terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Attos Planejamento&Gestão de Projetos agradece e deseja Feliz 2010 a todos!

Que a luzes e o espírito do Natal se mantenham vivos durante todo o novo ano! Que cada um de nós e assim, todos juntos, façamos com que 2010 seja um marco em nossas vidas, em nossas famílias, na cidade de Porto Alegre e em todo o planeta. O início de uma nova era de desenvolvimento baseada apenas em valores humanos e cristãos.
Que não deixemos escapar qualquer oportunidade de fazer as coisas da maneira correta e da melhor maneira possível.

Que nosso trabalho, nossos negócios, nossos estudos e todas as nossas ações, incluam nos seus objetivos a felicidade de todos.

Aproveitamos para agradecer o apoio e a colaboração de todos nossos amigos, colaboradores, fornecedores e clientes.

Muito obrigado e Feliz 2010!

[Attos Planejamento&gestão de Projetos]

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Inter recebe prêmio de gestão esportiva.

Clube é considerado o mais bem administrado no país em 2009.
Além de todo o sucesso dentro de campo nos últimos anos, a ponto de ser o único clube brasileiro a conquistar títulos no Exterior de 2006 para cá, o Internacional cada vez mais avança na sua forma de administrar. Pois o Inter acaba de receber um dos maiores reconhecimentos ao bom trabalho realizado. O Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão deu ao Inter o Prêmio IBVG de Gestão Esportiva.
O Inter superou todos os demais clubes em termos administrativos, organizacionais e de gestao. Para chegar a esta conclusão, os julgadores analisaram as contas, os balanços e a forma de administrar dos clubes, chegando à conclusão de que o Colorado é o melhor. “A indicação do clube surge em razão da moderna gestão aplicada no ano de 2009, que redundou em resultados expressivos na sustentação da sua imagem”, escreveu o presidente do IBVG, Magno Figueredo, na carta de anúncio.
A comunicação da premiação chegou ao presidente Vitorio Piffero no começo do mês de novembro bem como o convite para a premiação, que foi realizada no dia 5 de dezembro, no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. A cerimônia aconteceu na mesma noite da entrega dos prêmios aos melhores prefeitos, marcas, gestão classista e mérito parlamentar. O Prêmio IBVG credibiliza-se pelo esmero como são escolhidas as gestões públicas e privadas, ganhando notoriedade e repercussão na mídia.
[IBVG - Instituto Brasileiro de Verificação de Gestão]

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Loja vende robôs iguais aos donos.


Humanoides feitos sob encomenda no Japão custam cerca de R$ 397 mil.

Enquanto as técnicas de clonagem ainda não permitem que as pessoas tenham sua própria cópia feita por encomenda, uma empresa japonesa resolveu vender robôs com a cara do dono.
Quem quiser um humanoide idêntico a si mesmo tem entre os dias 1 e 3 de janeiro para encomendar o “brinquedo” em uma das unidades das lojas japonesas Sogo, Seibu e Robinson.
O robô personalizado custa o equivalente a R$ 397 mil.
Só serão aceitas duas encomendas, que serão sorteadas entre os pedidos feitos no período determinado.
Os robôs são feitos de silicone e podem mover a metade de cima de seus corpos quando estão sentados. Eles serão fabricados pela empresa japonesa de robótica Kokoro, que também foi responsável pela fabricação de uma robô que “trabalha” como recepcionista.
Para incentivar as encomendas, o responsável pela fabricação das máquinas, Hiroshi Ishiguro, já tem seu “clone”.
[Época Negócios online]

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Abdon Barretto Filho lança seu novo livro.


O Professor e Economista Abdon Barretto Filho, Diretor da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & SPAs, lança seu novo livro: Economia & Turismo.


O lançamento ocorrerá na CESMA, em Santa Maria, dia 19/12/2009, às 10 horas e em Porto Alegre na ABIH-RS, dia 12/01/2009, às 17h30min.
O livro, impresso no prático formato de bolso, contém uma coletânea de artigos publicados sobre Economia e Turismo, cuidadosamente selecionados pelo autor, pela importância de seus temas e por sua atualidade permanente.
Constitui-se num verdadeiro guia com informações e sugestões que poderão ser sempre úteis a administradores, economistas, turismólogos, estudantes e interessados nas questões que afetam seu dia-a-dia, no da sua cidade, no meio ambiente e no futuro do nosso planeta.

Compareça e prestigie!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Shopping centers retomam ciclo de investimentos em todo Brasil.

No Brasil, a indústria de shopping centers começa a retomar novos projetos após um período em compasso de espera devido aos efeitos da crise na oferta de crédito e no plano de expansão do varejo.
Os anúncios de novos empreendimentos devem se acelerar no início de 2010, impulsionados pela demanda do varejo para a ampliação da área de vendas.
As empresas de shopping estão capitalizadas - BR Malls, Multiplan e Iguatemi fizeram novas ofertas de ações este ano - e o mercado é favorável para captações de dívida. No início de novembro, a Multiplan divulgou o lançamento do ParkShopping São Caetano, no ABC paulista. A Iguatemi deve anunciar, em 2010, três ou quatro novos projetos a serem desenvolvidos, enquanto a BR Malls avalia atualmente oportunidades de desenvolvimentos, aquisições e expansões.
Além dos novos empreendimentos que serão anunciados, há vários em construção que serão entregues ainda em 2009 e no início de 2010, além das várias expansões em andamento.

[Agência Estado - ABRASCE]

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Porto Alegre apresenta projeto para exposição internacional.

O Projeto Porto Alegre na Expo 2010 foi apresentado ontem, 10/11, na Usina do Gasômetro (avenida Presidente João Goulart, 551).
O objetivo é compartilhar com a população a seleção da capital gaúcha como uma das 55 cidades que estarão em destaque na exposição mundial que promete ser a maior da história das feiras internacionais, a ser realizada em Xangai, na China.
Apenas duas cidades brasileiras - Porto Alegre e São Paulo - foram contempladas com a participação no evento. Com o tema “Cidade melhor, vida melhor” (Better city, better life), a Expo 2010 apresentará soluções, estratégias e políticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das cidades.
Porto Alegre apostou em uma de suas características mais marcantes - a participação das comunidades - para estar no seleto grupo de cidades escolhidas para apresentar-se aos 70 milhões de pessoas que a organização da Expo 2010 espera receber de 1º de maio a 31 de outubro.
O Bureau Internacional de Exposições (BIE) avalizou o projeto encaminhado à seleção da feira mundial e defendido por delegação da Unesco, baseado nas ações conduzidas com base no conceito de governança solidária local. Esse projeto de desenvolvimento local e seus principais suportes conceituais, como transparência, convergência, cooperação e diálogo, serão mostrados em um estande de 206 metros quadrados no pavilhão das “Melhores Práticas Urbanas - UBPA”, com concepção visual assinada pelo designer e curador de exposições Marcelo Dantas.

[PMPA/CS/notícias]

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

As habilidades do executivo de sucesso.

No passado, as prioridades eram a organização, o planejamento e o foco no resultado. Hoje é mais importante saber gerenciar a inovação, influenciar pessoas, saber dizer não e manter equipes de alta performance motivadas.
Os mercados globalizados estão alterando significativamente a maneira como os executivos lideram os negócios. Dados do Yale Center of Study of Globalization demonstram em 1970, apenas 7 mil companhias atuavam em mercados fora de seu próprio território; em 1990, este número passou para 30 mil e em 2003, chegou a marca de 63 mil, sem considerar as mais de 800 mil subsidiárias e afiliadas das empresas analisadas.

O aumento exponencial das fronteiras das empresas exige a transformação de seus líderes. Fica premente a necessidade de se reinventar, aprendendo a conjugar o binômio transformar para continuar no jogo. Diariamente é preciso fazer o exercício de se perguntar o que é necessário fazer de novo e diferente para sobreviver e se antecipar às constantes alterações. Num mercado que traz a cada dia novos elementos e desafios, a sensação é da necessidade de “matar 5 leões por dia”. Para tal, é necessário desafiar continuamente suas próprias fortalezas.
Hoje o ambiente de negócios é mais complexo e cada vez menos previsível. Diante desse novo paradigma, encontramos líderes que não foram preparados para operar nesse contexto. Foram educados e treinados a concentrar sua atenção em poucas prioridades, enquanto a necessidade atual é a habilidade de realizar várias tarefas simultaneamente. Também, muitos desconsideram dimensões globais e a necessidade de compreender culturas distintas para se sobressair.
Diferente da nova geração, onde a lei é “fazer tudo ao mesmo tempo”, uma grande parcela dos executivos se perde no mar de novas demandas e acaba por apresentar resultados aquém do esperado. Como então atingir a performance excepcional diante do volume exponencial de desafios e prioridades?
No passado, as prioridades eram a organização, o planejamento e o foco no resultado. Hoje, embora esta última permaneça na agenda dos executivos mais valorizados, as outras estão em segundo plano. Passam a ser críticas as competências mais estratégicas: gerenciar a inovação, empatia/entender e influenciar pessoas, saber dizer não (sorrindo!) e manter equipes de alta performance motivadas.
O executivo deve centrar seus esforços no desenvolvimento das habilidades estratégicas. Essas competências serão um diferencial claro no futuro. Ser capaz de “criar o novo e o diferente”, aprender com as próprias experiências e conseguir aplicá-las em contextos desconhecidos, bem como compreender genuinamente o ponto de vista do outro são algumas das competências essenciais dos executivos de alto nível cada vez mais cobiçados.

[Sérgio Averbach - Presidente da Korn/Ferry International na América do Sul, e Rodrigo Araújo - Sócio-Diretor Sênior responsável pela Especialização em Ciências da Vida e Saúde]

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pesquisa 'Hábitos de Consumo para o Natal' encomendada pelo CDL Porto Alegre.


Os dados apresentados podem orientar a tomada decisões gerenciais do comércio para o período de festas de final de ano.

Segundo a pesquisa “Hábitos de Consumo para o Natal”, realizada pela Rohde&Carvalho para a CDL Porto Alegre, 36,6% dos entrevistados afirmaram que uma boa promoção os fariam antecipar as compras do Natal, programadas para o meio de dezembro. Outros 40,1% disseram que um descontinho no preço final do produto é um fator decisivo na hora de decidir a compra.
O resultado completo do estudo, que ouviu 400 pessoas, foi apresentado nesta terça – feira (8/12), na sede da CDL Porto Alegre.

Veja a pesquisa na íntegra clicando
AQUI.

[CDL news - POrto Alegre]

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Perfil da competitividade de Porto Alegre é lançado em Brasília.

O Ministério do Turismo fará hoje, 8, em Brasília, a apresentação dos resultados do Estudo de Competitividade 2009 dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Porto Alegre, que integra a lista de cidades, estará representada pelo secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes.
O diagnóstico foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e busca conhecer o ambiente em que a atividade turística se desenvolve em cada um dos destinos, como infraestrutura, acessos, serviços, equipamentos, atrativos e marketing turístico, políticas públicas, capacidade empresarial, além das questões de sustentabilidade nas áreas social, ambiental e cultural.
A solenidade de apresentação será realizada às 19h, no Hotel Mercure Brasília Eixo (SHN, Quadra 5 – Bloco G, 0 – Asa Norte).
Na quarta-feira, 9, acontecerá uma capacitação do MTur para os ecretários municipais de Turismo e representantes dos Grupos Gestores dos Destinos Indutores para utilização do Sistema de Gestão dos 65 Destinos Indutores (SG-65), ferramenta eletrônica de gestão da competitividade e articulação das ações entre o órgão federal e os municípios.
[PMPA/CS/Notícias]

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sonhar é preciso!

Jorge Gerdau Johannpeter, empresário, presidente do Conselho de Administração da Gerdau.
A compra da casa própria ou de um automóvel, a realização de um curso universitário ou qualquer outra decisão relevante na vida da maioria das pessoas é tomada após a definição de um planejamento, muitas vezes, de médio ou longo prazo. É a partir desse planejamento que conseguimos traçar planos consistentes, honrar os compromissos assumidos e atingir nossos objetivos, o que gera uma melhor qualidade de vida para nossas famílias.
Esse raciocínio, de planejar a longo prazo, porém, não faz parte das políticas públicas brasileiras. O resultado dessa ausência de planejamento é impressionante. O país cresceu, em média, apenas 2,5% por ano ao longo das duas últimas décadas, enquanto a China apresentou uma taxa anual de 9%, fortemente influenciada por um planejamento estruturado.
A exceção à regra, no caso do Brasil, abrange os últimos cinco anos, período de grande prosperidade econômica mundial no qual praticamente todos os países vivenciaram níveis mais elevados de expansão do PIB, em razão de uma bolha financeira que gerou níveis de consumo artificiais. O Brasil, nesse período, alcançou um elevado patamar de reservas financeiras, impulsionado pelo aumento do preço das commodities. Além disso, graças a sua ortodoxia na política econômica e a medidas de estímulo ao consumo interno, o país conseguiu superar a crise financeira, na medida do possível, de forma mais rápida em relação à Europa e aos Estados Unidos.
Entretanto, não há como abrir espaço no mercado de trabalho para as novas gerações se os governos continuarem seguindo uma visão imediatista, com prazos de três a quatro anos. O legado que todos nós deixaremos é o patamar de desenvolvimento econômico alcançado. Logo, não podemos perder a chance de incluirmos no debate eleitoral a necessidade de um planejamento de médio e longo prazo. E isso não vale somente para a área econômica e financeira, mas também para áreas sociais como, por exemplo, a educação.
Por que empresas como a Petrobras estabelecem metas e políticas claras para os próximos 20 anos, enquanto os governos orientam suas decisões sob uma visão de curto prazo? Será, prezado leitor, que as políticas de longo prazo dessas empresas são mais importantes que as do próprio país? Tenho certeza de que não.
Há, entretanto, poucos e bons exemplos, como é o caso da Agenda 2020, coordenada pela Polo RS, que organiza propostas concretas de interesse da sociedade gaúcha. Esse movimento reuniu mais de 800 pessoas de distintos segmentos da sociedade, para discutirem sobre o que sonham para o Rio Grande do Sul.
Precisamos ser visionários e não ter medo de sonhar com o futuro que queremos. Mas também é necessário ter disciplina, para transformar o sonho em realidade, e contar com a mobilização da sociedade. A disciplina, por exemplo, é fundamental para definir e acompanhar metas claras, assim como para utilizar, de forma contínua, modernas técnicas de gestão, buscando reduzir custos, aumentar a eficiência dos serviços públicos e melhorar a sua governança. Some-se a isso a necessidade de mobilizar as lideranças empresariais, sindicais e acadêmicas, juntamente com as melhores cabeças na administração pública, para que apliquem sua competência técnica em prol de um futuro melhor para todos, de forma a construir uma visão estratégica de longo prazo, deixando de lado ambições pessoais e de poder.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A garrafa que virou roupa.

Das garrafas pet às roupas dos brasileiros e europeus. Tem gente que nem sabe, mas sua blusa, calça ou vestido pode, muito bem, ter sido feita com base em garrafas descartáveis.
A Maxitex Indústria Têxtil, de Sapucaia do Sul, descobriu um filão de dar inveja à concorrência. Com a chegada maciça dos produtos têxteis asiáticos ao mercado nacional há sete anos, a empresa se viu em uma encruzilhada e decidiu apostar em fios ecológicos – bambu, bananeira e juta – e descobriu o fio da garrafa pet.
Hoje, seus cem funcionários produzem tecidos, malhas e confecções para clientes como All Star, Calçados Beira Rio e Levi’s, entre outros, além de exportar 10% da produção para a Europa. Em 2010, vão investir em novos tecidos e malhas sustentáveis e ecotêxteis para uniformes empresariais.
A onda verde resultou em crescimento médio de 10% ao mês nos últimos anos, conta o assessor da Maxitex Robson Lhul. E, pelos cálculos dele, algo como 38 milhões de garrafas foram recicladas nesses últimos sete anos.

[Informe Econômico - Maria Isabel Hammes - zerohora.com]

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Plaza São Rafael ganha o Prêmio Mérito Lojista da Federação das CDL-RS.


A 22ª edição do Prêmio Mérito Lojista lotou o salão de eventos São José do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento organizado pela FCDL-RS homenageou empresas e personalidades que se destacaram no ano de 2009.

O Plaza São Rafael mais uma vez ganhou a distinção, um feito que se repete há mais de 10 anos.
“Nesta ocasião, celebramos a importante parceria entre fabricantes e varejistas e agradecemos às lideranças que sempre estiveram ao lado do nosso setor de atividade”, afirmou em seu discurso o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O jornal Correio do Povo, representado pelo diretor de redação Telmo Flor, recebeu o prêmio Destaque Jornal da categoria Comunicação. A TV Record, representada pelo gerente comercial, Carlos Augusto Gostinski, e a Rádio Guaíba, representada pelo diretor comercial João Müller, também foram honradas com distinções de destaques em suas mídias de atuação. Foram agraciadas com o Prêmio Mérito Lojista as empresas Altenburg, Banrisul, Bibi Calçados, Castor Sul, Eternit, Fasolo, Get Net, Hanoff, Herval Móveis e Estofados, Intral, Itatiaia Móveis, jornais do Comércio, O Sul e Zero Hora; Kildare Calçados, Madesa Móveis, Marpa, Metalúrgica Meber, Metalúrgica Mor, Onda Web, Panvel, Philips do Brasil, Quero Quero, Rádio Continental, revista Expansão, Sicredi, SPC-RS, Springer Carrier, Sweda, Tilibra, Unimed, Weber Quartzolit, Werner Calçados e Xalingo.
A premiação homenageou ainda o presidente do Conselho de Administração da Todeschini, José Eugênio Farina (Destaque Empreendedor); o diretor-presidente da Lojas Becker, Eleonor Oscar Becker (Empresário Lojista); o deputado estadual Ronaldo Zülke (Personalidade Pública; o deputado estadual Nelson Marchezan Jr. (Personalidade Política); o prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice (Destaque em Gestão); a presidente do Comitê de Ação Solidária do Gabinete da governadora, Tarsila Crusius (Responsabilidade Social), entre outros.
[Notícias FCDS-RS / Notícias Plaza]

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Inadimplentes do RS culpam financiamentos.

As dívidas com financiamentos constituem o principal motivo para a inadimplência dos gaúchos.

As dívidas com financiamentos constituem o principal motivo para a inadimplência dos gaúchos, segundo uma pesquisa realizada pela CDL Porto Alegre com 400 consumidores que estiveram na primeira quinzena de novembro no Departamento de Assistência ao Consumidor do SPC (Deacon). Em segundo lugar, com 14,4% das respostas aparecem as compras com roupas como as responsáveis pelo registro no SPC.
Ainda de acordo com o estudo, 69,3% dos inadimplentes ainda não procuraram seus credores para negociar as dívidas. O motivo para isso seriam as altas taxas cobradas pelas empresas, conforme 54% dos entrevistados. “Com a chegada do 13º salário, os consumidores tendem a procurar as empresas para saldar suas dívidas e, por isso, os comerciantes estão mais receptivos a negociarem”, avalia Vilson Noer, presidente da CDL Porto Alegre. No mês de outubro, a CDL registrou a menor inadimplência do ano, com 10,8% e a tendência é que índice permaneça estável até o final do ano.
[CDLPOA news]

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Opiniões do consultor de empresas Daniel Godri.

O palestrante Daniel Godri, em evento promovido pelo Sindilojas Porto Alegre e a CDL da Capital, no dia 16 de novembro, no Teatro do Bourbon Country, concedeu entrevista para o Sindilojas Porto Alegre. Entre os assuntos abordados estão o diferencial para encantar o cliente, a excelência no serviço e como ter aumento de lucro cuidando dos consumidores:


1- O que um empreendedor deve fazer para ter sucesso?
A primeira característica de um empreendedor de sucesso é ele acreditar no que faz. Ele também não pode ter medo, porque sendo dono do negócio é ele quem precisa decidir. Além disso, é importante estar sempre disposto a aprender e também estar atento às novidades, conhecendo cada vez melhor o mercado em que atua e qual o verdadeiro desejo ou necessidade de seus clientes.

2- Como desenvolver os talentos da equipe para ter sucesso?
Primeiramente reconhecendo os talentos. Eles precisam ser descobertos e cuidados para que dêem cada vez mais frutos. A melhor forma de desenvolver talentos é deixar que eles possam ser usados, dar atribuições para os colaboradores e deixá-los imprimir sua marca, suas qualidades naquele trabalho e, claro, sempre reconhecê-los.

3- Como sensibilizar a equipe para o sucesso?
Comunicação é o nome do jogo. Se você quer uma equipe que trabalha junto com você pelo sucesso do seu negócio, você precisa conversar urgentemente com ela. Seu pessoal precisa saber onde a empresa quer chegar e qual a participação de cada um deles para que isso se torne realidade. Essa questão acaba se misturando um pouco ao que acabei de dizer sobre desenvolver os talentos: é nessa hora que você chama o pessoal pra trabalhar junto, conquistar junto e naturalmente, usar seus melhores talentos no trabalho.

4- Qual a principal habilidade a ser desenvolvida ou fortificada para o próximo milênio?
Gostaria de destacar duas habilidades: aprender a ouvir e manter sua singularidade. Aprender a ouvir para entender melhor os clientes, a equipe, a família. Tudo isso lhe trará grandes benefícios. E manter a sua singularidade: mais do que nunca estamos precisando de pessoas que sabem manter seu jeito, sua personalidade sem deixar se levar excessivamente pelo que os outros pensam e acham. E isso vale também para empresa: mantenha a singularidade do seu negócio – isso pode ser um grande diferencial.

5- Como ter aumento de lucro com os mesmos recursos?
Utilizando melhor os mesmos recursos. Pensando em coisas novas, em coisas diferentes. Pergunte para você mesmo: e por que não?
Ouse, vá em frente, tente o novo mesmo que esse novo use os mesmos recursos apenas de uma forma inovadora.

[Notícias - Sindilojas-poa]