terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Sancionada Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Como forma de estímulo a pequenos empresários da Capital, o prefeito José Fortunati, com o secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Valter Nagelstein., sancionou hoje, 31, a Lei Geral Municipal da Microempresa (MPEs), Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor.
A Lei contempla três pilares básicos de apoio aos negócios de micro e pequeno porte: desburocratizar, desonerar e incentivar – que deram origem à Lei Geral Federal (LC 123/ 2006). A desburocratização facilita e motiva a instalação de novos empreendimentos, além de auxiliar na manutenção dos existentes. A tributação nesse caso também é diferenciada, o que acaba por contribuir com a promoção desse tipo de empreendimento.

Fortunati ressaltou a necessidade do poder público em tratar de forma diferenciada os pequenos empreendedores, com ações que visam fomentar a economia da cidade. “A lei irá estimular os pequenos empreendedores, facilitando na hora de abrir uma empresa, incentivando para que este trabalhe na formalidade”.
O secretário Nagelstein afirmou que com a lei em vigor a expectativa é duplicar o número de empresas registradas na Capital, de acordo com ele hoje, mais de 150 mil estabelecimentos estão na informalidade. Destacou que as MPEs são responsáveis pela maioria dos empreendimentos urbanos estabelecidos no Brasil. “Porto Alegre não foge a essa regra. As micro e pequenas empresas respondem por aproximadamente 99% dos estabelecimentos no município. É através delas que a maioria dos empregos na Capital são gerados”, destacou.
Entre as vantagens aprovadas no projeto, está a possibilidade de parcelar, em até cem vezes, os débitos de responsabilidade da microempresa ou empresa de pequeno porte e de seu titular ou sócio com a Fazenda Municipal. A Lei Geral Municipal da Microempresa (MPEs), Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor passa a vigorar a partir de 180 dias com a conclusão dos estudos da Smic que balizarão a regulamentação da lei.
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Bibiana Cardoso Barros - Comunicação PMPA]

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

14ª Edição do Marcas de Quem Decide, do Jornal do Comércio será dia 1º de março no Plaza São Rafael.

A 14ª edição de um dos eventos mais tradicionais do mercado empresarial gaúcho, o Marcas de Quem Decide, que é promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Qualidata, será realizada dia 1º de março no Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos. O evento já foi apresentada para profissionais de Mídia das agências de publicidade do Rio Grande do Sul.
No lançamento da cerimônia, também foram entregues kits com o planejamento comercial e editorial de 2012. O diretor comercial do JC, Luiz Borges, destacou a importância do relacionamento entre o veículo e o mercado publicitário. “Se vocês fazem bons negócios, nós também fazemos”, disse ele, durante seu discurso aos presentes. Borges reconheceu que 2011 foi um ano muito positivo ao Jornal do Comércio e avisou que as pesquisas que resultam no Marcas de Quem Decide já estão sendo realizadas. Na premiação promovida em março passado, no Plaza São Rafael, o levantamento contabilizou cerca de 4.500 entrevistas – o que demandou um envolvimento de mais de 100 pessoas.

Rosi Zomer, gerente comercial do JC, espera que 2012 seja tão bom quanto 2011, mas prevê muito trabalho pela frente. “Temos desafios grandes, pois quando a gente cresce nosso desafio passa a ser maior”, afirmou, referindo-se às metas alcançadas nos últimos meses.
[Plaza São Rafael - Notícias]

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mais de 33 mil atividades econômicas licenciadas em Porto Alegre em 2011.

A Seção de Licenciamento de Atividades Localizadas (SLAL) da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) licenciou no último ano 33.650 atividades econômicas, com a emissão de 21.658 alvarás. Foram licenciadas 14.345 atividades para comércio varejista e atacadista, 14.261 para prestação de serviços, 4.865 como ponto de referência e 179 atividades industriais. Das atividades de prestação de serviço, 1.747 foram para profissionais liberais e 1.512 para profissionais autônomos. Foram emitidos, ainda, 4.453 autorizações para funcionamento (alvará provisório).
As atividades mais licenciadas em 2011 foram salão de beleza (1.248 alvarás), loja de artigos do vestuário (925), bar/café/lancheria (856), loja de armarinhos/bijuterias (639) e escritório administrativo (836).
Em 2011, a SLAL realizou 48.779 consultas prévias através do boletim informativo do imóvel, atendeu mais de 320 cidadãos por dia, informando sobre a localização de atividades econômicas, orientando sobre a concessão de alvarás de localização e funcionamento e autorizações para funcionamento, e prestando os mais diversos esclarecimentos acerca da legislação pertinente.

Alvará Eletrônico
Em funcionamento desde o dia 10 de outubro de 2011, o novo sistema agiliza a emissão de alvarás e permite que todo o processo seja executado de forma digital. A emissão eletrônica de alvarás é o resultado de um trabalho conjunto entre a Smic e a empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre (Procempa).
Como obter o alvará
Para obter o alvará, o empreendedor deve preencher e assinar os formulários Declaração de Empresa e Declaração para Alvará Provisório. Após, deve juntar o contrato social, devidamente registrado na Junta Comercial, e CNPJ. Com a documentação em dia, os alvarás são emitidos na hora, na rua dos Andradas, 686. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-1770.
[Comunicação Social - PMPA]

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Três dos maiores erros nas ações de marketing.

Existe muito empreendedor que acha fazer uma campanha de marketing é fácil, e muitas vezes acha que consegue encara o desafio sozinho. Isso faz com que a empresa gaste dinheiro e faz o empresário perder energia e noites de sono. Tudo para ter um resultado insatisfatório. Isso acontece porque fazer marketing não é fácil, e ações desse tipo requerem um especialista. Mas se você ainda não pode contratar um, vai ter que estudar e pesquisar bastante. Enquanto isso, saiba que existem formas de melhorar a imagem do negócio com mudanças de sutis de atitudes. O Empreendedor Online criou uma lista com os três erros bobos cometidos pela maioria dos donos de pequenas empresas. Confira.
Erro 1 – A empresa não sabe divulgar
A propaganda é mais importante para as empresas novas no mercado do que para as outras. É necessário reservar um dinheiro para investir na publicidade do seu negócio. Mas não é tão simples assim. Antes das ações começarem, você precisa saber exatamente quem você quer atingir. Ou seja, fazer a propaganda direcionada a um público específico faz toda a diferença.
Erro 2 – A empresa não sabe atender
Outro erro muito comum das empresas é não saber atender corretamente os clientes. É necessário responder todas as solicitações, sugestões e reclamações. E lembre-se: de preferência sempre sorrindo. Invista em treinamentos para os seus funcionários. Seus clientes vão dar mais valor.
Erro 3 – A empresa não se importa com o pós-venda
A busca frenética e desenfreada dos clientes é o erro mais comum das pequenas empresas. Fuja disso. Assim, você gasta dinheiro e energia e acaba perdendo os consumidores antigos. Por isso, foque no cliente que você já conquistou.
[Erika Bismarchi - Blog Empreendedores]