Na modalidade qualitativa, os dados de pesquisa são materializados no conjunto de opiniões obtidas junto ao grupo. A análise dos dados observa recorrências e divergências manifestadas em cada situação lançada ao grupo para discussão. Nesse caso são levantados temas e variáveis relevantes para a investigação. Na modalidade quantitativa, cada dado de pesquisa é materializado em cada questão respondida no questionário. A análise dos dados em uma pesquisa quantitativa é feita de maneira agregada. Isso significa que o conjunto dos dados é somado e indica quais são as situações mais relevantes, as tendências e os índices significativos (percentuais estatísticos). Entende-se que nesse caso é possível, a partir de uma amostra representativa do universo investigado, medir a recorrência de tipos de condutas (comportamentais ou de opinião) e inferir sobre a realidade investigada.
O questionário e a análise dos dados, na pesquisa quantitativa, terão um objetivo comprovativo. As percepções e opiniões levantadas na pesquisa qualitativa servirão de subsídio para a elaboração do questionário na pesquisa quantitativa. Cada questão ou conjunto de questões do instrumento de coleta de dados dará conta de uma dimensão investigada. A análise dos dados será realizada de modo a responder um conjunto de hipóteses. Devido a sua característica estatística, a análise dos dados será baseada nos percentuais e índices obtidos com o processamento de dados.
A pesquisa qualitativa tem objetivos distintos. O importante, neste caso, não é o número de entrevistados, mas a profundidade das informações obtidas. Não há estruturação rígida das questões. Os roteiros de entrevista são semi-estruturados, podendo o entrevistador incluir novas questões de acordo com o fluxo de raciocínio dos entrevistados. As questões formuladas estimulam associações e a manifestação de sentimentos. Os aspectos explorados situam-se no plano simbólico. O pressuposto implícito a esta metodologia é a possibilidade de conhecer características do universo através de um exame em profundidade de alguns poucos casos. As pesquisas qualitativas por discussões em grupo fornecem elementos simbólicos e perceptivos não captados pelas pesquisas quantitativas.
Os grupos de discussão (ou Grupos Focais), mediados por um especialista, buscam estimular a livre manifestação associativa e a troca de opiniões de indivíduos que apresentam características relativamente homogêneas. Cada grupo de discussão é formado por cerca de 8 a 10 pessoas selecionadas de acordo o perfil típico definido. O especialista utiliza técnicas para estimular e coordenar o debate entre os entrevistados, orientado por um roteiro de questões. Pode recorrer a diferentes técnicas que implicam maior ou menor estruturação das entrevistas. De um lado é aconselhável a observação de parâmetros de comparabilidade entre as respostas dos grupos e, de outro, da necessária flexibilização para o acompanhamento do fluxo de percepções e associações dos entrevistados. São utilizados recursos audiovisuais para propiciar associações simbólicas. As entrevistas são gravadas em áudio e em vídeo e analisadas por especialistas.
Pesquisas qualitativas e quantitativas são complementares, já que cada modalidade apresenta determinados alcances e limitações. As pesquisas quantitativas garantem representação estatística do universo investigado. Porém são muito limitadas para a captação de informações dos entrevistados em função da estrutura padronizada dos questionários. As pesquisas qualitativas, mais flexíveis, possibilitam explorar dimensões mais subjetivas do comportamento dos indivíduos, relativas às suas percepções, expectativas e aos seus desejos e sentimentos.
[Jonatas Dornelles - Doutor em Antropologia Social - Artigonal]
Nenhum comentário:
Postar um comentário