terça-feira, 23 de junho de 2009

A importância da percepção, da satisfação e da recomendação, após uma experiência de compra.

Nelson Perez - Gestor de Marketing e Prof. Universitário.

Muitas vezes não é adequadamente avaliada a importância e a repercussão que pode ter uma experiência de compra.
Em alguns casos, grandes e pequenas empresas consomem parcelas significativas de seus orçamentos na produção e implementação de campanhas de comunicação e táticas de abordagem de seus consumidores potenciais e subvalorizam ações de baixo custo no relacionamento com seus clientes no processo de operações de compra, que podem produzir significativas consequências: positivas ou negativas.
Um estudo realizado nos EUA, pela agência de pesquisa Mintel, concluiu que amigos e parentes são a principal fonte de recomendação dos consumidores americanos. Um em cada três consumidores (34%) compraram produtos baseados em dicas de amigos e parentes, enquanto 25% seguiram conselhos de seus cônjuges.
O sentimento de satisfação no relacionamento entre as partes, comumente, se torna mais influente que o relacionamento do consumidor com o próprio produto.
Mas apesar de exigir normalmente menos orçamento, a qualidade do relacionamento e o impacto positivo gerado no consumidor em uma experiência de compra, pode ser muito difícil para um grande número de empresas, pois exige estudo, competência e, principalmente: credibilidade e talento.

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