposição de transformação dos modelos tradicionais de administração das instituições públicas e de implantação de novos modelos de gestão, baseados em metodologias científicas e adequados ao ambiente em que serão aplicadas.
É preciso mudar a imagem da “gestão pública” brasileira, mas, para isso, é necessário antes, mudar a qualidade dos gestores e mudar também a relação de exigência da sociedade para com eles.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

De onde vem a criatividade?

Cada vez mais aumenta a compreensão do valor da criatividade em todos os contextos. O dramaturgo francês Molière certa vez contou a história de um homem que perguntou o que era prosa e espantou-se ao descobrir que falara em prosa a vida inteira. Ocorre o mesmo com a criatividade. Muita gente ainda a considera como um atributo misterioso e concedido a uns poucos indivíduos privilegiados, no entanto, todas as pessoas são capazes de acionar o seu potencial criativo.
É importante que as empresas compreendam que criatividade não é um dom pessoal, mas uma capacidade que pode e deve ser desenvolvida. Essa é a primeira barreira a ser ultrapassada, pois impede o acesso a milhares de novas idéias latentes em seus colaboradores. Ser inteligente não basta, é preciso conectar idéias de forma original para fazer a diferença no mercado. As empresas que compreendem isso já deram um passo à frente.
Por isso, é essencial ter uma cultura que estimule o desenvolvimento da criatividade. As empresas devem valorizar as tentativas e não se apegar somente aos resultados imediatos porque criatividade implica assumir riscos. Na verdade, ser criativo envolve várias dimensões: intuição, afetividade, inteligência e razão.
A história traz exemplos bizarros a respeito da inspiração. Isaac Newton produziu a lei da gravidade após observar uma maçã caindo em seu jardim; o poeta Hart Crane se inspirava ouvindo músicas; Mozart fazia ginástica; e Kant trabalhava na cama enrolado em lençóis de uma maneira inventada por ele mesmo. Se tomarmos a inspiração como um estímulo à atividade criadora, poderemos verificar a importância da observação.
Nem sempre um bom observador é criativo, mas diria que o criativo é sempre um bom observador. Você pode enxergar o que todos vêem, mas interpretar de uma forma diferente usando a idéia que surge desse estímulo para a criação de algo novo. Outros elementos também são importantes no processo criativo como o uso do humor, a ousadia e a paixão.
O envolvimento com a tarefa é o combustível que alimenta as possibilidades que à primeira vista parecerem impossíveis. Se encararmos um fato como desafiador e não destruidor tenderemos a reagir de forma positiva e criativa. A criatividade tende a aumentar também quanto temos consciência da nossa própria capacidade criativa e do quanto fazemos uso dela.
[Denise Bragotto, Drª em Psicologia - IDORT-SP]

terça-feira, 23 de junho de 2009

A importância da percepção, da satisfação e da recomendação, após uma experiência de compra.

Nelson Perez - Gestor de Marketing e Prof. Universitário.

Muitas vezes não é adequadamente avaliada a importância e a repercussão que pode ter uma experiência de compra.
Em alguns casos, grandes e pequenas empresas consomem parcelas significativas de seus orçamentos na produção e implementação de campanhas de comunicação e táticas de abordagem de seus consumidores potenciais e subvalorizam ações de baixo custo no relacionamento com seus clientes no processo de operações de compra, que podem produzir significativas consequências: positivas ou negativas.
Um estudo realizado nos EUA, pela agência de pesquisa Mintel, concluiu que amigos e parentes são a principal fonte de recomendação dos consumidores americanos. Um em cada três consumidores (34%) compraram produtos baseados em dicas de amigos e parentes, enquanto 25% seguiram conselhos de seus cônjuges.
O sentimento de satisfação no relacionamento entre as partes, comumente, se torna mais influente que o relacionamento do consumidor com o próprio produto.
Mas apesar de exigir normalmente menos orçamento, a qualidade do relacionamento e o impacto positivo gerado no consumidor em uma experiência de compra, pode ser muito difícil para um grande número de empresas, pois exige estudo, competência e, principalmente: credibilidade e talento.

domingo, 21 de junho de 2009

Procempa prepara Porto Alegre para o 10º Fórum Internacional de Software Livre.

O 10º Fórum Internacional Software Livre acontecerá de 24 a 27 de junho no Centro de Eventos da PUC, com intensa programação científica e atividades culturais descentralizadas.
Atendendo as necessidades do Evento, a Procempa concluiu esta semana a conexão em fibra óptica na Universidade.
Será disponibilizada uma banda de 50 Mbps, aumentando em cinco vezes a conexão oferecida. Esta é a maior banda já oferecida ao fórum e é consequência do crescimento do evento. A gestão e administração da banda será da organização do evento.
Todo o ambiente também terá uma cobertura wi-fi, garantida por rádios de alta performance da companhia, permitindo assim uma conexão segura e veloz para as 8.000 pessoas que são esperadas.
A Procempa também irá garantir ambientes com conexão gratuita nos locais das atividades culturais, que serão realizadas no turno da noite. O Ponto de Cultura Odomodê vai sediar a Festa Nerd de São João e as apresentações dos grupos Central do Samba e Maracatu Truvão. No Bar Ocidente será realizado um debate sobre novas formas de distribuição do conhecimento e músicas na rede, com a presença do sueco Peter Sunde, um dos fundadores do site The Pirate Bay. O Bar Opinião vai receber a trupe de artistas Teatro Mágico, consagrado através do compartilhamento de suas músicas pela Internet, defendendo a bandeira da música livre. No Teatro do CIEE será realizada a Mostra de Músicas para Baixar. Todos esses locais terão hotspots temporários da Procempa, conectados a Infovia.
A conexão da Procempa também vai garantir a transmissão oficial do evento. A TV Software Livre transmitirá ao vivo todas as atividades do fórum em nove canais e a Rádio Software Livre apresentará notícias, entrevistas e programação musical.
O acesso é feito pelo site http://stream.softwarelivre.org.
[Notícias - Procempa]

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Redefinindo o marketing e a comunicação das empresas num mercado socialmente responsável.

Uma sociedade que exige mais transparência das empresas, que vive em um mundo interativo e com sua juventude extremamente individualista e consumista - estes os principais pontos debatidos na mesa redonda "Redefinindo o marketing e a comunicação das empresas num mercado socialmente responsável", durante a Conferência Ethos 2009”.
Para Rosa Alegria, vice-presidente do NEF (Núcleo de Estudos do Futuro, da PUC-SP), vivemos um momento em que temos a oportunidade de transformar a sociedade. "E a comunicação é a protagonista dessa revolução. Temos o dever de divulgar para a população os caminhos para esse novo modelo de consumo".
Ricardo Guimarães, publicitário e presidente da Thymus Branding, vai além e afirma que essa mudança pode se dar mais pela ciência do que pela consciência. "A consciência é inerente ao ser humano, e ele pode ou não segui-la, mas a ciência nasce da natureza e se você não a respeita, ela pune".
Transparência foi a palavra mais ouvida pelo público que acompanhou a mesa redonda. Sem um projeto que seja claro quanto às ações de responsabilidade social e que conte com a participação dos seus stakeholders, uma companhia pode padecer sob o novo prisma econômico que deve prevalecer nos próximos anos. É o que afirmou Barbara Dubach, vice-presidente de Responsabilidade Social Empresarial da indústria de cimento Holcim.

A Conferência Internacional Ethos 2009 ocorreu de 15 a 18 de junho de 2009, em São Paulo, um evento promovido pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social e realizado pelo UniEthos - Educação para a Reseponsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável.
[Agência Estado]

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O futuro das telecomunicações, debatido na FIERGS.

A situação atual e o futuro das telecomunicações no Brasil foram debatidos na última semana, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, durante o lançamento da quarta edição seminário "Telecomunicações, Inovar para Crescer", que acontecerá no dia 20 de agosto, em Porto Alegre.
O evento foi promovido pelo Conselho de Infraestrutura da FIERGS, em parceria com a Network Eventos.
Mais de 40 representantes de empresas e instituições ligadas à área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) estiveram presentes no encontro, que contou ainda com a participação do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e do coordenador do Grupo temático de Telecomunicações da FIERGS, Carlos Garcia. "As ferramentas dessa área são muitas e podem trazer diversas facilidades aos empresários em relação aos seus negócios, além de ser um campo de novas possibilidades para os empreendimentos voltado ao segmento de telecomunicações", disse Garcia.
Segundo dados do setor, os rendimentos das telecomunicações em 2008, ano da crise mundial, atingiram US$ 55,8 bilhões, um crescimento de 15,3% em relação a 2007. Esse aumento ocorreu principalmente pela ampliação do uso da telefonia móvel. "Mas, ainda há muito espaço para avançar e esse segmento é importante para a economia do País".

A palestra "Banda Larga Desenvolvendo Negócios: O Cenário Mundial", ministrada pelo analista sênior do Yankee Group, Julio Puschel, deu uma prévia do que será discutido no seminário. Ele abordou a realidade das telecomunicações no mercado coorporativo e apontou os prováveis caminhos que essa tecnologia irá seguir.
"Três principais pilares sustentam as telecomunicações hoje em dia: a tecnologia IP, que deve servir como única plataforma de comunicação; a banda larga, com maior capacidade de levar dados entre cliente e a empresa; e a tecnologia wireless, que traz a questão da mobilidade", pontuou.
[Notícias Fiergs]

terça-feira, 16 de junho de 2009

'Papo Amigo' da ADCE, com a empresária francesa Veronique Buisson Masi.

O Papo Amigo, reunião almoço semanal da ADCE - Porto Alegre, receberá nesta semana, Veronique Buisson Masi, Diretora Presidente da Biarritz Turismo, que proferirá a palestra:

"Festividade do Ano da França no Brasil, uma Francesa Empreendendo no Brasil".

O evento acontece no dia 18/06/2009, às 12h, no salão superior do restaurante Grelha do Porto, Rua José de Alencar, 1057, Menino Deus, POA.
O almoço custa apenas R$ 20,00, acompanhado de vinho ou refrigerante.
Estacionamento gratuito.


Reservas:
(51) 3332-0811 e (51) 3222-8997 ou pelo e-mail adcepoa@tca.com.br
Apoio:
Rede Vida de Televisão
[Fonte: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas - Regional de Porto Alegre - RS]

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alternativas das empresas de T.I. para reter talentos.

Para evitar a alta taxa de rotatividade de técnicos, comum nas empresas de Tecnologia da Infomação (TI), empresários do setor têm adotado métodos alternativos.
Na Elucid, os funcionários que indicam um profissional que é contratado e permanece na empresa por mais de seis meses ganham R$ 1 mil de bonificação. Com isso, espera-se que os novatos não deixem seus cargos rapidamente em consideração aos colegas que serão premiados.
Estratégia similar também é adotada na Cyberlynxx, cujo bônus em caso de boas referências é de R$ 100. “É interessante incentivar as indicações internas, pois nossos colaboradores conhecem o perfil de pessoas que queremos”, conta Marcelo Astrachan, presidente da empresa.
De acordo com Joel de Souza Dutra, professor do departamento de administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, essas promoções têm resultados positivos, mas pontuais. As empresas que desejam evitar a rotatividade de funcionários - o chamado turnover - devem fazer mudanças estruturais em seu ambiente de trabalho e investir em planos de carreira.

“O elemento determinante para reter os empregados é sempre a possibilidade de movimentação dentro da empresa, pois a remuneração é consequência disso. Alguém que tem perspectiva de melhoria na empresa onde trabalha não vai arriscar perder sua posição por uma oferta de sálario 15% maior”, explica o professor.
[Juliana Belda - empresas.globo.com]

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Coca-Cola lidera Índice de Conexão Humana das Marcas.

Os consumidores apresentam maior afinidade com marcas dos segmentos de bens duráveis e consumo e que expressam a brasilidade em sua identidade.
Essa é uma das conclusões do Índice de Conexão Humana das Marcas (ICHM), lançado pela consultoria de marca Sart Dreamaker.
A nova pesquisa, que será atualizada anualmente pela agência, busca descobrir o poder de influência de uma marca sobre o consumidor.
O índice partiu inicialmente de uma base de 500 marcas que, após uma pré-seleção, diminui para 80 que foram pesquisadas. Cinco delas ficaram de fora por motivos técnicos no decorrer da pesquisa de campo (como o Banco Real, que foi incorporado ao Grupo Santander).
No resultado final, a Coca-Cola lidera a lista, com 82,5 pontos (em uma escala que vai até 100), seguida por Nestlé (77,5), Sadia (75,1), Natura (73,5) e Rede Globo (72,7).
Para a agência, a liderança ocupada pela marca de refrigerantes não é nenhuma surpresa. "É uma confirmação, já que a Coca-Cola sempre aparece no topo em listas de lembrança e afinidade com marcas, tanto que aparece com vantagem considerável em relação ao segundo colocado".
[Guilherme Neto - Mundo do Marketing]

terça-feira, 9 de junho de 2009

Alunos da disciplina de Estratégias Empresariais da FTEC - Porto Alegre foram recebidos pela Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas - Brasil.

Alunos das disciplinas de Estratégias Empresariais, dos cursos de Marketing, Comércio Exterior, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Gestão Financeira e Logística da FTEC - Porto Alegre, foram recebidos pela Rede Plaza de Hotéis, no último dia 08 de junho.
Depois de uma visita técnica orientada pela Gerente de Comunicação, Cláudia Peixoto Hörbe, o Prof. Abdon Barretto Filho, Diretor da Rede Plaza, proferiu a palestra:
Estratégias de Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica na Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spas - Brasil.
A atividade objetiva estimular os participantes a analisarem o ambiente de negócios e as estratégias adotadas por uma Organização de sucesso, tendo contato com a prática dos conteúdos estudados em sala de aula.
A Rede Plaza é formada por Hotéis, Resorts e Spas e Pousada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia e festejou em 2008, o cinqüentenário de sua história.
É uma rede hoteleira genuinamente nacional de grande prestígio pela qualidade, pelos serviços competentes prestados ao turismo de todas as modalidades (lazer, negócio, eventos) e pelas constantes ações inovadoras na sua área de abrangência, entre as quais, merecem destaque permanente as suas atitudes positivas na área ecológica e de respeito integral à natureza.
A Rede Plaza, desta forma, ganhou respeito e admiração nacional e internacional, vista como uma rede hoteleira cuja principal virtude é a qualidade, condição que a levou ao topo da pirâmide em questões de atendimento, visando a satisfação total do cliente.
O evento foi coordenado pelo Prof. Nelson Perez.
Fotos do evento:

domingo, 7 de junho de 2009

Porto Alegre é a 3ª cidade do país em eventos internacionais.

A capital gaúcha subiu da quarta para a terceira posição no ranking das cidades brasileiras que mais recebem eventos internacionais, ficando somente atrás de São Paulo (1ª) e Rio de Janeiro (2ª). O estudo é da International Congress and Convention Association (ICCA), principal entidade mundial do setor de congressos e convenções. Dividindo o 3° lugar com Porto Alegre estão Salvador e Foz Iguaçu, com o mesmo número de eventos internacionais (14). Porto Alegre também avançou no ranking global, passando do 135° para o 120° lugar, subindo 15 posições.
O relatório da ICCA foi recebido hoje (18/05) pelo prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, que comemorou os avanços conquistados pela Capital. "É uma cidade com vocação para eventos, especialmente nas áreas científica e tecnológica, e este resultado nos credencia a buscar novos eventos, investindo cada vez mais neste segmento", destacou. O estudo foi entregue pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, acompanhado do presidente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Ricardo Ritter.
Moraes destaca a boa posição da capital gaúcha em um dos segmentos mais competitivos do setor, o de turismo de eventos internacionais. O secretário atribui o avanço da cidade nos rankings nacional e internacional ao trabalho coletivo da cidade, entre as áreas pública e privada do setor. "Demonstra que quando se trabalha com foco os resultados aparecem", avaliou Moraes.
Outro dado identificado no relatório da ICCA é a descentralização dos locais onde são realizados eventos internacionais no Brasil. De 22 cidades em 2003, o número passou para 38 em 2007 e para 42 no ano passado.
[Fonte: Folha do Turismo]

sábado, 6 de junho de 2009

Sucesso depende de gestão eficiente, diz Sebrae.

A era do "achômetro" acabou no mercado brasileiro. A opinião é de Gustavo Reis, coordenador do Projeto Empreender do Sebrae Nacional.
Para Reis, o chamado feeling (sentimento, percepção) para os negócios pode funcionar até certo ponto, mas não promove a sustentabilidade de uma empresa. "Atualmente, é preciso que o empresário invista em procedimentos de gestão no dia-a-dia do seu empreendimento".
O coordenador afirma que parte das micro e pequenas empresas brasileiras, principalmente nos municípios do interior do país, são administradas por empreendedores familiares, onde as experiências dos pais, os fundadores dos negócios, ainda dominam o cotidiano empresarial.
Com um arranjo financeiro ruim, por exemplo, o coordenador ressalta que até o acesso ao crédito é dificultado para as empresas, "pois os bancos costumam olhar com desconfiança para um empreendimento que não consegue demonstrar sua capacidade de gestão e investimento".

Muitas empresas com grandes possibilidades de crescimento continuam atreladas a uma gestão sem o mínimo de organização, limitando ou inviabilizando seu desenvolvimento.
[Agência Sebrae de Notícias]

sexta-feira, 5 de junho de 2009

A teoria da janela quebrada e o incontrolável.

Abdon Barretto Filho - Economista Diretor da Rede Plaza de Hotéis

As pessoas físicas e jurídicas que procuram qualificação contínua na busca do zero defeito podem utilizar a Teoria da Janela Quebrada para evitarem surpresas desagradáveis. Na realidade, a experiência realizada na cidade de Nova Iorque, no século passado, ainda pode ser utilizada como um bom exemplo, pois a partir da falta da compreensão com os pequenos problemas eles podem ser transformados em grandes e incontroláveis.
A experiência foi realizada utilizando-se de um veículo que foi abandonado em determinado local considerado perigoso na cidade. Após uma semana de abandono, os pesquisadores foram até o local e observaram que o carro estava sujo, com alguns arranhões, porém, em condições de utilização. Repetiram a experiência em outra semana, agora com um veículo com uma janela quebrada. Ao retornarem ao local, observaram que indivíduos, de alguma forma, tiveram acesso ao interior do veículo, roubaram os equipamentos, os bancos, tapetes, entre outros itens. Externamente, desmontaram as portas e as rodas.
Os pesquisadores concluíram que os detalhes fazem as diferenças. Reconheceram que a janela quebrada pode ter sido o início de uma série de comportamentos para aproveitamento do abandono e do aproveitamento da situação. Para muitos, a falta de cuidado com os detalhes é o grande gerador da falta de qualidade nas ações e reações do comportamento humano.
A economia, como ciência da escassez, ajuda a compreender os detalhes de um fenômeno no mercado. Seja um detalhe na oferta ou na demanda. Mais ainda quando reconhece as variáveis incontroláveis e seus impactos nas trocas. O clima, a tecnologia, a legislação e a política, entre outros aspectos, são construídos de detalhes e requerem dedicação para entendê-los corretamente. Porém, deve-se reconhecer que os problemas sempre são iniciados individualmente. Depois, são apoiados por grupos.
Quando alguém comete um delito e não recebe a devida correção, tende a repeti-lo e, comprovadamente, aumentá-lo. Sendo assim, a tolerância zero é lembrada para que se mantenha a ordem. A opinião pública começa com uma opinião individual divulgada através dos meios de comunicação. Será? É obvio que a liderança existe para o bem ou para o mal. E, salvo melhor juízo, para muitos os detalhes que podem assustar alguns são aceitos com normalidade por outros. Depende da formação individual e do grupo que faz parte. Entretanto, a civilização, a cultura, a ética, a legislação, entre outras conquistas da humanidade, limitam o exercício do poder.
Nós, pagadores de impostos e eleitores, ficamos indignados com a quantidade de escândalos que são noticiados, apresentando detalhes dos desvios dos recursos públicos, desde as emissões de bilhetes aéreos até as obras faraônicas.

Até quando? Será que estão deixando janelas quebradas?

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Copa do Mundo de Futebol 2014 em Porto Alegre: oportunidade e desafio à índole gaúcha.

Nelson Perez - Gestor de Marketing e Professor Universitário

Conhecido em todo o Brasil, o peculiar estilo competitivo gaúcho, muitas vezes se configura como uma barreira a ser superada no ambiente de negócios do Rio Grande do Sul.
Comumente, a postura tradicional de tender por opções antagônicas e excludentes, impede que se possa gostar de algo sem que se deteste as outras alternativas, aprovar uma proposta sem desprezar todas as outras ou desejar o sucesso de um lado, sem desejar o fracasso de todos os outros.
Esta índole, visível muito mais para quem olha de fora do que pelos que aqui estão, acontece no esporte, na política, nas relações pessoais e também na dinâmica econômica local.

Em alguns casos, quem disputa consumidores com produtos iguais ou semelhantes, são mais do que concorrentes, são adversários a serem batidos e até inimigos a serem aniquilados. Mesmo operações de segmentos de mercado diferentes, conseguem, por vezes, estabelecer relações competitivas intensas, nem sempre tecnicamente justificáveis.
Claro que também há um lado positivo nesta circunstância, que é o estímulo à luta, ao desenvolvimento, ao empreendedorismo e a busca de resultados sempre superiores a todos os outros.
Mas muito se tem perdido de energia com esta situação e, em algumas disputas cegas que não consideram o que realmente é importante, tem se desperdiçado oportunidades que nunca serão contabilizadas no seu todo, pois algumas, sequer conseguem ser percebidas.
Neste contexto, a confirmação de Porto Alegre como subsede da Copa do Mundo de Futebol de 2014, além de uma fabulosa oportunidade de desenvolvimento local, consequente do volume de investimentos em infraestrutura e da potencialização de negócios nas mais diversas áreas, constitui-se em um desafio de unidade de visão e de esforços orientados por um objetivo comum.

Talvez, seja essa, uma condição sem precedentes de aprimoramento da índole competitiva gaúcha, estabelecendo novos parâmetros de arranjos de investimentos e de relacionamentos no ambiente de negócios, que potencialize os resultados de cada um e permita, finalmente, o sucesso de todos.