terça-feira, 20 de outubro de 2009

Power center, uma tendência irreversível.

Nos últimos anos, a indústria brasileira de shopping centers vem passando por profundas transformações. O segmento expande horizontes e um novo conceito de negócio ganha terreno: o power center. Modelo já implantado nos Estados Unidos, se apresenta como uma tendência irreversível, na medida em que concentra vários tipos de serviços num mesmo local: mix de lojas, lazer, cultura e entretenimento. Com segurança e conforto, vai ao encontro das necessidades que hoje são praticamente universais, em que a otimização do tempo é primordial.
Não se trata exatamente de algo inédito, mas de um novo e moderno formato para os antigos centros da cidade, onde as pessoas encontravam tudo o que precisavam. Fazendo essa relação, não fica difícil compreender por que o power center é um modelo de sucesso, que veio para ficar e deve se espalhar pelo país nos próximos anos.
De concessionárias de automóveis a lojas de vestuário, centros de estética, agências bancárias e restaurantes. De serviços para licenciamento de veículos e test drive a cinemas e lojas de decoração. De hipermercados a home centers, laboratórios de diagnóstico e opções de lazer. Enfim, o modelo atende aos anseios da vida nas grandes metrópoles, onde a demanda por serviços diversos cresce vertiginosamente.
Para se chegar a uma significativa variedade de negócios num só lugar, é necessário ter diferenciais como grande área de terreno. E, ao contrário do que se pode pensar, o gigantismo não atrapalha o visitante. O mecanismo para evitar problemas está no planejamento. Divisões por setor, comunicação visual adequada com sinalização de fácil entendimento, estacionamento capaz de atender um grande volume de veículos, acessos fáceis e bem posicionados. Tudo isso permite que o complexo seja atraente para todos, contemplando desde os que desejam fazer uma compra rápida até aqueles que buscam apenas o lazer em família, aproveitando o fim-de-semana.
Um empreendimento no formato power center gera forte impacto na região em que está instalado e nas suas ramificações, chegando a atender e influenciar milhões de pessoas de diversas classes sociais e atuar, inclusive, como formador de opinião. Ações de esferas da própria administração pública tomam lugar em complexos dessa natureza, bem como ações sociais diversas, que propiciam uma estreita relação com a população. Não é de se estranhar que, com o tempo, recebam o status de 'centro da região', mesmo que sua localização geográfica não seja condizente com o termo.

Um modelo de negócio como esse precisa servir bem a região em todos os seus aspectos. Ao mesmo tempo em que gera empregos e oferece multiplicidade de lojas, deve ter como visão proporcionar à comunidade serviços e eventos que respondam não somente às necessidades físicas, mas que se transformem em valores agregados para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e cultural na localidade.

[Marcos Sérgio Oliveira Novaes - Engenheiro e administrador de Empresas]

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