quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Conhecendo o marketing olfativo.

Abdon Barretto Filho - Economista

Para os profissionais do Marketing, existem grandes desafios nas criações das “atmosfera mercadológicas” para empresas e entidades.
Existem estudos que demonstram as poderosas ligações entre o olfato e os controles das emoções e da memória. Sabe-se que o olfato é um sentido primário que pode acessar as nossas profundas memórias. Portanto, várias organizações econômicas com e sem fins lucrativas utilizam perfumes para fixações de marcas e dos bens e/ou serviços.
As estratégias do Marketing Olfativo já movimentam investimentos em todo o mundo e estão sendo incorporadas em vários setores da Economia, para captações e manutenções de clientes. Ao visitar-mos uma empresa, esperam-se encontrar bons produtos (bens e /ou serviços), com preços adequados e de acordo com os anúncios e/ou indicações de outros clientes. É obvio que existe a expectativa do bom atendimento. Entretanto, observa-se que a arquitetura externa e interna; os arranjos físicos; as distribuições dos móveis; as cores das paredes; o sistema de iluminação é completado com o “cheirinho especial”.
Para algumas empresas é uma verdadeira “assinatura olfativa”. Alguns estudos demonstram que o ponto de venda que mantém um aroma ambiental característico pode ser considerado com uma inovação e sofisticação, além de incrementar vendas. Um perfume agradável aumenta a sensação de bem-estar e pode contribuir para melhorar a experiência da compra de bens e/ou serviços. Além disso, o “cheirinho” fica na memória do consumidor.
Algumas marcas nacionais e internacionais já realizam investimentos em perfumes específicos que são disponibilizados em suas lojas com relativo sucesso, aumentando a percepção e a valorização do ambiente.
Já existem bons exemplos como: cartão de crédito bancário perfumado que ao passar pela maquininha ou esfregá-lo com as mãos libera perfume exclusivo; fabricante de veículos luxuosos desenvolveu fragrância imitando o cheiro clássico dos seus primeiros veículos; uma rede de lojas obteve tanto sucesso com o perfume utilizado que seus clientes solicitaram vendas em frascos, gerando uma nova linha de produtos; hotéis conseguem disponibilizar nas dependências perfumes desenvolvidos visando complementar os serviços de hospedagem, muitas vezes considerados como inesquecíveis.
Vários exemplos estão sendo realizados no mundo e cabe aos profissionais envolvidos determinarem se querem ou não oferecer “algo mais” para seus clientes. De uma maneira geral todos gostam de bons perfumes. É obvio que todos os cuidados devem ser observados para que não despertar a ira ou descaso do consumidor. Nem sempre um perfume consegue agradar a todos.
Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias.
São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.
[Jornal A Razão - agosto 2010]

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