
O CSC é um importante instrumento de gestão que permite racionalizar processos, trazendo velocidade às operações e ganhos de competitividade.
Consiste na centralização das funções de apoio das unidades de negócios, como finanças, controladoria, recursos humanos, suprimentos, administração e sistemas, em um escritório de serviços, que passará a processar todas as atividades de apoio, liberando as unidades de negócios para focalizar o seu core business, e trazendo como benefícios adicionais o intercambio de experiências entre unidades de negócios, com a disseminação de melhores práticas de gestão.
Isso também representará a melhoria na qualidade dos serviços e uma melhor gestão de custos, inerentes a áreas de suporte, porque haverá um nível de exigência maior por parte dos “compradores” destes serviços.
O processo de implantação de um CSC passa por etapas distintas, que se iniciam com um diagnóstico das funções de apoio nas diversas unidades de negócios, com a finalidade de levantar fluxo de processos, volumes transacionais, estrutura organizacional, alçadas de decisão, recursos humanos e tecnologia da informação.
Dessa forma, modelar os pilares básicos para sua implantação e a infra-estrutura necessária. A integração dos sistemas operacionais e a automação dos processos é um elemento fundamental para interligar as operações e transações entre as áreas operacionais e as de apoio, criando-se um modelo cliente-fornecedor externo à unidade de negócios.
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